Venerar x Adorar

Se existe uma “ladainha” católica romana que não me entra na cabeça é a seguinte:

“Nós não adoramos imagens de escultura… nós apenas as veneramos”.

Um dia desses eu estava fazendo uma pesquisa na Internet, e me deparei com um site católico romano que estava apresentando exatamente este argumento para justificar a quebra do 2º Mandamento.

Aliás, mandamento este que foi abolido radicalmente no Catecismo, talvez porque ele causaria grande constrangimento (apesar da cegueira do povo) se as pessoas começassem a questionar o “porquê” de tantas imagens dentro dos tempos, catedrais e santuários.

Se beijar uma imagem de gesso, ajoelhar-se diante dela, fazer-lhe pedidos e orações, acender velas em sua homenagem, andar quilômetos atrás de um “andor”, etc., não for adoração de imagens… então eu não sei mais o que significa “adoração”.

São inúmeras as matérias da Imprensa sobre as populares festas em homenagem aos “santos”, todas elas com demonstrações públicas, explícitas e organizadas de adoração a imagens de pessoas vivas e/ou mortas.

Imagem verte mel e atrai muitos fiéis
Cidade Natal de Bento XVI vende até “cerveja do papa”
Aposentado morre após pedalar até Aparecida
Ex-BBB se emociona ao pagar promessa “aos pés da santa”
Devotos caminham sobre brasas na festa de São João
Dia de Santo Expedito provoca correria às igrejas
Estátua de Bento XVI é “abençoada” por Arcebispo de Aparecida
Milhares de fiéis visitiam o corpo exumado de Padre Pio

Estas são apenas algumas das matérias que arquivei sobre a adoração a imagens largamente incentivada e defendida pelo clero católico.

Dizer que isso não é adoração, é um verdadeiro atentado à nossa inteligência!

Os Evangélicos e o Segundo Mandamento

Freqüentemente eu recebo e-mails de pessoas que se sentem atingidas por alguma postagem que coloco aqui no Blog. Normalmente são leitores contrários à fé Adventista, que não concordam com nossa crença na guarda dos mandamentos, por exemplo.

Certa vez, um destes leitores argumentava da seguinte maneira:

“Me mostre no Novo Testamento onde está a REPETIÇÃO do mandamento do sábado, e eu passarei a guardá-lo na Igreja Adventista”.

Parece um “desafio” de alguém muito sincero e desejoso de seguir a verdade bíblica… mas a experiência tem demonstrado que não é. Pessoas assim acreditam que o NT deveria ser uma cópia exata do AT, especialmente com relação aos mandamentos. É uma maneira “lógica” de calarem suas consciências desobedientes.

Mesmo depois de você mostrar as inúmeras passagens do NT que mostram claramente que Jesus, Seus apóstolos e Seus discípulos sempre guardaram o mandamento do sábado (ex.: Lucas 4:16; 23:51-56; Atos 16:11-15; 18:1-4; etc., etc., etc.), estas pessoas continuam dizendo que não podem aceitar esta crença, porque o 4º mandamento não é REPETIDO, PALAVRA POR PALAVRA no Novo Testamento, o que, para eles, demonstra que este mandamento deixou de existir.

O curioso é que eu ainda não vi nenhum evangélico dizer que os católicos estão livres da adoração de imagens, pelo mesmo motivo que citei acima. Afinal, o 2º mandamento TAMBÉM NÃO É REPETIDO, PALAVRA POR PALAVRA, no Novo Testamento.

E agora?

Os católicos estão livres da adoração de imagens porque o 2º mandamento não aparece no NT com as mesmas palavras do AT? Qual o “evangélico” que vai se levantar para defender isso?

Como eu digo sempre, a questão nunca é contra a lei de Deus… mas contra o Sábado do Senhor. É por isso que o diabo fica irado quando alguém se levanta para defender o Dia que o Senhor escolheu para Si (cf. Apoc.12:17; 14:12). A propósito, você já parou para refletir que foram exatamente os dois mandamentos mais extensos que o diabo conseguiu retirar da vida da Cristandade apostatada? (cf. Êxo. 20:4-6; 20:8-11). Prevendo isso, talvez, foi o motivo pelo qual Jesus advertiu que nenhuma letrinha, por menor que fosse, deveria ser retirada das Tábuas Sagradas (Mat. 5:17-19). A arrogância do papado foi tamanha, que eles retiraram os dois mandamentos que mais continham letras… e os evangélicos seguiram na mesma onda…

Podem usar os argumentos fajutos que forem, mas eu prefiro seguir na mesma fé que Paulo seguia:

“Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos” – Atos 24:14-15.

Aleluia!

Que previsão magistral da fé Adventista do 7º Dia!

Fonte: Pr.Gilson Medeiros

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados, Adoração, Catolicismo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Venerar x Adorar

  1. Allyson disse:

    o “tiro” que o senhor desejou dar foi bem no alvo. DEUS possa lhe conservar sempre assim, a despeito desse artígo que públicou gostei bastante, interessante que meu pai utiliza do mesmo argumento para continuar defendendo sua crença e ele (como também sua familia) diz que DEUS ele permite fazer e não adorar pois moises construio dois querubins , salomão encheu o templo de figuras de animais e entre outros.sem saber eles que utilizam o texto fora do seu contexto. Dou graças a DEUS por fazer parte da iads embora sofrendo perseguiçoes.
    fique na paz de jesus!

  2. Pingback: Venerar x Adorar (via SÉTIMO DIA) | Adventismo em Foco

  3. marcus brito disse:

    Primeiramente quero deixar claro que não sou nem católico apostólico romano, nem adventista do sétimo dia, acho que os dois mandamentos a que estão se referindo no texto foram dados por Deus mas sempre acho que quem ensina tem que cumprir. Baseado nisto tem algumas passagens que me intrigam na palavra de Deus.
    Os apostolos colheram espigas de milho para saciar a fome no sábado sagrado na frente do mestre e não foram repreendidos só que quando no deserto só porque alguns saíram para colher o mana foram duramente repreendidos pelo Deus Pai o qual sentenciou ” que ninguém saia de sua tenda no dia de sábado”. Foi Deus quem ordenou que o cerco a Jericó fosse feito por sete dias, pessoal sete dias de marcha em volta da cidade, e o sábado sagrado de descanço e adoração? Quem mandou fazer a serpente no deserto que curava os que eram picados de cobra? O Autor do segundo mandamento foi quem mandou que se fizesse imagem, uma estátua na qual os que fossem picados pelas serpentes após olharem para esta imagem fossem curados.
    Quanto as Apóstolos e Jesus respeitarem os mandamentos, eram judeus, foram criados por judeus, respeitavam na medido do possível as leis judias. Não defendo um lado nem o outro mas acho que os dois lados tem falhas pois estas romarias são sim adoração a imagem. Esta é minha opinião e estou aberto a ser replicado. Abraços

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s