Os Dez Mandamentos Permanecem

Uma grande confusão existe no mundo cristão sobre lei e graça. O Novo Testamento diz claramente que somos salvos pela graça (Efésios 2:8). A palavra “graça” significa favor imerecido para com os indignos pecadores. Porque temos pecado contra Deus, nós merecemos a morte (Romanos 6:23). No entanto, Deus ainda nos ama e anseia nos salvar por sua graça, independente das “obras da lei” (Romanos 3:28). Jesus Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou dos mortos (1 Coríntios. 15:3-4). Se nos arrependermos e crermos nEle, Ele livremente nos perdoará (1 João 1:9). Esta é a “Boa Nova” do Evangelho.

Então, o que aconteceu com a lei? Teria desaparecido? Na Parte 1 desta série chamada, Os Dez Mandamentos Revisitados, vamos começar a observar o que o Novo Testamento realmente ensina sobre a lei e a graça.

O Apocalipse descreve pessoas leais a Jesus Cristo e a Lei de Deus

Apocalipse 11:19 – “Então foi aberto o santuário de Deus nos céus, e ali foi vista a arca da sua aliança”. Dentro da arca celeste conforme ordenado pelo próprio Deus foram colocados as tábuas contendo os Dez Mandamentos (Cf Deuteronômio 10:1-5).

Apocalipse 12:17 – “O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus

Apocalipse 14:9-12 – O Apocalipse descreve uma batalha entre “a besta” e “…os santos que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus“.

Apocalipse 21:8 – Entre aqueles que finalmente acabarão no “lago de fogo” estarão os “assassinos” (6º mandamento), “prostitutas” (7º mandamento), “idólatras” (2º mandamento), e “todos os mentirosos” (9º mandamento).

Apocalipse 22:14-21 – Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar através das portas para a cidade … A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós ” (King James)

Não se deixe enganar, os 10 Mandamentos permanecem no Novo Testamento

Mateus 5:17-19, 21, 22, 27, 28 – Jesus Cristo não veio para “destruir a lei”. Ele mostrou a profundidade espiritual do 6º e 7º mandamentos.

Lucas 16:17-18 – Jesus disse: “é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei. Em seguida (verso 18), ele citou o 7º mandamento.

Romanos 7:7-12 – Paulo citou (verso 7) o 10º mandamento: “Não cobiçarás”. No (verso 12) Ele diz que a lei é “santa” e o mandamento é ” …santo, justo e bom”.

Efésios 6:1-3 – Paulo disse que os filhos deveriam manter o 5º mandamento: “Honra teu pai e mãe”.

Tiago 2:11-12 – Tiago cita o 6º e 7º mandamentos como aplicável aos cristãos.

1 João 5:21 – João advertiu: “filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (2º mandamento).

Pecado é quebrar os Dez Mandamentos

1 João 3:4 – “…O pecado é a transgressão da lei”.
Romanos 3:20  – “o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado”.
Romanos 7:7 – Paulo disse, “eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.”
Tiago 2:11 – Quem quebra o mandamento torna-se transgressor da lei “aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei”.
Jesus morreu porque temos quebrado a Lei de Deus
1 João 3:4 – “… O pecado é a transgressão da lei”.
1 Coríntios 15:3 – “…Cristo morreu pelos nossos pecados.”
Isaías 53:5 – “…ele foi ferido por causa das nossas transgressões”

A lei revela nossos pecados e nos aponta para Jesus Cristo

Romanos 7:7, 13, 24, 25 – “eu não conheci o pecado senão pela lei … a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. … quem me livrará … Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!”

Gálatas 3:24 – “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé”.

Somos salvos pela graça, não pelas obras da lei

Romanos 3:24 – Somos “justificados gratuitamente, por sua graça”.
Romanos 3:26 – Ele é “o justificador daquele que tem fé em Jesus”.
Romanos 3:28 – “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”.
Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé … não de obras.”

Através do Espírito Santo, podemos guardar a Lei de Deus

Atos 2:38 – “E recebereis o dom do Espírito Santo”.
Romanos 8:4 – “para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Romanos 3:31 “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”.
Romanos 6:1-6 – “…Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum!…”
1 João 5:3 – “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”
Apocalipse 12:17 – Os remanescentes serão aqueles “que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus“.
Apocalipse 14:12 – Os santos serão aqueles que com perseverançaguardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus“.

O Anticristo é contra Jesus Cristo e a Lei de Deus

Daniel 7:25 – O chifre pequeno [o Anticristo] irá alterar a Lei de Deus.
2 Tessalonicenses 2:3-7 – O Anticristo é chamado de “o homem do pecado”. O pecado é a “quebra da lei” (1 João 3:4). O Anticristo é também chamado de “o mistério da iniqüidade”. Muitas versões da Bíblia traduzem isso como “o mistério da injustiça”, porque a palavra grega para “iniqüidade” significa literalmente “ilegalidade”.

Jesus disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (Esta é uma citação direta de Êxodo 20:6)

Artigo escrito por Steve Wohlberg traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com, do original “The “Big Ten” Renain Today”

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados, Artigos Traduzidos - White Horse Media e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s