(Série Espiritismo) – O Terceiro Pilar do Espiritismo: A lei do karma – Refutada!

Nessa parte de nosso estudo iremos responder algumas perguntas e analisar com você João 9:1-3 – um dos textos usados “a favor” da lei do karma. Vamos ler:

“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:1-3.

1) Qual é o tema do capítulo 9 do evangelho de João?

Não é a lei do karma. O tema é a cura de um cego de nascença que, de acordo com os fariseus e os discípulos de Cristo – influenciados pela cultura da época – acreditavam que aquele homem era cego porque tinha pecado ou porque algum parente dele havia feito algo de errado no passado (João 9:2; veja também o verso 34). Por isso, na compreensão dos judeus daqueles dias, os filhos pagavam pelos pecados dos pais – algo totalmente contrário ao que ensina Ezequiel 18:4, 20: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma [pessoa] que pecar, essa morrerá.” “A alma [pessoa] que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” Veja que mesmo na crença judaica não havia a questão reencarnação.

Alguns fariseus (veja: nem todos), cegados pelo fanatismo, não perceberam que Jesus tinha feito o bem a uma pessoa e O julgaram mal por ter curado no Sábado (leia o verso 16), algo que estava de acordo com a Lei de Deus (Mateus 12:12). Perceba que os líderes religiosos da época nem fizeram conta do milagre!

A análise contextual e os versos bíblicos de Ezequiel são suficientes para provar que a chamada “lei do Karma” que supostamente é apresentada em João 9 é uma interpretação de Allan Kardec, pois, de acordo com a Bíblia “cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12.

2) Então, o que Jesus quis dizer quando afirmou que aquela pessoa nasceu cega para que Deus pudesse mostrar o poder dEle? Não seria isso uma forte evidência de que a Bíblia apóia a lei do karma?

Quando analisamos o significado da expressão “para que” (se manifestassem nele as obras de Deus) no grego bíblico, o aparente problema fica resolvido. “Para que” é uma conjunção grega – “ina” – e um dos sentidos da palavra, com o restante do verso três de João 9 é este: “Já que ele nasceu assim, se manifestarão nele as obras de Deus”! Portanto, nem perto a lei do karma está presente nesse texto, de acordo com o original. Deus jamais faria alguém ficar cego apenas para mostrar o poder dEle: “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.” Salmo 5:4.

3) Como podemos saber que a conclusão que chegamos a respeito do texto é a correta?

Pela análise do contexto bíblico. Estudamos João 9 e o significado de um termo grego de maneira imparcial. Portanto, não há como duvidar do que foi exposto, sendo que seguimos as normas de interpretação da Bíblia.

4) Podemos dizer que, de certa forma, é injusto o ensino de que todos passarão pelo “karma”?

É claro que Deus usa o sofrimento para aperfeiçoar o nosso caráter (1 Pedro 4:12, 13; 2 Pedro 1:5-11), mesmo não sendo o autor do sofrimento (Jó 1 e 2), mas, jamais usa a dor para nos salvar. O único meio de salvação é Jesus Cristo (Atos 4:12). Não existe outro método de salvação, muito menos o de se salvar por si mesmo através das obras, de sucessivas “reencarnações”. Basta ler Efésios 2:8, 9.

Além de ser injusto esse pilar do espiritismo conhecido como “lei do karma”, ele entra em conflito com Ezequiel 18:4 e 20 – que lemos anteriormente – e exclui uma das doutrinas fundamentais da Bíblia: a do juízo. A doutrina do juízo nos ensina que Deus julgará cada ser humano “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12) – manifestação da verdadeira fé. Ensina também que Jesus é o juiz (João 5:22) e que neste momento está no Céu analisando os registros celestiais com Deus Pai e os anjos a fim de comprovar quem realmente é dEle e quem não é. Veja o que diz Daniel 7:9-10 a respeito:

“Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.”

A lei do karma também ignora que o juízo está no futuro >(assim como o sofrimento dos maus na execução do juízo), como ensina 2 Coríntios 5:10. Portanto, nesta vida não sofremos uma espécie de “juízo” para “nos aperfeiçoarmos”

E, se precisássemos passar pelo “karma” para sermos aperfeiçoados, não precisaríamos de Jesus Cristo e do Espírito Santo. São eles quem nos ajudam a sermos pessoas melhores: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13. “Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16:8.

Não há dúvidas de que e “lei do karma” é um ensinamento que precisa ser totalmente rejeitado por aqueles que querem seguir a Deus e a Bíblia completamente.

5) Qual a resposta de Deus para o sofrimento da humanidade?

Deus ensina que sofremos:

1) Em consequencia do pecado de nossos primeiros pais (Adão e Eva) e dos nossos próprios pecados – Gênesis 3:17; Romanos 3:23;

2) Pela intervenção direta do diabo que quer nos prejudicar (Jó 1 e 2; 1 Pedro 5:8);

3) Por causa de nossas escolhas erradas – Gálatas 6:7.

6) Como Deus irá resolver o problema chamado sofrimento?

Por meio da volta gloriosa de Jesus, quando Ele terminará com o pecado, seu autor – o diabo – e o sofrimento:

“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.” Romanos 16:20.

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mateus 24:30-31.

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:4.

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão” Apocalipse 22:1-3.

Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniqüidade.” Isaías 33:24.

Convite: Duas coisas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. A Bíblia é Verdadeira ou o espiritismo é verdadeiro. Depois do estudo de hoje, aceite a Bíblia como sua norma de vida. Deus tem muito mais a lhe oferecer do que a doutrina da reencarnação.

Minha oração: “Senhor: hoje aprendi que só posso ser aperfeiçoado pelo Seu poder, por sua graça. Minha oração nesse momento é de Filipenses 2:13: efetua em mim tanto o querer quanto o realizar, de acordo com Sua soberana vontade.”

Fonte: Na Mira da Verdade

Anúncios

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Espiritismo, Sofrimento e marcado , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para (Série Espiritismo) – O Terceiro Pilar do Espiritismo: A lei do karma – Refutada!

  1. Romanos 5:12 nos diz que através de Adão o pecado entrou no mundo, e por causa disso a morte foi passada a todos os homens porque “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Essa é a condição que chamamos de pecado herdado. Assim como herdamos características físicas de nossos pais, assim também herdamos nossas naturezas pecaminosas de Adão.

  2. mamdss disse:

    O mundo aceita e segue o caminho tradicional. A causa primária da desordem que existe em nós é o fato de estarmos buscando a realidade prometida por outrem; seguimos mecanicamente todo aquele que nos garante uma vida espiritual confortável. É um fato verdadeiramente singular este, que, embora em maioria sejamos contrários à tirania política e à ditadura, interiormente aceitamos a autoridade, a tirania de outrem, permitindo-lhe deformar a nossa mente e a nossa vida. Assim, se de todo rejeitarmos, não intelectual, porém realmente, a autoridade dita espiritual, as cerimônias, rituais e dogmas, isso significará que ficaremos sozinhos, em conflito com a sociedade; deixaremos de ser entes humanos respeitáveis. Ora, um ente humano respeitável nenhuma possibilidade tem de se aproximar daquela infinita, imensurável realidade.

  3. mamdss disse:

    Quanto as citações de ” Deus”, no texto acima, tenho a dizer que : Deus é o desconhecido, e a mente que busca a Deus, a verdade, jamais o encontará. Pois a mente é formada pelo conhecido; ela é o resultado do passado, um produto do tempo, e você pode observar isso por si mesmo. A mente é um instrumento do conhecido; logo ela não pode descobrir o desconhecido; ela só pode passar do conhecido para o conhecido. Quando a mente busca a Deus, a verdade, o Deus e a verdade dos livros, esse ” Deus ” , essa “verdade”, é autoprojetada, pois nesse caso a mente está apenas perseguindo o conhecido, um conhecido mais satisfatório que o anterior. Quando a mente busca a Deus, ela está buscando a própria projeção, não é verdade. Quando diz que ama a Deus, o que significa isso? Significa que ama uma projeção de sua própria imaginação, uma projeção de você mesmo, revestida de certas formas de respeitabilidade, conforme o que pensa ser nobre e sagrado; o dizer ” Amo a Deus ” é puro contra-senso. Quando adora a Deus, você está adorando a si mesmo; e isso não é amor. Afinal de contas, um ideal é autoprojetado, é fictício, irreal. O que é real é ” o que é “, e não o oposto. Mas a mente que busca a realidade, que está em busca de Deus, está buscando o conhecido. Quando você pensa em Deus, Deus é a projeção do seu pensamento, o resultado de influências sociais. Você só pode pensar acerca do conhecido; você não pode pensar sobre o desconhecido, não pode se concentrar na verdade. A partir do momento em que você pensa no desconhecido, ele é apenas o conhecido autoprojetado. Sendo assim, é impossível pensar acerca de Deus ou da verdade. Se você pensa sobre isso, não se trata da verdade. A verdade não pode ser buscada; ela vem a você. Você só pode ir em busca do que é conhecido. A verdade só pode mostrar-se quando a mente não é torturada pelo conhecido, pelos efeitos do conhecido. A verdade, Deus, está em cada folha, em cada lágrima, e precisa ser conhecida a cada novo momento. Ninguém pode levá-lo até a verdade; e se alguém o leva, só pode ser ao conhecido.

  4. jesualdo disse:

    Significa que pagamos pelos pecados de Adão e Eva?

  5. O pecado entrou no mundo pela desobediência de nossos pais. Herdamos deles a tendência de pecar. Temos o livre arbitrio para escolher não pecar, mas o que ocorre é que usamos esse livre arbítrio para fazer muitas vezes coisas que desagradam a Deus e consequentemente pecamos. Aponte alguma pessoa na história da humanidade desde a queda de Adão, que nunca tenha pecado! Só existiu uma, e essa pessoa foi Jesus Cristo, nosso salvador e redentor. Jesus é o padrão a ser seguido…se pecarmos e nos arrependermos temos Ele como nosso advogado junto a Deus, e a certeza do perdão.

  6. Jesualdo,

    Deus não tem culpa de nenhuma dessas coisas. O pecado vem degenerando a raça humana desde que nossos pais pecaram. A Bíblia diz que os primeiros seres humanos viviam cerca de 900 anos, e hoje se chegamos aos 80 com saúde é um privilégio. Deus não tem culpa na degeneração que houve com a raça humana, Adão e Eva sabiam que o preço do pecado seria a morte, mas escolheram pecar, usaram seu livre arbítrio para isso. Se hoje existem injustiças de toda a sorte no mundo,a culpa certeza não é de Deus, que é SANTO e PERFEITO e JUSTO! A natureza também desde a queda do homem encontra-se corrompida e geme aguardando a redenção. A única solução para o caos instaurado no mundo é a volta de Jesus Cristo, a Bendita Esperança do Cristão! Jesus Cristo em breve voltará para buscar aqueles que lhe são fiéis. A terra ficará desolada durante mil anos, após esse período, a cidade santa, a Nova Jerusalém descerá dos Céus sobre a Terra, e esta terra que hoje é corrompida pelo pecado,será restaurada a sua perfeição original. De acordo com o profeta Isaías, a Nova Terra (restaurada) será um lugar onde não haverá mais morte, nem choro, nem dor…um lugar onde não trabalharemos debalde e onde não haverá injustiças de nenhuma sorte, porque pecado e pecadores terão sido destruídos para sempre e nunca mais nenhuma semente do mal ameaçará a paz entre os homens. Maranata, falta pouco, o Senhor logo vem !

  7. marcia disse:

    Mas porque algumas crianças nascem com defeitos físicos e outras perfeitas, se só tiveram uma vida?

  8. Marcia,

    A Bíblia sempre foi a única base doutrinária e regra de fé e conduta dos verdadeiros cristãos. Em 2ª Timóteo 3.16 está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”.

    Pois bem, a palavra de Deus a Bíblia prega que haverá ressurreição e não reencarnação.

    “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hebreus 9:27).

    Crianças nascem hj em dia com defeito não porque estão pagando o karma de outras vidas, isso é heresia que Deus abomina, é um falso ensinamento disseminado entre os espíritas que provém de Satanás o pai da mentira. O pecado desde que entrou no mundo vem degenerando a raça humana…se nascem crianças com defeitos,doentes etc é culpa do pecado cometido pelo próprio ser humano ao longo de séculos de pecado.

    Somente através de Jesus Cristo o ser humano pode se reconciliar com Deus e aguardar o galardão da vida eterna, não há outra maneira. Quem crê em reencarnação, karma etc está simplesmente ignorando o tremendo sacrifício que o filho de Deus fez pela raça humana caída. E quem ignora o filho, ignora o Pai…e já está condenado, no dia do juízo hão de perecer e não receberão a vida eterna, pois a fonte da vida eterna está em crer que Jesus Cristo é o cordeiro de Deus enviado ao mundo para remissão dos pecados e salvação dos homens.

  9. Só um AVISO:

    Márcia ou Jesualdo….ou seja quem estiver por trás destes nomes. Nós temos sistema de identificação de IPS e vcs foram identificados como tendo o mesmo IP.

    Não costumo perder tempo respondendo para pessoas que se fazem passar por quem não são. Por favor, se desejarem comentar novamente aqui no fórum, registrem um usuário no WordPress, não aprovarei mais comentários vindo do IP 187.107.91.233, sem que o mesmo esteja cadastrado como usuário no wordpress.

  10. marcia disse:

    Acontece que usamos o mesmo computador da firma; por isso usamos o mesmo IP. Quando vocês ficam sem saída, usam de todo e qualquer expediente. Resposta que é bom, nada. É duro tentar negar o óbvio.

  11. Cara Marcia ou Jesualdo,

    Sobre a questão do IP…Darei o benefício da dúvida, de qualquer forma, se quiseremcontinuar participando aqui, cadastrem usuários no wordpress.

    Quanto a outra parte de seu infeliz comentário:

    Respondemos dentro da cosmovisão cristã a seus questionamentos. É no mínimo DESONESTO de sua parte querer dizer que usamos de subterfúgios para nos negar a responder a qualquer questão. As respostas as perguntas feitas FORAM dadas SIM. Se as mesmas não a satisfazem a história é outra. Só não há necessidade de MENTIR dizendo que estamos deixando de responder a algo.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s