O Segredo da Morte

Como foi criado o homem? Mortal ou imortal? O que é morte? Essas e outras perguntas serão respondidas no estudo de hoje.

Gênesis 2 versículo 7 diz que o “Senhor Deus formou o homem do pó da Terra.” O homem, de acordo com a ciência e a Bíblia, é composto dos elementos que encontramos na terra: oxigênio, fósforo, cloro, flúor, cálcio, ferro, magnésio, potássio, manganês. Mas, se juntássemos todos esses elementos nas devidas proporções, pensando obter como resultado um homem, não seríamos bem sucedidos. Sabe por quê? Porque faltaria algo mais, algo que só Deus pode dar. Leiamos agora todo o versículo 7 de Gênesis capítulo 2: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Note bem: a Bíblia não diz que o homem recebeu uma alma, mas diz que “passou a ser alma vivente”. A vida brotou de Deus e passou para o corpo sem vida do homem e ele se tornou um ser vivente. De acordo com Gênesis 2:7, poderíamos dizer que Deus pegou o pó da terra (corpo sem vida) mais o fôlego da vida (o sopro de Deus) e dessa soma resultou a alma vivente, o ser vivo.

O homem agora tem um corpo, inteligência, mente para raciocinar, consciência e vontade. Tem personalidade e caráter – é uma pessoa. Enquanto ele tiver esse fôlego de vida, é uma alma, um ser vivente.

Gênesis 2:16 e 17 relata: “E Deus lhes deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que ela comeres, certamente morrerás.”

Este mandamento era um ponto de prova. E era uma prova fácil. Mas o homem falhou nessa pequena prova, dando crédito às palavras de Satanás que mentiu dizendo que Adão e Eva não iriam morrer. Gênesis 3:4.

Deus não criou o homem imortal, mas candidato à imortalidade que lhe seria dada após a prova da obediência. Romanos 5:12 é muito claro: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

Perceba que por causa do pecado o homem ficou sujeito à morte. Logo após terem desobedecido a Deus, Adão e Eva foram expulsos do paraíso para que não comessem do fruto da árvore da vida e vivessem eternamente. Gênesis 3:23 e 24.

Então, o que é morte? A morte é o contrário da vida. É a cessação da vida. É o ser vivo (alma vivente) menos o fôlego de vida (o sopro de Deus), igual ao pó da terra (corpo sem vida). “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” Eclesiastes 12:7.

A palavra “espírito”, usada neste verso, é traduzida como “fôlego da vida” em Eclesiastes 3:19. Ela vem da palavra hebraica RUACH, que quer dizer “alento”, “fôlego”, “respiração”.

Quando a energia vital de Deus não age mais no organismo humano, este morre. Seu sistema nervoso e sua mente não funcionam mais. Aquele que em vida era um ser humano, uma alma vivente, na morte não é mais do que um cadáver. O corpo volta ao pó e o fôlego da vida retorna a Deus. O Criador apenas retira do homem a vida que lhe havia sido emprestada ao nascer.

E os mortos, sabem de alguma coisa? A Bíblia é claríssima ao responder: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. … não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5 e 6. No Salmo 115 versículo 17 lemos: “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à sepultura.” Se os mortos estivessem no Céu, certamente louvariam a Deus; mas este texto declara que eles partiram para o silêncio, a sepultura.

Quando Jesus ressuscitou ao terceiro dia, disse a Maria: “Não me detenhas; porque ainda não subi para Meu Pai…” João 20:17. Jesus morreu, Seu corpo ficou descansando na sepultura. Aliás, Jesus e a Bíblia comparam a morte a um sono. João 11:11. Na Bíblia, a morte é chamada de “sono” 54 vezes. A morte é um sono sem sonhos, no qual não temos consciência de nada.

E os mortos, acordarão desse sono, ressuscitarão um dia? A Bíblia garante que sim.

Jesus disse que Ele é a ressurreição e a vida. Aquele que crê nEle, ainda que morra, viverá. João 11:25. E disse mais: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o Bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” João 5:28 e 29.

Os mortos voltarão à existência mediante a ressurreição. A ressurreição é uma nova criação do homem. Se não houvesse ressurreição, não haveria esperança para os mortos A Bíblia garante: “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé… e os que dormiram (morreram) em Cristo pereceram.” (Primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 15 versículos 16 a 18).

A ressurreição dos justos acontecerá por ocasião da segunda vinda de Cristo. São do apóstolo Paulo estas palavras: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (Primeira carta aos tessalonicenses, capítulo 4 versículos 13, 16 e 18). Esta é a esperança do cristão diante da morte.

E quando o homem receberá o dom da imortalidade? Paulo responde: “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.” (Primeira carta aos coríntios, capítulo 15 versículos 52 e 53).

Na segunda vinda de Cristo os justos – tanto os que estiverem vivos como os que hão de ressuscitar – receberão o almejado bem da imortalidade. O corpo mortal será revestido da imortalidade. Hoje o homem não é imortal. Mas pela fé poderá conseguir a imortalidade, através do Filho de Deus, no Seu segundo aparecimento. Na segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo 1 versículo 10, encontramos essa garantia: “E manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.”

Não esqueça, querido amigo: “Aquele que tem o Filho (Jesus), tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (Primeira carta de João, capítulo 5 versículo 12).

O Senhor Jesus é o Autor da vida: a Bíblia diz que “a vida estava nEle” (João 1:4). Ele é também o Salvador do homem. Tem o poder de renovar espiritualmente a vida do pecador, se este escolher o caminho da vida – escolher servir ao Senhor.

É Jesus o teu Salvador pessoal? Se não, aceite-O hoje, agora, e aguarde a eternidade na companhia dEle e dos salvos de todos os tempos.

Pr. Montano de Barros
Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Estado do Homem na Morte, Morte - Ressurreição e Temas Relacionados, Pr. Montano de Barros, Sermões e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Segredo da Morte

  1. Tacy disse:

    EU SEMPRE ACEITEI O SENHOR JESUS COMO MEU SALVADOR, MAS DESACREDITO, NAS LEIS DOS HOMENS QUE SAO FALHOS E HIPOCRITAS….MAS CREIO QUE O SENHOR VAI VOLATR… E EU AMO VERDADEIRAMENTE , MESMO PECANDOOOOOOOOOO…………………

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s