Como manter-se ligado a Deus?

Quando o dia amanhece, a maioria das pessoas não busca a Deus, somente os seus próprios interesses. Sabendo disso, Jesus fez uma proposta muito especial para conceder-nos o privilégio de fazer parte do Seu reino de eterna felicidade. Sim! O reino do discernimento, da lucidez, do conhecimento, da sabedoria e da paz. Como obter esse reino? Como Deus deseja que eu me relacione com Ele? Que resultados positivos posso esperar? São perguntas que o estudo pretende responder.

01.  Quais os benefícios de buscar o reino de Deus?

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

COMENTÁRIO – Se eu buscar o reino de Deus em primeiro lugar, tudo que for realmente importante para minha vida me será dado.

02.  Qual o caminho para chegar a Deus?

“Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?   Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:5 e 6).

COMENTÁRIO –  Jesus disse: “Eu sou o caminho”.

03.  O que devo pedir ao Senhor a cada manhã?

“Faze-me ouvir da tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti elevo a minha alma.  Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio.  Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano” (Salmo 143:8-10).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

COMENTÁRIO – Perdão pelos meus pecados e que me ensine diariamente a fazer a Sua vontade.

04.  O que acontece quando oro a Deus?

“Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu;  e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo” (Lucas 3:21 e 22).

COMENTÁRIO – O céu se abre para as providências divinas em minha vida, o Espírito Santo desce para me batizar e Deus me faz uma declaração de amor:  “Filho, Eu amo você”.

05.  Como devo orar?

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.  Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:13-15).

“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 20,21).

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

COMENTÁRIO – Devo orar a Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, disposto a ser obediente aos Seus mandamentos. Não devemos nos esquecer que o Espírito Santo é o nosso intercessor que opera junto ao nosso Salvador, Jesus Cristo. Assim, podemos orar também ao Espírito Santo.

06.  Qual o melhor momento para buscar o reino de Deus?

“Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.  Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio”  (Salmo 5:2 e 3).

COMENTÁRIO – Pela manhã, antes de qualquer atividade, para oferecer a Ele o melhor do meu tempo. Esse é o caminho para a intimidade com Deus. Começando o dia com o Criador, minha alegria é recuperada e o meu ânimo fortalecido para encarar o dia. Contudo, existem pessoas que trabalham toda a noite e dormem pela manhã. O que fazer? Não imagine tal pessoa que Deus a rejeitará, saiba que Ele pode ouvir as pessoas em qualquer momento. Se o seu dia começa às 12h ou às 16h, não se preocupe, o importante é buscar a Deus no momento em que você começa o seu dia.

07.  Como Deus gosta de ser adorado?

“Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na assembléia dos santos!  Alegre-se Israel naquele que o fez; regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.  Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.  Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.  Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos.  Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes” (Salmo 149:1-6).

COMENTÁRIO – Por meio do louvor. Através dele posso expressar gratidão, alegria pelo perdão e fé. Invocando a presença de Deus diariamente por meio do louvor e da gratidão, eu O agradarei e sentirei a alegria de pertencer ao Criador do Universo. A música é um excelente meio para louvar (elogiar) a Deus.

08.  Como ouvir a voz de Deus?

“Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

“ Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”( João 17:17).

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

COMENTÁRIO – O principal veículo para ouvir a voz de Deus é a Bíblia. Quando leio a Palavra, o Espírito Santo fala ao meu coração e revela-me a Sua vontade. Depois de orar e cantar, abro as Escrituras para receber a voz de Jesus.

09. O que Jesus deseja ensinar-me por meio da Bíblia?

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mateus 11:28-30).

“Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:38).

“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10:38).

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:7,10,17).

COMENTÁRIO – Cristo deseja que eu aprenda a confiar inteiramente nEle, tornando-me manso e humilde. Ou seja, preciso encarar as grandes dificuldades da vida com coragem e perseverança, mantendo-me sempre no caminho certo.

10. Que nível alcanço quando busco o reino de Deus?

“Regozijai-vos sempre.  Orai sem cessar.  Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.  Não extingais o Espírito;   não desprezeis as profecias,  mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;   Abstende-vos de toda espécie de mal” (1 Tessalonicenses 5:16-22).

COMENTÁRIO – Apesar das provas, posso ter alegria pela certeza de que Deus está comigo. Devo estar sempre aberto à atuação do Espírito Santo em minha vida, atento às advertências das Escrituras, evitando tudo que não é bom e vivendo feliz com Deus.

11. Como Jesus apresenta-Se a cada novo dia? 

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12:3).

COMENTÁRIO – Como a Estrela da Manhã. Ele tem luz própria e brilha oferecendo-me luz e poder para que eu possa brilhar eternamente.

12. O que o Espírito Santo sente e faz por mim?  

“Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” (Tiago 4:5).

“E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

COMENTÁRIO – O Espírito Santo deseja ser o único em meu coração. Isso porque Ele me ama e pretende derramar todo o Seu amor em meu coração a cada dia. Ele não quer dividir o nosso amor com as coisas ruins do mundo (Tiago 4:4).

13. Como posso contribuir com o Seu reino?

“Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5:16).

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12:3).

COMENTÁRIO – O Senhor deseja que eu interceda por pessoas que precisam ser alcançadas pelo Evangelho e receber a cura divina.

14. Que promessa existe quando busco a Deus na primeira  hora de cada dia?

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33:3).

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

COMENTÁRIO – Ele me garante a vitória completa em todas as áreas da vida.

15. O que eu posso dizer para Deus agora? 

“…Eis-me aqui para fazer, ó Deus,  a tua vontade…” (Hebreus 10:9).

 Faça um teste rápido e avalie seu nível espiritual:

Autor: Manassés Queiroz

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Cristianismo Prático, Deus, Intimidade com Deus e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como manter-se ligado a Deus?

  1. regina disse:

    LOUVADO SEJA DEUS PELA INSPIRAÇÃO DESSE BLOG, QUERO CUMPRIMENTA-LOS PELA SENSIBILIDADE A VOZ DO ESPIRITO SANTO , EU NÃO IMAGINAVA O QTO ME FARIA BEM ACESSAR ESTA PAG.TBÉM COMECEI FAZER O SEMINARIO DAS 41 MADRUGADAS, MAS O MAIS INTERESANTE É QUE EU ESTAVA ORANDO PEDINDO A DEUS P/ ENCONTRAR ESTE PROJETO E EIS Q. O MILAGRE ACONTECEU:QUE DEUS MARAVILHOSO

  2. Daleti disse:

    Eu Louvo a Deus por este Blog, realmente e tudo o que eu desejava e esperava. Continuem sempre lancando estas verdades maravilhosas, inspiradas pelo Esirito Santo. Que Deus continue iluminando e abencoando voces.

  3. Jorge disse:

    Busco a DEUS sempre todos os dias principalmente de manhan mas parace que DEUS nao me reponde nao me houve esotu precisando de ajuda porfavor.

  4. Olá Jorge,

    Existem algumas barreiras que nos impedem receber respostas às nossas orações:

    1. Pecado não confessado corta o nosso relacionamento com Deus. Se temos pecados ou atitudes erradas na nossa vida, primeiro temos de nos aproximar de Deus em arrependimento e pedir-Lhe perdão.

    2. Conflitos não resolvidos com outros. Não vale a pena tentar orar quando o nosso relacionamento com o cônjuge, o colega, o vizinho, o filho etc. não está bem; primeiro temos de nos reconciliar e depois podemos orar. O princípio disto está explicado por Jesus em Mateus 5.23,24:
    “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.”

    Nem sempre vamos conseguir restaurar o nosso relacionamento com o outro, porque talvez ele não queira reconciliação ou não nos perdoe, mas mesmo assim, devemos tentar.

    3. Orgulho – Tiago 4.6 diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

    4. Somos mornos. Jeremias 29.13 diz: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.”

    5. Falta de compaixão para com os outros. Provérbios 21:13 diz: Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido.

    6. Falta de perdoar aos outros. Deus não nos perdoará a nós e não dará ouvidos às nossos orações se não perdoarmos a quem nos ofendeu. Jesus disse:
    “Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” (Mateus 6.15)

    6. Falta de obediência – 1 João 3:22 diz:”e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”

    7. Falta de persistência. A história em Marcos 7.25-30 relata a persistência da mulher que rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demónio. Respondeu-lhe Jesus: “Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos.”
    Ela, porém, replicou, e disse-lhe: “Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.”
    Então ele lhe disse: “Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.”

    8. Falta de fé. Está escrito em Tiago:
    ‘Peça porem com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante a onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.’ (Tiago 1.6,7.)

    Também está escrito que Jesus não fez muitos milagres na sua terra, por causa da incredulidade das pessoas lá. (Mateus 13.58)

    9. Pedidos errados: emos exemplos na Bíblia quando Jesus recusou conceder aquilo que lhe foi pedido.

    Por exemplo em Mateus 20 a mãe de Tiago e João pediu a Jesus: “Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à Tua direita e outro à Tua esquerda, no Teu reino.”

    Jesus respondeu: “Não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai.”

    Neste caso, o motivo foi errado porque aquela mulher queria que os seus filhos fossem importantes no futuro reino de Deus. Por isso, é muito importante olharmos aos nossos motivos quando pedimos algo de Deus. Vamos ver algumns motivos errados:

    1. Queremos que uma outra pessoa com quem temos de relacionar possa mudar nas suas atitudes ou carácter. Será que estamos realmente preocupados com o bem-estar da outra pessoa, ou simplesmente queremos que a nossa vida seja mais fácil?

    2. Queremos dinheiro, fama ou qualquer outra coisa que faz com que os outros nos respeitem mais. Deus não nos dará glória a nós, e sempre que pedimos algo d’Ele, deveríamos perguntar:

    Será que isto que estou a pedir trará glória a Deus?
    Será que isto que estou a pedir fará crescer o Seu reino?
    Será que isto que estou a pedir ajudará outros?
    Será que isto que estou a pedir ajudará o meu crescimento espiritual?

    Se Deus ainda não respondeu a sua oração, é bem possível que seus motivos não estão certos e é preciso pedir perdão a Deus e Lhe pedir ajuda para orar segundo a Sua vontade.

    Uma outra razão pela qual Deus não nos responde é que o nosso pedido, embora pareça bom, não é aquilo que Deus quer para nós. Por exemplo, o Apostolo Paulo pediu três vezes que Deus removesse o seu ‘espinho na carne’ mas Deus respondeu que não. Ele disse:

    “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.”

    Os caminhos e pensamentos de Deus não são como nossos pensamentos. Às vezes Ele não responde da maneira como queremos, e nunca saberemos a razão para isto até que cheguemos ao céu. Deus sabe melhor do que nós aquilo que precisamos, e quer que confiemos n’Ele, mesmo que não entendamos os seus propósitos.
    Isaías 55.8,9 diz:

    “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

    Vivemos numa sociedade onde tudo tem de acontecer instantaneamente. Muitas vezes somos como crianças que querem coisas imediatamente. Deus tem as suas razões quando Ele não nos concede os nossos pedidos no momento em que queremos. As seguintes podem ser algumas das razões:

    1. Às vezes Deus quer provar a nossa fé. Será que vamos continuar a confiar n’Ele mesmo quando não vemos a resposta à nossa oração?

    2. Com o passar do tempo veremos a situação dum ângulo diferente e modificaremos o nosso pedido até que seja mais sincronizado com a vontade de Deus.

    3. Deus está interessado no nossa carácter; que desenvolvamos paciência, submissão, tolerância, persistência, e confiança. Ganhamos e crescemos espiritualmente através da dor, mágoas, lutas, e desilusão. Talvez não vejamos as razões pelas demoras, mas quando a resposta vier, entenderemos porque Deus demorou e ficaremos muito alegres e gratos por causa da sabedoria de Deus em nos fazer esperar.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s