Grande Reavivamento Entre o Povo de Deus

Ao iniciarmos os próximos cinco anos de testemunho e atividades evangelísticas para o Senhor, ao confrontarmos os desafios e dificuldades ao nosso redor, devemos manter o breve retorno de Jesus como nosso alvo supremo. Que privilégio é fazer parte do grande movimento no final da história da Terra! O breve retorno de Jesus é a maravilhosa notícia que deve inspirar e moldar nossos planos e ações.

Seja qual for a função a nós designada por Deus, é hora de humildemente aceitarmos as oportunidades e desafios a nós confiados, sabendo que nossas atividades só serão eficazes por meio do poder do Espírito Santo. Somos chamados a trabalhar como bons servos (Mt 20:26-28), confessando que somos dependentes da sabedoria de Deus (Tg 1:5), da instrução do Espírito Santo (Jo 16:13) e que precisamos do discernimento de uma multidão de conselheiros (Pv 11:14).

O Espírito Santo nos chama para que juntos, jovens e idosos, homens e mulheres, em uma igreja unida, sob Sua liderança, humilhemo-nos diante dEle e supliquemos pelo reavivamento, tanto em nossa vida pessoal como da igreja. Lemos em 2 Crônicas 7:14: “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar, buscar a Minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos Céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”* Esta maravilhosa promessa do Senhor chama Seu povo ao comprometimento. Diariamente, devemos pedir a Ele que cumpra a promessa de Joel 2 e Atos 2 para que a chuva serôdia do Espírito Santo seja derramada sobre Sua igreja.

Por outro lado, como adventistas, devemos buscar a renovação de nossa mente e coração enquanto esperamos pelo poder do Espírito Santo e pelo derramamento da chuva serôdia. É por meio do derramamento do Espírito Santo que a última obra, de proclamar as três mensagens angélicas, será concluída. Ellen White nos lembra: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para concedernos Sua bênção” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121).

Convido a Igreja Adventista do Sétimo Dia do mundo inteiro para que se uma em oração, pelo derramamento do Espírito Santo, neste momento vital da história. Oremos para que o Espírito Santo remova de nosso coração todo orgulho e egoísmo que possa impedir a obra de reavivamento e reforma que Jesus tanto deseja realizar entre Seu povo do tempo do fim.

Aproveitemos a oportunidade, no tempo à nossa frente, para orar uns com os outros. Devemos iniciar períodos de oração em nossas igrejas, instituições e organizações para elevarmos nossa voz, clamando pelas promessas de Deus de que Ele derramará, em nossa alma ressecada, a água de nova percepção e novo fervor. Deve haver em cada nível da organização da igreja um deliberado programa de oração pelo reavivamento e um esforço consciente de nutrir a “primitiva piedade” nas vidas rendidas ao poder do Espírito Santo. Os líderes da Associação Geral, uniões, associações, missões e igrejas locais já estão trabalhando para montar e fornecer materiais que dirijam nossa mente para a grande necessidade de “tempos de refrigério”.

Fazemos parte de um movimento singular, pois nos identificamos como o povo remanescente de Deus, predito nas profecias. Isso coloca sobre nós uma responsabilidade especial de exaltar a Cristo em todos os nossos sermões e ministério, mostrando às pessoas que Jesus é tudo em nossa vida. As verdades salvadoras do evangelho – de que somos justificados por Deus, por meio da vida de Jesus em nosso favor, Sua morte no Calvário e Seu ministério como nosso Sumo Sacerdote no santuário celeste – nos dá a certeza da vida eterna. A graça de Deus, nossa redenção por meio de Jesus, não depende de nossa habilidade de compreender completamente ou saber explicar toda a teologia da salvação. Como um de nossos antigos líderes da igreja, George W. Brown, declarou em seu devocional durante a assembleia da Associação Geral de 2005: “Quando chegarmos ao Céu, pelo poder de Cristo, estaremos justificados, santificados, glorificados – e satisfeitos!”

As Escrituras também nos advertem de que o reavivamento e reforma pelos quais suplicamos encontrarão oposição de forças que intencionam manter a igreja em sua condição de Laodiceia. O inimigo, certamente, está fazendo tudo para persuadir os adventistas a se conformarem com menos do que a plenitude do poder transformador prometido no evangelho. De modo sutil e não tão sutil, está tentando nos distanciar da Bíblia e da completa compreensão daquilo que Deus afirma ser a verdade. As palavras do apóstolo Paulo são tão relevantes hoje como foram quando escreveu para os crentes em Roma, há quase dois mil anos: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2). A tradução Phillips acentua mais a imagem: “Não deixe que o mundo ao seu redor o molde segundo seu próprio padrão.”

Este é o momento em que devemos resistir às lisonjas de Satanás e não permitir que o mundo nos molde de acordo com seu padrão. Este também é o momento em que devemos ter clareza e coragem: permanecer firmemente comprometidos com as crenças fundamentais desta igreja, que foram estabelecidas pela imutável Palavra de Deus. Não podemos nos arriscar com falta de atenção ou desviando-nos do alvo, pois Jesus está falando conosco com o mesmo tom de urgência com que falou à igreja de Filadélfia: “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” (Ap 3:11).

Meu irmão e irmã, precisamos nos unir, apegando-nos à Palavra de Deus como está escrita. O poder prometido em Suas palavras só será concedido se nos comprometermos a ler a Bíblia, vivê-la, ensiná-la e pregá-la sem temor, e se permitirmos que nossa vida seja moldada por suas claras e convincentes verdades.

Apeguemo-nos às verdades da Bíblia, através das quais Deus levantou este movimento do tempo do fim, inclusive o ensino bíblico sobre o dom de profecia. Dos muitos dons dados por Deus ao Seu povo remanescente, esse é um dos maiores. Os escritos de Ellen White oferecem instruções para a vida cristã e são tão relevantes hoje como quando foram escritos um século atrás. Contêm verdades vindas do Céu. Leia o Espírito de Profecia, com sua Bíblia, diariamente. Acredite nele. Promova-o. Use-o. Ensine-o. Apoie-o. E você descobrirá um novo poder em sua vida espiritual que o ajudará a andar em novidade de vida.

Apeguemo-nos às três mensagens angélicas de Apocalipse 14; à iminente segunda vinda de Cristo; à justificação pela fé em Jesus; ao sábado do sétimo dia; ao relato de Gênesis sobre a criação em seis dias literais, consecutivos, de 24 horas e origem recente; à mensagem do santuário e ao ensino bíblico sobre o estado dos mortos.

Lembremo-nos de que a Bíblia e o Espírito de Profecia nos chamam a viver em obediência pelo poder do Espírito Santo, nos convidam ao estilo de vida saudável descrito nas Escrituras e no Espírito de Profecia e a um estilo de música e adoração que exalte a Cristo, não a nós mesmos. Atentemos, de maneira especial, para o que Deus nos ensinou sobre as condições em que o Espírito Santo será derramado sobre os que, sinceramente, estão buscando o reavivamento e comprometidos com a mensagem de reforma.

Meu convite é simples e claro: precisamos nos unir, ajoelhando-nos diante do Senhor para, humildemente, pedir renovação de graça e poder para enfrentar os dias à nossa frente. Ore pelo reavivamento que Jesus espera que seja vivido por Sua igreja, e ore para que seu coração esteja pronto a praticar o que o Espírito Santo trouxer à sua mente e consciência.

Uma igreja humilde e completamente entregue a Deus muito em breve será uma igreja reavivada e reformada. E essa igreja, renovada e reformada, será, muito em breve, a igreja que olhará para o Céu com esperança e alegria, e verá Jesus voltando para levá-la consigo.

*Todos os textos bíblicos foram extraídos da Nova Versão Internacional.

Ted N. C. Wilson é presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia e escreve de Silver Spring, Maryland, EUA. Publicado na revista Adventist World de Novembro/2010.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Pr. Ted Wilson, Reavivamento e Reforma, Sermões e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Grande Reavivamento Entre o Povo de Deus

  1. adenisio alves disse:

    Obrigado pelos estudos maravilhosos que tem min ajudado crescer espiritualmente, estou compartilhando com todos meus amigos. Eu precisavo de um estudo profundo sobre a vcolta de jesus e milenio, nao encontrei aqui, e tabem, um sobre leis moral e serimonial. que Deus continue inspirando para faser este trabalho maravilhoso que estas fasendo.

  2. Aluísio,

    Estudos sobre a volta de Jesus, você tem que clicar na categoria segunda vinda, tem vários desses estudos postados aqui neste blog. Sobre o Milênio também, temos vários, clique na categoria milênio ao lado direito do blog. Para facilitar as buscas do que você quer, utilize o sistema de buscas do blog, também do lado direito.

    Vou postar os links dos estudos para você:

    Milênio:
    https://setimodia.wordpress.com/category/milenio/

    Volta de Jesus
    https://setimodia.wordpress.com/category/segunda-vinda-de-jesus-estudos-biblicos/

    Deus o abençoe !

  3. levidopt2levi disse:

    a maior alegria para os verdadeiros Cristão é ver Cristo voltar neste mundo,precisamos conhecer a palavra de Deus na sua totalidade, no todo e abrasando o espirito da profecia dado para seu povo explicando tudo como será,isto é um privilégio vindo de Deus,graça a nosso Deus,por isto é que somos diferentes de todos o povos da terra.Um reavivamento e reforma entre nós já esta proposto, isto entende que iniciou o alto clamor e precisamos estar pregando e acompanhando até chegar a sua plenitude para recebermos o nosso Salvador jesus Cristo, é assim amigo junta a nós, os Adventistas do sétimo dia, o povo de DEUS, para a mensagem do cumprimento final da profecia sobre história do planeta terra.AMEM E AMEM. CRISTO NOS AMA DE VERDADE POIS VAI VOLTAR PARA NOS LIBERTAR DO PECADO.Levi da Rocha Moreira,de Taiobeiras MG.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s