O Fogo Divino e Sua Falsificação

Apocalipse 13:13 afirma que o falso profeta “fez grandes sinais, de maneira que até fogo fazia descer do céu à terra, à vista dos homens”. O que significa isso?

O fogo é um símbolo interessante no livro do Apocalipse. Na maioria das vezes é um símbolo do juízo de Deus contra os ímpios (ver Apoc. 8:5, 14:10), que às vezes preserva os servos de Deus (Apoc. 11:5). Muitas vezes, é associado com a divindade. Por exemplo, João viu no santuário celestial “sete tochas de fogo”, identificadas como um símbolo do Espírito Santo (Apocalipse 4:5). O fogo também está relacionado a Cristo: “Seus olhos eram como chama de fogo” (Apocalipse 1:14, cf. Apoc. 2:18, 19:12); “Suas [pernas] como colunas de fogo” (Apoc. 10:1).

O fogo na Bíblia é um elemento teofânico (Manifestação da divindade). Muitas vezes, quando Deus se manifesta ao homem, Sua presença é comparada ou está associada com o fogo. Possivelmente o exemplo mais importante no Antigo Testamento é a experiência dos israelitas no Monte Sinai: “Todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo” (Êxodo 19:18). Sua aparência abrasadora indicava Sua presença em um lugar particular enquanto mantinha-se distante e inacessível por causa da Sua santidade.

A expressão “desceu fogo do céu” também é usada em Apocalipse 20:9. Neste caso, o fogo é um instrumento do julgamento divino contra as forças do mal que tentam tomar pela força a Cidade Santa. Esta utilização é diferente da registrada em Apocalipse 13:13. O falso profeta fez descer fogo do céu para enganar os habitantes da terra. O incidente de Elias no Monte Carmelo, fornece a base bíblica para este simbolismo.

Os israelitas foram adorar à Baal, e o profeta os confrontou com uma escolha: O Senhor ou Baal. Elias indicou que o verdadeiro Deus iria revelar-se fazendo descer fogo do céu (1 Reis 18:20-39). Baal era incapaz de atender a exigência. Elias orou, o fogo do Senhor caiu do céu, e o povo gritou, “O Senhor é Deus”. O milagre foi uma manifestação clara da presença do Senhor e serviu para identificar o verdadeiro Deus, defronte de um falso.

Apocalipse 13:13 descreve uma tentativa de falsificar a presença de Deus através de atividades miraculosas no sentido de persuadir os moradores da terra de que no conflito cósmico, os poderes do mal representam o verdadeiro Deus. Como resultado dessa falsa teofania, muitos adorarão ao dragão e a besta (versos 4, 12).

A maior e verdadeira teofania a ser testemunhada pela raça humana está prestes a ocorrer. Paulo se refere a ela como “a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2:13). Este evento sem precedentes ocorrerá na segunda vinda do Senhor.

O simbolismo de fazer descer fogo do céu, indica que o falso profeta tentará validar ou autenticar sua pretensa missão divina para o mundo através da realização de milagres. Mas me atreverei, com base nos parágrafos anteriores, a uma interpretação mais específica.

Na descrição do regresso do nosso Salvador no Novo Testamento, o fogo exerce uma importante função teofânica. Aquele que está voltando é o nosso “Deus e Salvador”. Um bom exemplo é encontrado em 2 Tessalonicenses 1:7-8: “…Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo. …”. Parece-me que, para o apóstolo, o símbolo do fogo que descia do céu, aponta para o glorioso evento da segunda vinda de Cristo. Então, será transparentemente claro para a raça humana e às forças do mal que Cristo é realmente nosso verdadeiro Deus e Salvador.

Se esta proposta for aceita, podemos concluir que Apocalipse 13:13 descreve uma tentativa por parte dos poderes do mal de imitar a segunda vinda de Cristo, a fim de enganar a raça humana. “E não é de admirar”, escreveu Paulo, “pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

Deixe-me lembrá-lo de que as forças do mal não tem poder sobre aqueles que pertencem ao Senhor. Elas foram derrotadas por Ele, e Sua vitória é a nossa vitória. Nunca serão capazes de imitar perfeitamente a vinda do Senhor. “Guerrearão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos Senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com Ele, chamados eleitos, e fiéis”. (Apoc. 17:14).

Fonte: Biblical Research Institute Crédito da tradução: Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos Traduzidos - Biblical Research Institute, Eventos Finais, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para O Fogo Divino e Sua Falsificação

  1. Pingback: BlogAdventista.com.br » Blog Archive » O Fogo Divino e Sua Falsificação

  2. LUZIA FERNANDES LOPES disse:

    AQUELES QUE PERTENCEM AOSENHOR, O MALIGNO NÃO TENTARÁ POR OS OLHOS SOBRE ELES. PORQUE O REI DOS REIS É O SENHOR JESUS CRISTO QUE NOS SALVOU DO MALIGNO, ELE SALVARÁ O MUNDO DO MALIGNO, ATRAVÉS DOFOGO ETERNO ENVIADO POR DEUS O NOSSO CRIADOR.

  3. Valter Aquino disse:

    Osama Bin Laden?? Que argumento sem nexo! A Bíblia aborda o tema baseado entre o conflito de Cristo contra Satanás. Osama é extremanente religioso e fanático, porém nunca se enquadraria em uma profecia bíblica. O livro de Daniel juntamente com Apocalipse apresentam episódios onde o povo de Deus trava uma luta incenssante contra os poderes das trevas e o fim é evidente. A personificação de Satanás em imitar Jesus Cristo em breve e imposiçao católica sob a obrigação do recebimento da marca da besta em seus adeptos pela imagem da observação do domingo, surpreederão a muitos… é momento de rever os conceitos e solidificar a confiança na única base fidedigna: A Bíblia Sagrada, unicamente.

  4. Seventh Day disse:

    Valter,

    Endosso suas sábias palavras !

    Deus te abençoe !

  5. alfredo lorenzo disse:

    Caros internautas.
    Tenho visto,seus comentarios e gostaria de dizer ,pelo que entendi sobre o
    Claudio Heckert.
    Ele tem feito suas revelações de visões particulares,isso não quer dizer que
    é a posição da santa igreja católica,muito pelo contrario a igreja não se posiçionou
    porque ela espera muito mais que isso.
    Por exemplo: conversoes reais,etc…
    É BOM QUE FIQUE CLARO NÃO É A IGREJA CATÓLICA.é o Sr claudio,vamos
    ser coerente.
    Sou católico ,e por isso deixo minha opinião,respeito as opiniões ,dos colegas ,que
    aqui tambem deram suas opiniões

  6. Gilberto disse:

    Temos que entender os acontecimentos finais deste mundo numa visão geral. É isso que um cristão deve fazer. O que está acontecendo com o planeta? Terrorismo, Revolução, Terremotos. Não podemos perder o foco, que é a esperança na Volta de Jesus que está para acontecer muito em breve. Isso são sinais para nós, o povo de Deus. Reparem no desenrolar do grande conflito. O mundo precisava de um problema para ser resolvido, e ele surgiu = TERRORISMO. Com o terrorismo viria uma figura odiada pelo mundo, o maior de todos os terroristas = Osama Bin Laden. O islã também se tornou a religião mais temida com isso. Então deve aparecer o falso anticristo, que enganará os que não estudam as profecias, e este provavelmente acabará com o tríplice problema (Osama – Terrorismo – Islã). Vocês acham que os EUA já não sabe onde se encontra Bin Laden. Os Eua são muito poderosos, é um país que sabe onde está tudo e todos. Mas estão guardando ele para que esse falso anticristo o capture. O falso anticristo deve ser um “muçulmano cristão”, ou seja, um muçulmano que lê a Bíblia e um cristão que lê o alcorão. Temos dois famosos nesta religião no cenário mundial = Barack Obama e Mehmet Ali Agca. Este último já deu uma de voluntário para matar Osama:

    http://www.overbo.com.br/portal/2006/01/18/568/

    Talvez os dois participem juntos desse teatro, pois o turco não será nada sem o auxílio dos EUA, assim como o verdadeiro anticristo. Derrubando os rebeldes eles farão pactos de paz com o povo do Oriente Médio e depois darão uma de loucos invadindo lugares que não devem. A igreja católica ficará prejudicada e as pessoas desesperadas já não saberão o que fazer. Parecerá se aproximar a tão falada 3ª Guerra Mundial e então desse caos aparecerá o verdadeiro anticristo que se proclamará Deus e armará suas tendas em Jerusalém.

    Judeus e muçulmanos serão enganados por ele, e já não existirá mais essa briga entre eles. Pois só existirão dois lados = Os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus e os que aceitam a Besta como salvador. E quando falarmos a esse povo da besta sobre o capítulo 8 de Daniel e sobre as mensagens angélicas, eles irão falar que tudo já ocorreu, tudo foi consumado, o anticristo era aquele mesmo e os atentados e as guerras foram fatos proféticos que já se cumpriram.

  7. Gilberto disse:

    Acho que a invasão deve ser de comum acordo, pois o próprio site Fimdostempos fala que Bento XVI deve “dar espaço para que as profecias se cumpram”. Acho que tudo isso (exílio, invasão do Vaticano, etc.) deve fazer parte daquele segredo de Fátima. Sempre comento sobre o site Fimdostempos, Cláudio Heckert e nossa senhora porque vejo muita semelhança entre o anticristo dos católicos e o Rei do Sul de Daniel 11. Essa profecia está em sua fase final e o Rei do Norte é o Papa que é vítima de uma invasão e após isso se revolta contra o Santo Concerto e o Continuo Sacrifício, estabelecendo a Abominação Desoladora.

  8. A teoria dos sete reis não é uma doutrina oficial adventista. É uma teoria propagada por dissidentes, na maioria, antitrinitarianos.

    http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/05/24/a-profecia-dos-7-reis-nao-pertence-a-igreja-adventista-do-setimo-dia/

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s