Vaticano lança documento sobre família, trabalho e festa (descanso dominical)

Na manhã desta terça-feira, 23, foi lançado o documento “A Família: o trabalho e a festa”, catequeses preparadas para o 7º Encontro Mundial das Famílias que acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012.

Durante a coletiva de imprensa no Vaticano, foi apresentado também o novo site do Pontifício Conselho para a Família onde é possível obter informações sobre as atividades do dicastério e seus principais projetos.

No site há também um espaço dedicado ao próximo Encontro Mundial das Famílias onde será possível a visualização do documento “A Família: o trabalho e a festa”.

Na coletiva de imprensa, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, recordou que neste ano comemora-se o 30º aniversário da criação deste dicastério do qual ele é presidente e também do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre matrimônio e família. Assim, o encontro em Milão será um congresso teológico-pastoral que nos três primeiros dias contará com a presença do Papa Bento XVI.

“Um subsídio precioso para a preparação deste evento é o livro das catequeses com o tema do encontro “A Família: o trabalho e a festa”, feitos sob os cuidados do Pontifício Conselho para a Família e da Arquidiocese de Milão, que compreende 10 catequeses bíblicas e textos do magistério”, disse Dom Antonelli.

O Arcebispo de Milão, Cardeal Dionigi Tettamanzi, salientou que as catequese podem ajudar no caminho de tantas dioceses em todo mundo e se tornar referência útil não somente para as iniciativas das pastorais familiares e de trabalho.

Para o bispo-auxiliar de Milão, Dom Franco Giulio Brambilla, coordenador do grupo de trabalho no evento e vice-presidente do Comitê científico preparatório do Congresso teológico-pastoral, as catequeses formam um trinômio que parte da família para abri-la ao mundo.

O trabalho e a festa são modos no qual a família habita no espaço social e vive no tempo humano. O primeiro grupo de catequeses se baseia no modo de viver em casa”, esclareceu Dom Brambilla.

Segundo o coordenador, é necessário que as casas se tornem espaços de acolhimento, lugares onde é construída uma profunda unidade entre o casal e seus filhos.

O segundo grupo de catequeses aborda a vida cotidiana a partir do trabalho. “O trabalho não pode ser somente meio de sustento econômico, mas deve se tornar um lugar de identidade pessoal e de relação social”, destaca o bipo-auxiliar de Milão.

Já a terceira parte das catequeses se concentra sob o estilo no qual as famílias festejam, lembrando que no contexto atual muitos deixaram de ver o domingo como tempo de festa.

Por isso, Dom Brambilla destaca que as famílias precisam colocar no seu estilo de vida o sentido da festa, vendo no domingo também um momento para o encontro da comunidade.

Fonte: Canção Nova

Nota: Caro leitor já começou a juntar o quebra-cabeças? O que a família, economia, meio ambiente, paz, adoração e outros têm em comum? Para Roma e sua imagem, é o descanso dominical, aliás este é a marca do seu império! A catequese diz: “Guardai domingos e festas”, a Lei de Deus diz: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. A escolha é sua…

Fonte: Evidências Proféticas

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Catolicismo, Decreto Domical e Temas Relacionados e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Vaticano lança documento sobre família, trabalho e festa (descanso dominical)

  1. jafia disse:

    precisamos estra atentos porque o fim vem !!!
    esta lei a qualquer momento será decretada , isto já sabemos
    resta saber se estamos preparados…

  2. Marcio Goncalves disse:

    Estamos preparados para discutir um pouco esse assunto de forma teológica, o assunto de sábado vs domingo? De forma aberta, com base nas verdades bíblicas?
    Fico no aguardo. Abraço.

  3. W. Frank disse:

    Bom dia !!! Não estou conseguindo enviar esses artigos para meu e-mail como dantes.
    Sobre o artigo: É uma honra para mim vivenciar todos esses acontecimentos e saber que isso já havia sido profetizado por Ellen White. Isso só aumenta minha fé. É muito bom fazer parte de uma comunidade que possui o espírito de profecia, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, pois segundo Paulo e Salomão:”o dom de profecia edifica a igreja”ICoríntios 14:3, “onde não há profecia o povo se corrompe”Provérbios 29:18.
    Até mais. Fiquem todos com Deus !!!

  4. W.Frank,

    Assine nossa newsletter, dessa forma você recebe automaticamente nossas atualizações em seu e-mail.

  5. Olá Marcio,

    O blog não é o local adequado para se instaurar um fórum de discussões. Caso deseje debater sobre o assunto procure as duas grandes comunidades adventistas no orkut.

  6. maria disse:

    Sou Adventista Do Sétimo Dia e sabemos que o fim está próximo isso tudo são os sinais espero estar preparada para este dia e que Deus nos ajude Amem

  7. TDFCC disse:

    Queridos irmãos, em cristo ou não. Estamos vivendo o tempo do fim; e isto está acontecendo diante dos nossos OLHOS. JESUS disse: Mateus 5:17 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. E apocalipse 14:12 disse: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de DEUS e a fé em JESUS.

  8. ROGERIO PIMBA disse:

    Agradeo bastante aos irmaos k tem a sorte de saber deste assunto cedo e a paciencia de fazer saber aos. Sobretudo AGRADECO EM 1*LUGAR A DEUS que nos anunciou os passos perversos do mundo como alerta do fim. JESUS EST OLHANDO CADA CORACAO com este acontecimento.
    Por favor,OREM POR MIM,VEJO-ME NAO PREPARADO EM DEUS,to pronto a me posicionar ao lado de Cristo,mas parece-me ainda faltar sentir a manifestao da presena do ESPIRITO SANTO EM MIM.
    OREM POR MIM E PEO MUITA AJUDA ESPIRITUAL como os outros k devem estar na mesma condicao espirtual.
    se tiver paciencia pode escrever p mim:
    rogerioj.pimba@gmail.com ou rogeriopimba@yahoo.com.br

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s