A Bíblia, Pedro, Maria, Confissão e Missa

Por Steve Wohlberg

O autor deste artigo está familiarizado com as muitas diferenças entre protestantes e católicos. Estas diferenças são importantes, pois elas afetam a nossa vida, fé e salvação. Neste breve artigo, vamos examinar as seguintes questões principais: a supremacia das Escrituras, o lugar de Pedro, o lugar de Maria; a confissão aos padres, e o sacrifício da missa.

1. A Supremacia das Escrituras: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Timóteo 3:16). “Conjuro-te, portanto, diante de Deus e do Senhor Jesus, que julgará os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino: Prega a palavra…” (2 Timóteo 4:1-2). “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-ce-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas”. (2 Timóteo 4:3-4). Aqui somos informados de que são as Escrituras que definem a doutrina, não a Igreja. A Escritura nos “corrige” quando estamos perdidos. Através das Escrituras, podemos ser “perfeitos”. À luz da volta de Cristo, nós somos os “Pregadores da palavra de Deus” não de doutrinas de homens. Paulo disse que muitos se desviariam da verdade para as fábulas. Como podemos dizer o que é “verdade” e o que é “fábula”? Pela palavra. Jesus quer “purificar [a Igreja], com a lavagem da água pela palavra”. (Efésios 5:26).

………………………………………………………………………………………………………

2. O lugar de Pedro: Roma declara que a Igreja de Deus é “construída sobre Pedro” e que “Pedro continuará a ser a rocha inabalável da Igreja” Catecismo da Igreja Católica, p. 141. (1994). Será isto verdade ou fábula? Como podemos descobrir? Pela palavra. A passagem primária utilizada para apoiar a idéia de Roma é Mateus 16:18. O contexto revela que Pedro confessou que Jesus era “o Cristo, o filho do Deus vivo”  (verso. 16). Então Jesus disse: “E eu também digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” (verso 18). Roma diz que Jesus quis dizer que Pedro era a rocha, mas Cristo não disse isso. Ele não disse: “Tu és Pedro, e sobre ti edificarei a minha Igreja”. Ao contrário, Ele disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra …” Os protestantes acreditam que “esta pedra” é o próprio Jesus Cristo, e não Pedro. A Bíblia diz: “… pois bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10:4). Davi disse, “O Senhor é minha rocha”. (Salmo 18:2). “Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11). Assim, a Palavra diz que devemos construir sobre Cristo, e não sobre Pedro.

Roma diz que Pedro foi o primeiro Papa – isto é, o número 1 entre os apóstolos. No entanto, o próprio Pedro disse que ele era apenas “um companheiro mais velho.” (1 Pedro 5:1). Pedro não deixou que ninguém se curvasse a seus pés em reverência.Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: “Levante-se, eu sou homem como você””.(Atos 10:25-26). Paulo repreendeu a Pedro (Gálatas 2:11) e foi Tiago quem liderou a Assembléia de Jerusalém, e não Pedro (Atos 15:13-19). Se Pedro foi o primeiro Papa, e Deus destinou a Sua Igreja para acreditar nisto, então por que Paulo não menciona Pedro uma vez sequer em sua carta à Igreja de Roma? A Epístola de Paulo aos Romanos nunca menciona seu nome. Isso é altamente significativo. Na palavra de Deus, nós não encontramos o respaldo para a supremacia de Pedro.

………………………………………………………………………………………………………

3. O Lugar de Maria: Maria foi um vaso escolhido por meio de quem Cristo nasceu. (Mateus 1:20-23). O anjo Gabriel disse que ela era “agraciada” e “bendita entre as mulheres” (Lucas 1:28). Quando Jesus cresceu, ele honrou sua mãe nos evangelhos, mas Ele não exaltou Maria acima das outras mulheres. De fato, Jesus mesmo disse: “Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50). Assim, qualquer um que faz a vontade de Deus é como sua mãe. O nome de Maria, mal é mencionado no resto do Novo Testamento! Pedro, que supostamente foi o primeiro papa, não disse uma palavra sequer sobre Maria, em suas cartas. E Paulo, em sua carta aos romanos, menciona o nome de Maria, apenas uma vez (Romanos 16:6), mas ele provavelmente não estava falando sobre a mãe de Jesus. Não há absolutamente nenhuma referência a Maria, em qualquer de suas outras epístolas ou nas cartas que foram escritas às igrejas primitivas. Nenhum cristão foi ensinado no Novo Testamento para fazerem orações a Maria. Roma diz que Maria pode nos trazer “os dons da salvação eterna”, e que ela carrega “os títulos de Advogada, Auxiliadora, benfeitora e Mediadora” Catecismo da Igreja Católica, p. 252. No entanto, tais títulos não são aplicados a Maria na Bíblia, além de contradizerem a Palavra, que diz: “Só há um Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. (1 Timóteo 2:5).

………………………………………………………………………………………………………

4. Confissão aos padres: Roma diz que devemos confessar nossos pecados aos padres, mas a Palavra de Deus não ensina isso. Tiago escreveu: “Confesse suas faltas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados.”(Tiago 5:16 King James). Isto não é o mesmo que confessar os pecados a um padre, mas significa que devemos confessar nossas culpas uns aos outros, e orar uns pelos outros. Davi escreveu: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados” (Salmos 32:5). “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9). Assim, devemos confessar nossos pecados a Deus o único que pode perdoar. A prática da confissão dos pecados a outro pecador não só é degradante ao confessor, mas prejudicial para o ouvinte. Paulo disse: “Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.” (Efésios 5:12). Se pecarmos contra alguém, devemos nos acertar com a pessoa, porém não devemos confessar nossos pecados a outro pecador. Se o fizermos, estamos plantando as sementes do mal em outra mente. Paulo escreveu: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem” (Efésios 4:29). Se confessarmos os nossos pecados a um padre, estamos desobedecendo esta Palavra e não edificando aquele que nos ouve. Devemos confessar nossos pecados a Jesus Cristo, pois ele pode lidar com isso e nos perdoar.

………………………………………………………………………………………………………

5. O Sacrifício da Missa: Roma diz que, quando seus padres repartem o pão da comunhão, isto é uma reencenação real do próprio sacrifício de Jesus Cristo. Na Missa, “Cristo é sacrificado novamente.” (The Faith of Millions: The Credentials of the Catholic Church, by Rev. John A. O’Brien. p. 354 (1955)). Será isto verdade ou uma fábula? Como podemos descobrir? Pela palavra. O livro de Hebreus é claro. Paulo escreveu sobre “a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas”. (Hebreus 10:10). “mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus” (verso 12). “porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” (verso 14). Assim, a Bíblia é clara. Existe apenas um sacrifício, o que ocorreu na cruz. Os cristãos devem depositar sua fé total no que Jesus já fez há dois mil anos atrás. Qualquer ensinamento sobre outro sacrifício é realmente uma negação do que Jesus Cristo já fez “uma vez por todas” (Hebreus 10:10) e representa um desvio para longe do amor de Cristo e da verdade.

Artigo escrito por Steve Wohlberg traduzido diretamente do site White Horse Media

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Artigos Traduzidos - White Horse Media, Catolicismo, Confissão e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para A Bíblia, Pedro, Maria, Confissão e Missa

  1. Angela disse:

    Olá, saudações.
    Sobre esta matéria publicada acima, tenho uma pequena história que ilustra muito bem o comentário.
    Havia uma mulher, que toda as manhãs quando se levantava, olhava para o quintal da vizinha, através de uma vidraça e comentava com o marido:
    Meu bem, olha como as roupas no varal da vizinha são encardidas; ela é muito porca; não sabe lavar as roupas direito.
    E durante muito tempo, este comentário era feito pela esposa.
    Certo dia, ao se levantar, foi olhar para as roupas da vizinha e percebeu que elas estavam limpinhas, branquinhas. Chamou o marido que estava tomando café e comunicou o novidade.
    Meu bem, olha só as roupas da vizinha que brancas; ela aprendeu a lavar.
    Ao que o marido retrucou:
    Não é isso não meu bem; eu é que levantei cedo e e limpei os vidros.
    Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça; ou melhor, quem tiver inteligência que reflita.

  2. Seventh Day disse:

    Querida Angela,

    A carapuça nos serviria se o que foi escrito não estivesse completamente embasado na palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.
    Claro que você pode ser daquelas pessoas que não crêem nas sagradas escrituras, o ser humano tem o livre arbítrio para seguir o Assim diz o Senhor ou desobedecê-lo seguindo doutrinas e tradições de Homens, assim, cabe a cada um de nós a escolha. Se não concorda com alguma passagem bíblica aqui citada, peço a gentileza de nos informar como você entende as recomendações de Deus pertinentes a certos assuntos e assim podermos dialogar como cristãos que somos.

    Deus a abençoe !

  3. Angela disse:

    Há quanto tempo existe a religião Adventista e a quanto tempo existe a religião Católica.
    Vocês sabiam que graças a esta religião, que vocês insistem em execrar, embora sendo como todas as outras, dirigida por homens falíveis, foi graças a ela que o nome de Jesus Cristo atravessou séculos e mais séculos?
    Será que Jesus, se aqui estivesse, aprovaria a atitude deplorável com que tratam a religião mais antiga, onde os seus seguidores deram a vida para que Seu nome fosse perpetuado?
    Vocês alguma vez leram a frase dita pelo Mestre:
    “Não julgueis para não serem julgados”.
    Eu costumo “sapear” pela internet em busca de sites religiosos e nunca encontrei um católico que falasse mal das outras religiões.
    Cá para nós; vocês não se sentem constrangidos de atacar o catolicismo e as outras religiões sistematicamente?
    Afinal; qual foi mesmo a religião que o Mestre nos deixou?
    Me parece que não foi a adventista mas sim a maior de todas:
    Não julgueis para não serdes julgados.
    O que eu acho mais absurdo, é que vocês ficam “brigando” entre sí, cada um achando que é o dono da verdade e encontrado falhas em toda e qualquer religião que não seja a que professam.
    Aguardo manifestação

  4. Seventh Day disse:

    Cara Angela,

    Não se trata em saber qual religião é a mais antiga ou não, mas sim em saber qual a que cumpre o Assim diz o Senhor das escrituras sagradas. Estamos aguardando você dar seu entendimento concernentes aos textos sagrados que citamos neste artigo, será que a Bíblia sagrada é mentirosa e a tradição patrística da igreja está acima da palavra de Deus?

    Nós não atacamos pessoas, mas doutrinas ANTIBÍBLICAS que levarão muitos a PERDIÇÃO ! Esfacelamos tais doutrinas não baseados em nossas opiniões pessoais, mas o fazemos ancorados na palavra de Deus, a saber, A Bíblia Sagrada, nossa salvaguarda, que se explica por si mesma, basta as pessoas abrirem seus corações as claras verdades de Deus nela reveladas !

    Não julgamos pessoas, mas doutrinas e se certas doutrinas de homens não passarem no crivo das sagradas escrituras a rejeitamos com veemência. Neste caso não se aplica o não julgueis para não serdes julgados, uma vez que Deus quer que aqueles que o amam sigam aquilo que ele nos recomenda e não doutrinas espúrias que levam ao erro e perdição eternas.

    Deus a abençoe !

  5. Fabio Santos disse:

    Angela,

    A questão aqui não é de julgar as pessoas e sim de apresentar a Verdade das Santas Escrituras contra os falsos ensinos. Não estamos dizendo que todo os católicos estão perdidos, pois existem pessoas que estão sinceramente enganadas. Assim como também muitos adventistas se perderão por não se firmarem na Verdade. A questão é: existe na Bíblia, que é Palavra de Deus, alguma autorização para se adorar, ou venerar (sinônimo), a imagens de escultura? Pelo contrário a Bíblia não deixa dúvidas quanto a proibição de adoração de imagens (Exodo 20:4-6), mandamento esse que a ICAR alterou sem autorização divina. Existem outros ensinamentos anti-bíblicos que a ICAR propaga como sendo verdadeiros, o artigo mesmo cita alguns deles. A Bíblia fala em Galátas 1:8, que mesmo se um Anjo vier até nós com ensinos que sejam diferentes do que Deus nos revelou, tal Anjo deve ser reprovado.
    Portando por mais difícil que seja pra você aceitar que a igreja pela qual você passou a vida congregando, esteja em completo desacordo com as Santas Escrituras, você deve fazer uma escolha agradar a Deus ou aos homens. E aí qual é a sua escolha?

  6. Angela disse:

    Vocês são muito cômicos mesmo. É engraçado como vocês protestantes, qualquer que seja a dominação se acham donos da verdade.
    Será que vocês ainda não pararam para colocar a razão acima da fé cega? a letra que mata?
    Existem no mundo milhares de religiões e cada uma se acha a dona da verdade.
    Se você perguntar a um muçulmano, ele vai achar que a única religião correta é o islamismo; se você perguntar a um judeu vai achar que é a dele, a um hindu, vai achar que é a dele; e aí vai.
    Será que vocês ainda não caíram na realidade que o fanatismo é a pior desgraça da humanidade, um verdadeiro câncer, e que o fanático não consegue ser lúcido, pois coloca a fé acima da razão.
    Será que vcs ainda não perceberam que este fanatismo cego mata milhões de pessoas no mundo por se acharem donos da verdade?
    Por quê será que todas as religiões, menos a de vocês, estão erradas?
    Pessoas em nome desse Deus que é o mesmo dos católicos, protestantes, muçulmanos se explodem e matam milhares de pessoas por acharem que estão fazendo a coisa certa?
    Ó gente, parem com esses ataques gratuitos pois como dizia nosso Mestre Jesus, amai-vos uns aos outros e basta. Se as outras religiões estão erradas, deixem que um dia encontrarão o caminho.

  7. Seventh Day disse:

    Cara Angela,

    Não nos achamos donos da verdade, quem é o dono da verdade é Deus, e sua verdade se encontra nas sagradas escrituras, a Bíblia !

    Nossa fé não é cega, pois seguimos aquilo que está na palavra de Deus e não meros preceitos de homens, que cometem a loucura de agirem de forma contrária ao que recomendam as sagradas escrituras.

    Hebreus 11:6 “Ora sem fé é impossível agradar a Deus… ”

    No mundo existem centenas de milhares de religiões? Acaso a Bíblia diz que TODOS serão salvos? Acaso aqueles que não crêem que Jesus é o filho de Deus e redentor, ou que acham que Jesus não é o filho de Deus mas apenas um espírito evoluído serão salvos?

    O ensino bíblico com respeito à salvação é claro, concreto, definido e simples. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo…” (Atos 16:31). Mas, crer em Jesus Cristo implica muito mais do que apenas crer que Ele existe. Não basta crer e não viver segundo essa fé em obediência à Sua palavra. “Os demônios também crêem e estremecem”, diz a Bíblia. Crer em Cristo é viver segundo Sua vontade, fazendo o que Ele quer, que está manifesto em sua palavra, e não o que desejamos. Não é suficiente declarar ‘eu creio’ e então continuar ignorando ou violando aquilo que Deus nos recomenda em sua palavra. O coração convertido vive em harmonia com os preceitos de Deus.

    Só há um caminho para a salvação e não é um caminho fácil. A Bíblia diz em Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”

    Você nos julga fanáticos, e o somos mesmo !

    Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus
    (1 Coríntios 1:18).

    Mais uma vez a questão não é qual religião é a certa, a questão é O QUE DEUS QUER QUE FAÇAMOS!

    O melhor que podemos fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A Bíblia diz em Deuterenômio 30:15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” Deuterenômio 10:12-13

    Porque desobedecer ao que Deus diz em sua palavra? Por que seguir preceitos de homens?

    PORQUE PERMANECER ERRANDO?

    O Catolicismo ensina que Maria, os santos e as imagens e relíquias devem ser venerados ou adorados. A Palavra de Deus diz, em Mateus 4:10, que apenas a Trindade de Deus deve ser adorada. “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”. O Catolicismo ensina que Maria não foi uma pecadora por causa da chamada “imaculada conceição” na sua mãe, mas a Palavra de Deus diz, em Lucas 1:47, que Maria foi sim uma pecadora, que reconheceu que ela própria necessitava de um Salvador. Maria diz, em sua canção de louvor, ao saber que o Senhor Jesus poderia nascer através dela: “E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”.

    A Igreja Católica diz que o batismo deve se dar pela aspersão das crianças que não podem crer no Evangelho. A Palavra de Deus diz que o batismo deve se dar pela imersão e apenas dos crentes. Todos os casos de batismo no Novo Testamento envolveram um crente adulto. Todos os casos de batismo no Novo Testamento envolveram claramente o mergulho do sujeito em água.

    Um exemplo claro e clássico é o batismo do Eunuco etíope, em Atos 8:36-39. “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Felipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Felipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Felipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho”. A palavra batismo, no Novo testamento, significa, sempre significou e só pode significar mergulho, mergulhar ou imergir. O simbolismo do batismo, enterro e ressurreição, requer mergulho, imersão na água e emersão da água.

    O Catolicismo chama a celebração da Ceia do Senhor de Missa e ensina que, na Missa, o pão e o vinho são verdadeiramente transformados no corpo e no sangue de Jesus Cristo. Além disso, dizem que o sacrifício de Jesus Cristo é de fato oferecido a cada vez que uma Missa é celebrada.

    O Novo Testamento ensina, por outro lado, que a Ceia do Senhor é uma ordenança da igreja, cujo objetivo é simbolizar e memorar a morte de Cristo até que Ele volte. I Coríntios 11:24-26 diz: “E tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é (ou isto representa) o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é (ou isto representa) o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”.

    Repetidas vezes o Novo Testamento, no livro de Hebreus, afirma que o sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi um único sacrifício que nunca mais se repetirá. Dois exemplos são Hebreus 7:27 a Hebreus 10:10-12. Hebreus 7:27 fala sobre Cristo ou o Sumo Sacerdote. “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez Ele, uma vez, oferecendo-se a Si mesmo”. Hebreus 10:10-12: “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; mas Este, havendo oferecido para sempre um único sacrifíciopelos pecados, está assentado à destra de Deus”.

    O segundo mandamento de Deus está em Êxodo 20:4-5. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás”.

    O Catolicismo venera e adora imagens de Maria e dos santos tanto quanto as relíquias. O Catecismo de Baltimore deixa de fora o segundo mandamento na sua exposição oficial dos dez mandamentos de Deus.

    Não importa o quanto o Catolicismo tente explicar sua atitude, venerar imagens e relíquias é uma violação ao segundo mandamento de Deus e, portanto, é idolatria. A Palavra de Deus diz, no segundo mandamento, Não farás, Não te encurvarás e Não servirás imagens de escultura”! A Palavra de Deus diz ao povo de Deus, em I Coríntios 10:14: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”. Segundo Gálatas 5:19-21, a idolatria é uma das obras da carne que barra uma pessoa de chegar ao céu.

    O Catolicismo coloca Maria, os padres e os santos como mediadores entre Cristo e o crente, portanto não há acesso a Cristo exceto através deles! Quando há mediadores entre o pecador e Cristo, infere-se que o próprio Cristo não é acessível ao pecador diretamente.

    Jesus Cristo é muito acessível, pois Ele é tão humano quanto você e eu! Jesus Cristo pode ser contatado diretamente, sem mediadores, sem Maria, sem o padre, sem os santos ou o papa, porque ele é homem e, por isso, acessível. O afável convite do Senhor Jesus Cristo, em Mateus 11:28, é: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Note-se que Ele não diz: Vinde a Maria ou através de Maria! Não diz: Vinde através dos padres, dos santos, do Papa ou da Igreja. Diz: “Vinde a mim”. Paulo diz, em I Timóteo 2:5: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus os homens, Jesus Cristo homem”.

    Além disso, o Cristo do Catolicismo não é forte, varonil, vivo, reinante, uma companhia diária amorosa que ouve os pecadores e lhes responde. O Cristo do Catolicismo é basicamente um bebê desamparado nos braços de sua mãe ou então um Cristo morto sobre um crucifixo. Com isso Roma tem efetivamente afastado Cristo dos pecadores.

    O Catolicismo prega a insuficiência do sacrifício de Cristo ao o repetir freqüentemente na Missa. A Palavra de Deus, por outro lado, ensina que o perfeito e suficiente sacrifício de Cristo pelos pecadores foi único e eterno.

    A Igreja Católica ensina que o homem é justificado pelas obras, pela manutenção dos sacramentos, por fazer penitências etc. O Catolicismo ensina que a justificação está baseada nos méritos dos santos e nos méritos das suas próprias boas obras, mas a Palavra de Deus ensina que a justificação está baseada na vida justa e na morte substituinte de Cristo na cruz. O Catolicismo ensina que, na justificação, a justiça é infundida ou colocada dentro do pecador e que ele, dessa forma, faz-se justo.

    A Palavra de Deus ensina que, na justificação, a justiça é imputada ou creditada em favor do crente pecador. A Palavra de Deus ensina que o crente pecador é vestido com a justiça de Cristo que cobre seus pecados e torna-o aceitável pelo santo Deus. Romanos 3:22 descreve isso quando diz: “Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem”.

    A principal diferença entre o Catolicismo e o histórico Cristianismo Neo-testamentário é a doutrina da justificação exclusivamente pela fé. A Palavra de Deus ensina que os pecadores são justificados exclusivamente pela fé, exclusivamente através de Cristo e com base exclusivamente nas Escrituras.

    O Catolicismo prega que o Estado e todas as pessoas que nele vivem devem se submeter ao que dita a Igreja Católica. Prega, portanto, a união da Igreja ao Estado, reinando a Igreja de forma suprema. Roma atribuiu-se a infalibilidade e requer que todos os homens ajoelhem-se diante dela e a sigam cegamente. Aqueles que se recusam conformar-se aos ensinamentos Católicos têm sido perseguidos, torturados e executados sobre princípios indistintos há mais de 15 séculos. Milhões de pessoas têm sido executadas e outras incontáveis torturadas pelo Catolicismo, acusadas pelo crime de discordar de seus ensinamentos! Pelos séculos milhares de pessoas morreram nas mãos da Igreja Católica Romana por dizer as mesmas coisas que estou dizendo para você neste livro!

    A Palavra de Deus, por outro lado, prega uma absoluta liberdade religiosa para todos os homens. Prega a separação entre a Igreja e o Estado. Ensina que os Cristãos não devem usar a força na propagação do Evangelho. Em João 18:36, o Senhor Jesus deixa isso claro ao dizer: “O Meu reino não é deste mundo; se o Meu reino fosse deste mundo, pelejariam os Meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o Meu reino não é daqui”. Os Cristãos que agem de acordo com a Palavra de Deus não devem perseguir ou procurar executar aqueles que discordam deles. Quando Tiago e João pediram para que viesse fogo do céu sobre aqueles que não cressem na sua pregação, o Senhor Jesus respondeu-lhes em Lucas 9:55-56: “Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”.

    o Catolicismo Romano é um sistema religioso falso e não-bíblico que propaga um falso evangelho. Os erros do Catolicismo que vimos não são menores. Estão ligados às principais doutrinas da fé Cristã. A Igreja Católica é sempre rápida para chamar os outros de “heréticos”, mas, como vimos, ela está permeada de heresias.

    Deus a abençoe !

  8. antonio inacio ferraz disse:

    a igreja adventista e oposto a tudo ;ja tem suas divisoes a biblia do senhor joao almeida saiu por duzentos anos nas sociedades britanica e americana mais a sociedade bibrica unida do rio ate 1931 impresso nos usa como padre joao ferreira de almeida ;a sociedade biblica do brasil que tirou o adjetivo padre e lancou no acude dos analfabetos latinos com cultura anglo americanos

  9. antonio inacio ferraz disse:

    idolatria biblica de imagens; os querubins da arca ;a serpente no deserto ;a imagens de dan e mica em 2 juiz; capitulo 17ao19

  10. antonio inacio ferraz disse:

    verificar a pagina do google um trabaho do prof felipe aquino sobre a igreja catolica a versao 70 ea nacionalista da biblia pagina 14

  11. Ivan Augusto da Silva Pereira disse:

    O QUE É MARIA PARA OS CATÓLICOS
    Um dia um pregadora disse o que é Maria para o católico.
    Ela estava passando umas ferias nos E.U.A e la encontrou um amigo que estava desesperado a proucura de um empregro, tinha passado em varias fabricas mais ainda estava desempregado.
    Ela que uma católica praticante estava a procura de uma igreja para rezar e perguntou a esse amigo onde avia uma igreja mais proxima e ele como um protestante tambem praticante lhe disse: POR QUE VOCÊS CATÓLICOS PEDE PARA QUE MARIA INTERCEDA POR VOCÊS SE EU POSSO FALA DIRETAMENTE COM O SENHOR JESUS? Ela no momento não teve respostas para dar a esse amigo.
    No outro dia ela vio seu desespero por um emprego e lhe disse: esta muito dificio encontra emprego? E ele lhe disse: sim fui em varias fabricas e ate agora nada, fui ate a fabrica de seu filho ele ficou de me arruma mais ate agora nada, SE A SENHORA PEDISSE PARA QUE SEU FILHO ME EMPREGA-SE QUEM SABE ELE ME CHAMAVA? A senhora é mãe.
    E ela disse: AGORA EU TENHO A RESPOTA ONTEM VOCÊS ME DISSE PORQUE EU PESSO A MARIA SE EU POSSO PEDIR A JESSUS. TUDO O QUE UMA MÃE PEDI A SEU FILHO, COM TODO AMOR E CARINHO ELE FAZ.
    ”FILHO O VINHO ACABOU”

  12. marcos ferrarezi disse:

    seriabom e bonito se fosse verdade. para ivan augusto da silva

  13. Allan Assalin disse:

    Olah meus queridos…Feliz Sábado…
    achei super interessante a matéria que vocês fizeram…achei muito abençoada…
    mas só faltou vocês do Principal Dogma Católico…

    “A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar.
    Se tivesse levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do
    papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a
    trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros
    escriturísticos.” Thiago White, The Review and Herald, 07 de fevereiro
    de 1856. ”

    Irmãos não parem com esse trabalho de denunciar o erro e pregar a verdade(descrita em apocalipse 14: 6-12 no simbolo dos 3 anjos)
    Estudem a bíblia por vocês mesmos, e não deixem que os homens pensem por vocês, nem digam no que vocês devem acreditar.

    “Cada qual têm de agora estudar a bíblia por si mesmo, de joelhos perante Deus, com o coração humilde e dócil de uma criança, se quisér saber o que é que o Senhor dele requer.” (Testemunhos para a Igreja, vol.5 Cap. O Selo de Deus, Ellen G. Withe)

    Um ótimo fim de Sábado para todos, na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  14. dirceu disse:

    Que a paz esteja com voce!

    Gostaria de obter explicações da passagem bíblica seguinte:
    Mt. 12-1,14. Como os ADVENTISTAS interpretem?
    Que DEUS abençõe a todos.

  15. geferson !! disse:

    colossense 2:7
    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

    1 Corintions 2:11 ao 16

    Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

    Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
    As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

    Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,

    Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

    Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

    Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;

    Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

    Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;

    Galatas4:16Tornei-me acaso vosso inimigo porque vos disse A verdade?2Coritios13:8Porque nada podemos contra a verdade,porem a favor verdade.

    E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo de Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 2 Co 6.16

    Pois o mesmo Senhor descerá do Céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. . Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 3: 16-17
    Ora, se festejarmos ou participarmos destes eventos, até mesmo simplesmente com a nossa presença, estamos sendo participantes de festa de ídolos, o que é contrário à Palavra de Deus que diz em Êxodo 20: 4-5

    Rm. 8.5-8,12-14 – que “os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

    Eles não são nada! Eles não podem fazer nada! Essas imagens são coisas sem vida e sem valor.” Isaías 41:29

    Acaso é a mim que eles provocam à ira? diz o SENHOR, e não a si mesmos, para confusão dos seus rostos? Jeremias 7:19

    Eles não são nada! Eles não podem fazer nada! Essas imagens são coisas sem vida e sem valor.” Isaías 41:29

    2 Coritions 6:15,16 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

    E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
    E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?

    Miquéias 4:5 Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos em nome do SENHOR nosso Deus, para todo o sempre.

    1 TESSALONICENSES 3:7 PORQUE DEUS NAO NOS CHAMOU PARA A INUDICIAS,MAS PARA A SANTIFICACAO

    ISAIAS 3: 9 Eles não tratam os outros com igualdade, e isso prova que estão errados. Pecam abertamente como os moradores de Sodoma; não procuram esconder os seus pecados. Ai deles, pois estão trazendo sobre si mesmos o castigo da sua própria maldade!

    paz e graça geferson.carvalho@gmail.com

  16. Fábio Prestes disse:

    Quando Jesus disse a Pedro que nele faria sua igreja, referiace a seu corpo, assim como o meu e o seu.
    Romanos cap 08 vc 11. E mais, Jesus sabia que o coração de Pedro era vingativo e duro para perdoar no que ele, Jesus trabalhou e muito fazendo orações a Deus por Pedro. O próprio Pedro escreve uma carta onde, ele pede a igreja(NÓS) que nos tornemos perfeitos em amor e caridadde para com o próximo, afim de mudar-lhe o coração para ali habitar o Espirito de Deus.
    Nós, somos a igreja, e não mais existe o velho templo de pedra do antigo testamento.

  17. Maria disse:

    Para Ivan Augusto da Silva Pereira

    Ivan, como vcs católicos aprenderam a colocar Maria acima de Jesus.

    Perceba que a frase citada pela a mulher que estava em busca de uma igreja ao homem que procurava um emprego, esta frase é de Jesus Cristo, mas vcs querem transferir tudo que é de Jesus para Maria.

    Foi Jesus quem disse esta frase comparando a Deus como Pai e não a Ele mesmo. Jesus, Ele é o que intermediará e quem intercederá entre o Pai (Deus) e os filhos (nós). Nesta frase dita por Jesus, não cabe Maria, nem entre Mãe.

    Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Mateus 7:9
    E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Lucas 11:11

  18. Giovanna disse:

    Sabe pessoal, acho que cada um tem o jeito de AMAR A DEUS, então creio eu que a religião não interfere muito, pois se acreditamos em Deus está valendo. Mas acho errado a maneira que vocês atacam uns aos outros; sou católica e nunca ouvi se quer uma vez católicos falando mal de evangélicos, mormons, adventistas etc etc, por que todos não tentam manter o respeito entre si acho que isso sim mudaria algo na sociedade e não discutir e ficar julgando qual religião é a melhor e qual foi criada antes.

    P.S*: para mim as imagens contidas na igreja são só uma REPRESENTAÇÃO e nada mais, não é que adoramos a imagem, mas sim olhamos para ela e vemos como elas eram no passado.

    Grata pela compreensão de todos e uma boa noite.

  19. pedro disse:

    oi maria gostaria de falar q nós católicos não colocamos Maria acima de Jesus coisa nenhuma só a respeitamos como uma mãe amorosa q ama seus filhos (nós) e sempre q precisamos de algo ela leva nossas orações até seu filho Jesus parece q vc não leu a passagem das bodas de caná ela q fala a Jesus q faltou o vinho para q o milagre aconteça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. rogério disse:

    Será que podemos mesmo entender as Escrituras de acordo com nosso “livre arbítrio”? Não é Pedro que diz que “NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É OBJETO DE INTERPRETAÇÃO PESSOAL” !!!!! (2Pd 1:20) Ele menciona pontos da escritura que HOMENS SEM ISTRUÇÃO E VACILANTES DEFORMAM,para sua própria perdição (2 Pd 3:16)!!!!! Cuidado!!!!A própria Bíblia nos ensina QUE NINGUÉM TEM O DIREITO DE INTERPRETAR A BÍBLIA DE ACORDO COM O SEU ENTENDIMENTO PESSOAL!!!!!!!!!!!!!
    E Pedro ? Será que foi por acaso que Jesus trocou o nome dele,que era Simão,e o chamou de Pedro? “Tu és Simão,filho de João. TU TE CHAMARÁS CEFAS, QUE QUER DIZER PEDRA” (João 1,42) E por que Paulo diz aos efésios que “SOMOS EDIFICADOS SOBRE O ALICERCE DOS APÓSTOLOSE DOS PROFETAS,tendo o próprio Jesus Cristo como pedra principal”(Ef 2,20)? E por que foi só a ele que Jesus disse após a sua ressurreição,por três vezes: APASCENTA AS MINHAS OVELHAS, APASCENTA OS MEU CORDEIROS (João 21′,15-16)
    Ele não foi bispo de Roma? Então por que ele escreve no fim da carta que “a Igreja que está em BABILÔNIA,eleita como vós,vos saúda” (1Pd 5,13) Ora,todos sabemos que era linguagem corrente entre os cristãos primitivos chamar a cidade de Roma de “Babilônia”,e esta linguagem aparece também no livro do Apocalipse!!!!!!!!
    E o que dizer de Maria? Será que ela é mesmo tão insignificante assim? Por que será que Jesus do alto da cruz nos entregou a ela como filhos e nos deu ela como nossa mãe? Foi assim que os primeiros cristãos já interpretavam a passagem de João 19,25-27!!!!!!!!!!!!! E por que será que ela aparece no primeiro milagre de seu filho em João cap.2,1-11 ??? Não foi por causa do seu pedido que o milagre aconteceu????????
    Ah, e se a Igreja não recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados e de celebrar o sacrifício Eucarístico,então vamos rasgar a Bíblia!!!!!!! Por que será que Jesus diz em João 20,19-23 aos apóstolos: A QUEM PERDOARDES OS PECADOS,ELES SERÃOM PERDOADOS,E A QUEM OS NÃO PERDOARDES,ELES FICARÃO RETIDOS!!!!!! Está claro que Cristo deu à Igreja o poder de absolver os pecados!!!!!!!!!!!
    E a Eucaristia? SERÁ MESMO QUE JESUS FALAVA EM SENTIDO SIMBÓLICO QUANDO EM JOÃO 6 DECLARA QUE DARIA SUA CARNE A COMER E SEU SANGUE A BEBER? Então por que será que ” a partir daquele momento,muitos discípulos o abandonaram”? Será que se fosse mesmo um problema de mal-entendido os discípulos teriam abandonado Jesus por ele falar de seu corpo e sangue como alimento? Se Jesus estivesse falando figuradamente,teria explicado e desfeito o mal entendido…..
    NÃO ENTENDO POR QUE AS PESSOAS LÊEM A BÌBLIA E FECHAM OS OLHOS AO QUE ELA ENSINA.NÃO ENTENDO POR QUE AS PESSOAS SE ACHAM NO DIREITO DE ABANDONAR A DOUTRINA CATÓLICA,QUE OS APÓSTOLOS NOS ENSINARAM,PARA IREM ATRÁS DE SUA PRÓPRIAS IDÉIAS!!!!!!! NÃO ENTENDO COMO PODEM ALGUNS SEGUIR UMA IGREJA DE CEM ANOS DE IDADE E DESPREZAR AQUELA QUE TEM DOIS MIL ANOS!!!!! É MUITA SOBERBA E ORGULHO QUERERMOS DISCORDAR DO ENSINAMENTO DOS APÓSTOLOS!!!!! MAS ELES MESMOS TINHAM PROFETIZADO QUE O MUNDO SE ENCHERIA DE FALSOS PROFETAS, E VEJO QUE ISSO REALMENTE ACONTECEU!!!! BASTA VER O ENSINAMENTO QUE ESTÃO PASSANDO POR AÍ AOS CRISTÃOS HOJE!!!!!
    Com todo respeito,porque cada um é livre para acreditar naquilo que quiser….MAS APOIAR COISAS ERRADAS NA BÍBLIA E CRITICAR A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO É ALGO INADMISSÍVEL!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s