Como Vencer o Diabo

No estudo anterior falamos sobre a origem do mal e do diabo. Vimos que era um ser perfeito, que morava no céu. Foi o orgulho que moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Houve guerra no céu e o diabo foi expulso de lá, vindo para este planeta onde enganou o primeiro casal, Adão e Eva.

Hoje quero falar sobre a obra que Satanás faz aqui nessa terra, quais são suas ciladas e como podemos vencê-lo.

Satanás empenha-se numa obra mortal contra o homem na qual emprega todo o seu poder, toda a sua sabedoria e astúcia, bem como todo o seu tempo. Na primeira carta de Pedro, capítulo 5 versículo 8 encontramos: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”

Na carta de Paulo aos Efésios, capítulo 6 versículo 11, temos uma relação das ciladas do diabo.

A primeira delas é enganar. A Bíblia descreve o príncipe das trevas como “aquele que engana todo o mundo”. Apocalipse 12:9. Para enganar, ele até se “transforma em anjo de luz”. (Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11 versículo 14). Ensina e faz até coisas boas, mas com elas mistura o erro, torcendo as verdades contidas na Bíblia.

Um engano especial que Satanás tem empregado, é o ensino de que o homem é imortal, de que, na morte, na realidade continuamos vivendo.

Deus disse aos nossos primeiros pais: “… certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Contrariando frontalmente a palavra divina, Satanás disse a Eva, mediante a serpente: “É certo que não morrereis”. Gênesis 3:4. Essa mentira do diabo, de que somos imortais, tem sido mantida desde então.

Para sustentar o seu falso ensino, Satanás, com o seu grande poder, personifica os mortos, reproduzindo-lhes a aparência e imitando-lhes a voz. Ele personificou o finado profeta Samuel. O relato está no capítulo 28 do primeiro livro de Samuel.

Pelo fato de que os demônios e não os mortos se manifestam aos que tentam falar com os mortos, a prática de consultar os mortos é severamente proibida por Deus. Em Deuteronômio 18:10 a 12 encontramos a seguinte recomendação: “Não se achará entre ti… quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor.” No livro de Levítico, capítulo 20 versículo 27, Deus foi ainda mais duro: “O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos, serão apedrejados.”

Jesus, em Mateus 24:24, declarou que no tempo do fim surgiriam “falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.”

Um dos sinais do fim do mundo, é a operação de prodígios por parte de Satanás. Curas maravilhosas são certamente empregadas pelo enganador. Ele até procura personificar o Senhor Jesus Cristo (Mateus 24:23).

Sendo que Deus também opera curas, miraculosamente, como podemos saber se a cura vem do Senhor, ou do inimigo, o diabo? A resposta é esta: Deus opera somente por meio dos que Lhe obedecem, dos que guardam os Seus mandamentos. Os que operam prodígios e não vivem segundo Deus, são mencionados em Mateus 7:21 a 23. Na segunda carta de Paulo aos tessalonicenses, capítulo 2 versículos 9 e 10, lemos: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais e prodígios de mentira e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para sem salvos.”

Outra cilada do diabo é incutir idéias errôneas a respeito de Deus. Satanás procura colocar no homem o mesmo espírito de rebelião contra Deus que ele próprio tem. Para isso atribui ao Senhor Deus as suas más obras: a doença, o sofrimento, as guerras, os flagelos da natureza, a morte. Faz crer que Deus é inimigo do homem, quando a Bíblia ensina que Deus ama a todos e por isso deu o Seu próprio Filho para nos salvar do pecado. João 3:16.

E uma outra cilada de Satanás é induzir ou levar-nos ao pecado. O pecado nos separa de Deus. Isaías 59:2. Incitando o homem a pecar, Satanás lhe causa o maior dos males.

Mas como vencer a Satanás? O segredo é ficarmos ligados ao Salvador Jesus Cristo, mediante a fé.

Paulo, na carta aos Efésios, capítulo 6 versículos 10 e 11, recomenda: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” Já na carta aos Colossenses, capítulo 2 versículo 15, temos o resultado da ação de Jesus, que despojou principados e potestades, ou seja, Satanás e seus anjos. Publicamente os expôs ao desprezo, vencendo-os na cruz.

Satanás é um inimigo poderoso, mas já foi vencido por Cristo. Por Sua morte na cruz, o Senhor Jesus remiu, resgatou o homem. Jesus venceu a Satanás e garante a destruição dele no fim da História. Hebreus 2:14. Por isso pôde dizer: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33. “Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes Aquele que nasceu de Deus (Cristo) o guarda, e o maligno não lhe toca.” (Primeira carta de João, capítulo 5 versículo 18).

Só em Jesus podemos nos defrontar com Satanás e vencê-lo. Sem a guia e força divinas seremos fatalmente enganados e também vencidos.

Talvez você pergunte agora: “Mas como poderei ter uma ligação mais íntima com Jesus?”

Querido amigo, isso não é difícil. Tomemos o exemplo de dois jovens no tempo de noivado: o rapaz faz tudo para estar ao lado da sua amada e juntos conversam por longas horas. Esta é a experiência que necessitamos ter com Jesus. Precisamos andar com Ele através do Seu Livro, falar com Cristo através da oração e amá-Lo de todo o coração, confiando em todas as suas promessas.

Pr. Montano de Barros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Cristianismo Prático, Pr. Montano de Barros, Sermões e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como Vencer o Diabo

  1. Otavio Santos disse:

    Boa noite…Agradecido por esse texto…fazia um tempo que nao lia e li de novo…me da forças contra o mal.Amem!

  2. Meu Deus eu nem sei se consigo o perdão sou conhecedor e só pratico erros…eu perdi as esperanças.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s