E-Book: Museu de Arqueologia Bíblica – Artigos em Homenagem ao Dr. Paulo Bork

Quem é Paulo Bork? Em 1922, chegava ao Brasil o casal alemão Max e Helena Bork com seus três filhos, instalando- se na cidade de Cristina, MG, onde nasceu, em 8 de janeiro de 1924, o filho mais novo, Paulo F. Bork. Logo após seu nascimento, os pais, desejando que todos os filhos tivessem uma educação adventista, mudaram-se com a família para uma fazenda próxima ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), atual Centro Universitário Adventista – Campus 1, onde, de 1939 a 1942, Paulo Bork fez o curso primário.

Para auxiliar nas despesas dos anos posteriores, Paulo Bork colportou, nas férias de verão, nas cidades de Assis, SP (1942), Presidente Prudente, SP (1943), e Joinville, SC (1944), e concluiu, ainda no CAB, o curso de Contabilidade em 1945.

No ano seguinte, decidiu ir para os Estados Unidos, onde reside até hoje. Estudou no Emmanuel Missionary College, atual Universidade Andrews, de 1946 a 1948, e nos dois anos seguintes estudou no Pacific Union College, onde bacharelou-se em Teologia. Cursou, em 1950 e 1951, o Mestrado em História da Igreja no Seminário Teológico Adventista, que na época localizava-se em Takoma Park, Washington, DC e, posteriormente, fez o Mestrado em Divindade na Universidade Andrews (1959 e 1960). Alcançou, ainda, o título de Doutor pela California Graduate School of Theology (1970-1971).

No campo da Arqueologia, o Dr. Bork fez cursos em várias universidades: na Pacific School of Religion, Califórnia; na Universidade Hebraica, Jerusalém; e na Universidade de Londres, Inglaterra. Participou ainda das seguintes pesquisas:

Escavação arqueológica, patrocinada pela Fundação Ford, durante os verões de 1971 a 1975, em Tel Gezer, Israel. Esta cidade foi destruída pelas tropas egípcias e outorgada como presente à filha de Faraó que casou-se com Salomão;

Participou também da pesquisa patrocinada pelo Museu Arqueológico de Jerusalém, de 1975 a 1978, com o objetivo de localizar os muros e portões de Jerusalém;

E por último, da escavação arqueológica chamada The City of David (A Cidade de Davi), patrocinada pelo Departamento de Antiguidades de Israel. Esta pesquisa foi também um estágio arqueológico para os alunos do Dr. Bork.

Realizou também outras pesquisas na Síria, Jordânia, Egito, Turquia, Iraque, Irã, Líbano, Iemen, Grécia, Itália, México e Guatemala, sendo nos dois últimos lugares sobre a civilização maia.

No ministério, Paulo Bork atuou, inicialmente, como pastor na igreja alemã de Nova York e departamental de jovens na Greater New York Conference (1953-1956); também foi pastor nas igrejas inglesa e portuguesa da Southern New England Conference (1956-1959). Foi também professor de Bíblia na Academia de Loma Linda de 1960 a 1967, e em seguida lecionou História e Arqueologia Hebraica na Faculdade de Teologia, no Pacific Union College até 1989.

De 1987 a 1989 foi diretor da Faculdade de Teologia no Pacific Union College e nesse mesmo período deu início a uma extensão da faculdade em Jerusalém, que posteriormente passou aos cuidados da Associação Geral para estudos bíblicos e arqueológicos.

Em 1989, o Dr. Bork jubilou-se formalmente, mas continua em intensa atividade, viajando e ministrando palestras e ainda, dando assistência à pesquisas no Centro de Pesquisas Ellen G. White da Universidade de Loma Linda.

Suas publicações foram as seguintes: The World of Moses (resultado de sua pesquisa para tese doutoral), em inglês, holandês, e em processo de tradução para o português por alunas do curso de Tradutor e Intérprete do Centro Universitário Adventista – Campus 2; escreveu também Out of the City, Across the Sand, em inglês e traduzido para o português pela Casa Publicadora Brasileira, (A Viagem da Promessa); A History of the Seventh-day Adventist Church in Southern California, em inglês, e também diversos artigos publicados na Adventist Review, Ministry e Revista Adventista.

O Dr. Bork é casado com a Dra. Norma Bork, Ph.D. em Foniatria, professora universitária e empresária. O casal possui dois filhos: Paul K. Bork, funcionário do Centro Médico de Loma Linda, e o Dr. Terry A. Bork, promotor de justiça no condado de Los Angeles.

Para fazer o download do livro, clique sobre o ícone abaixo:

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Arqueologia Bíblica, E-Books Download e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s