Médicos Sem Fronteiras – Sua Doação pode Salvar Vidas !

Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.

São cerca de 28 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos que faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados.

MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.

A organização é uma iniciativa independente de governos e sustentada, em grande parte, por contribuições privadas, o que lhe confere agilidade e liberdade para oferecer ajuda humanitária onde for necessário.

Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho de Médicos Sem Fronteiras. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação de MSF. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.

Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas.

Principais modos de Ação do MSF:

– Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis

– Alimentação e nutrição

– Saúde materno-infantil

– Campanhas de vacinação Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/Aids etc)

– Atendimento a feridos e cirurgia de guerra

– Cuidados de saúde mental

– Atendimento a vítimas de violência sexual

– Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade

– Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento

– Recuperação de hospitais e clínicas

– Treinamento de profissionais (equipe MSF e parceiros de organizações governamentais e não-governamentais)

Quem quizer contribuir financeiramente, se alistar como um voluntário ou apenas saber mais sobre o trabalho dessa organização pode procurar mais informações no site: Médicos sem Fronteiras.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Ajuda Humanitária e marcado , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Médicos Sem Fronteiras – Sua Doação pode Salvar Vidas !

  1. Irmão(a), a ADRA faz um trabalho semelhante.

  2. Seventh Day disse:

    Sabemos disso, como não !
    Mas também somos a favor da ajuda humanitária prestada por instituições como a MSF, com a qual qualquer pessoa pode contribuir sem peso algum na consciência pelo meritoso trabalho que prestam !

  3. Por contraste, pode-se inferir de sua afirmação que as pessoas que contribuem para a ADRA podem ter peso na consciência.

  4. Ronaldo,
    Sua inferência é equivocada. O que disse é mais do que claro, valorizamos muito instituições como a MSF entre outras, que prestam um trabalho humanitário de primeira grandeza. Não estamos fazendo comparações entre MSF e ADRA, qualquer pessoa pode ajudar o MSF sabendo que se trata de uma organização idônea, operando no mundo todo em prol do ser humano. Seu comentário fez uma inferencia maldosa, sinto muito se vc entendeu errado o propósito da resposta e do post, mas creio que é claro para qualquer um, que embora tenhamos sim uma instituição de primeira grandeza como a ADRA, nada nos impede de ajudar também outras instituições que prestam ajuda humanitária.

  5. Por favor, não me endenda mal, essa foi apenas minha interpretação. Não quis criar um clima de animosidade. Peço perdão se não me fiz entender claramente, só acho que se temos uma instituição de primeira grandeza como a ADRA não precisamos de outras para fazer o mesmo serviço. Temos ?

  6. Caro Everton,

    Desculpe-me se tbém o interpretei mal. Não há aqui nenhum clima de animosidade, apenas ao que parece possuímos pontos de vista diferentes. Não vejo problema em alguém querer ajudar somente a ADRA, como também não vejo problema em alguém querer ajudar a ADRA e outras instituições como Cruz Vermelha, MSF entre tantas outras. Também não estou a dizer que quem opta pela segunda opção é melhor do que quem opta pela primeira. Não cabem comparações deste tipo, quando a questão é ajudar nosso semelhante.

    Quanto mais instituições houverem atuando em prol desses desfavorecidos melhor. A ajuda que precisam é imediata, e infelizmente as mãos que estão a ajudá-los ainda são poucas, são necessárias muito mais para atendê-los em suas necessidades.

    Abraços !

  7. Que mensagem as demais instituições levarão aos desfavorecidos ?
    O espiritismo ? O catolicismo ? O islamismo ?
    Ou a confusão de doutrinas de igrejas apostatadas ?
    Minha opinião sincera é que isso é um retrocesso.

    Abraços fraternos!

  8. Ronaldo,

    Que mensagem as demais instituições levarão aos desfavorecidos ?

    A mensagem UNIVERSAL do amor ao próximo !

  9. Não só isso, se fosse assim eu me calaria. Nem todo o que diz Senhor, Senhor possui o amor de Deus no coração. A verdade está acima das obras de caridade. Se fosse o contrário não haveria razão para a IASD existir.

    Abraços fraternos!

  10. Se optaste em ajudar somente a ADRA, siga seu caminho, em Cristo temos a liberdade de ajudar e apoiar aqueles que julgamos estar trabalhando em prol de socorrer nossos irmãos necessitados em suas mazelas. E creia, se puderes abrir um pouco a mente verás que não é somente a igreja adventista e suas instituições que estão empenhadas neste sentido. Prestar ajuda humanitária ao próximo não é exclusividade adventista. Ajudar outras instituições, além da ADRA, não é retrocesso.

    Vc cita um texto mas se esquece de tantos outros…realmente nem todo que diz Senhor, Senhor entrará no Reino de Deus, mas muitos que acudiram um necessitado, que o alimentaram, que o vestiram, que cuidaram de suas feridas, mesmo sem o saber, um dia ouvirão Cristo lhes dizer que quando faziam estas coisas era a Ele a quem estavam alimentando, vestindo, cuidando…Quem somos nós para julgar aqueles que trabalham em prol do ser humano, mesmo que talvez não tenham um conhecimento pleno de Deus, se farão parte do grupo daqueles a quem o Senhor dirá “apartai-vos de mim malditos”? Aliás quem somos nós para julgar a quem quer que seja?

    Felizmente o amor é a nota tônica das Escrituras, Deus é amor, e o amor cobre muitos pecados. Que Deus abençoe a obra humanitária adventista, e que abençoe também as muitas instituições que prestam ajuda humanitária em todo o globo.

  11. Se, em vez de sustentar ministérios que ensinam a imortalidade da alma e a transgressão da Lei de Deus nós apoiássemos a ADRA, nosso ministério assistencial teria bem mais condições de realizar boas ações nesse planeta e com isso levar o evangelho eterno ao mundo.

  12. Ronaldo,

    Faça as contas, e tente descobrir a proporção de adventistas no mundo…é impossível contar apenas com a ajuda adventista em causas humanitárias. Seria até desumano, visto que somos poucos, dadas as proporções !

    Apoiar outras instituições não significa deixar de apoiar financeiramente a ADRA.

  13. Apoiando outras instituições significa sim deixar de apoiar financeiramente
    a ADRA com esses recursos direcionados aos outros. Apoiando a Adra você
    não estaria sendo desumana, visto que esses recursos tem uma finalidade
    assistencial e ainda por cima beneficiarão a pregação do evangelho eterno.

  14. Ledo engano seu Ronaldo,

    Eu por exemplo ajudo a ADRA, passei a contribuir com o MSF recentementemente e ainda para espanto de alguns, ajudo o Greenpeace já fazem uns 3 anos. Não vejo nisso problema algum. E mesmo que a Mínima porcentagem de adventistas que há no mundo contribuíssem TODOS com a ADRA, o que na realidade não ocorre, ainda assim, os recursos que a ADRA teria para ser a única a ajudar nas mazelas do ser humano, seria ínfimo diante da situação de miséria, catástrofes etc que assola nosso planeta. Não sejamos pretenciosos em achar que somente nossa ajuda é válida, desmerecendo o trabalho de outras instituições, pelo simples fato de não serem adventistas.

  15. Amiga, a ADRA só não ajuda mais por que as doações que deveriam ir para ela são direcionadas para outras organizações. Caso contrário ela teria mais força e de quebra levaria a mensagem do evangelho eterno para o mundo.

  16. Ronaldo,
    Faça os cálculos da proporção de adventistas há no mundo e perceba que somos infelizmente poucos, muito poucos, e seria arrogancia de nossa parte achar que uma vez que cada um de nós contribuísse somente com a ADRA, a ajuda que ela prestaria seria suficiente para acabar com as mazelas do mundo. Seria bom deixar um pouco de lado o orgulho institucional, pq isso diante das pessoas soa um pouco legalista e diante de Deus então a coisa só piora, pois ele deixou um mandamento que é o mandamento do amor, e este é UNIVERSAL, e válido para ser colocado em prática por todos os seres humanos, independente deles terem ou não o “selo de qualidade” adventista.
    “O amor cobre uma multidão de pecados”, está na Bíblia !

  17. Minha tese não se baseia em orgulho institucional. O fato de sermos poucos é mais um motivo para dedicar nossas doação para instituições adventistas. Se nós não fizermos isso quem mais fará ? Essas outras já tem o apoio da mídia secular e das demais igrejas, quem faz propaganda para a ADRA ? Só os ASD e mais ninguém. Sou contra essa propaganda dos MSF aqui em seu excelente blog. Sou seu fã, mas neste caso não concordo com você.

    Que Deus te abençoe!

  18. Ronaldo,

    Eu entendo seu ponto de vista, eu também gostaria que a ADRA fosse muito maior do que ela é, infelizmente nem todos os adventistas contribuem com ela, o que não é de se admirar, somos laodiceanos, não?. Falta por parte da igreja (membros) um maior comprometimento com esta instituição, não apenas na época do Natal, pois este passa e com ele as doações cessam, mas o trabalho da ADRA continua, e as doações se fossem contínuas fariam toda a diferença, até mesmo para ajudar a projetar a ADRA em nível midiático e nacional, e despertar a atenção dos que não foram alcançados ainda pela graça de Cristo, para a igreja remanescente que prega a verdade.

    Porém, infelizmente, neste mundo cheio de tragédias, catástrofes e mazelas, diante do sofrimento do ser humano que sem recurso algum tenta sobreviver a tudo isso, creio que todo e qualquer apoio seja válido. Obviamente que ajuda humanitária com aquele plus a mais (evangelho da salvação) seria o ideal, porém creio que MSF, seja aos olhos de Deus um auxilio aos que necessitam de ajuda médica imediata (talvez até mesmo sem o saber eles sejam missionários do amor, já soube de voluntários do MSF mortos em áreas de conflito, onde muitos cristãos não teriam coragem de estar).

    Tenho certeza que Deus toca o coração de cada um de nós para fazermos doações certeiras, para que as contribuições de cada um de nós possa verdadeiramente fazer a diferença na vida de quem realmente precisa de ajuda.

    :)

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s