Seria Errado ter uma árvore de Natal na Igreja?

Olá! Está se aproximando o Natal, e os preparativos para o mesmo já começaram. Os momentos de festa objetivam, também, deixar-nos mais cheios de alegria, e não de dúvidas. E entre nós cristãos, a cada fim de ano, sempre surge esta pergunta: “Seria errado ter uma árvore de natal na igreja?”. Bom, desta vez, vou deixar que uma conselheira bem mais experiente que eu responda a pergunta. Portanto, com você, Ellen G. White: “Deus muito Se alegraria se no Natal cada igreja tivesse uma árvore de Natal sobre a qual pendurar ofertas, grandes e pequenas, para essas casas de culto. Têm chegado a nós cartas com a interrogação: Devemos ter árvores de Natal? Não seria isto acompanhar o mundo? Respondemos: Podeis fazê-lo à semelhança do mundo, se tiverdes disposição para isto, ou podeis fazê-lo muito diferente. Não há particular pecado em selecionar um fragrante pinheiro e pô-lo em nossas igrejas, mas o pecado está no motivo que induz à ação e no uso que é feito dos presentes postos na árvore.

A árvore pode ser tão alta e seus ramos tão vastos quanto o requeiram a ocasião; mas os seus galhos estejam carregados com o fruto de ouro e prata de vossa beneficência, e apresentai isto a Deus como vosso presente de Natal. Sejam vossas doações santificadas pela oração”. Review and Herald, 11 de dezembro de 1879.

“As festividades de Natal e Ano Novo podem e devem ser celebradas em favor dos necessitados. Deus é glorificado quando ajudamos os necessitados que têm família grande para sustentar”. Manuscrito 13, 1896.

Árvore de Natal com Ofertas Missionárias não é Pecado

“Não devem os pais adotar a posição de que uma árvore de Natal posta na igreja para alegrar os alunos da Escola Sabatina seja pecado, pois pode ela ser uma grande bênção. Ponde-lhes diante do espírito objetos benevolentes. Em nenhum caso o mero divertimento deve ser o objetivo dessas reuniões. Conquanto possa haver alguns que transformarão essas reuniões em ocasiões de descuidada leviandade, e cujo espírito não recebeu as impressões divinas, outros espíritos e caracteres há para quem essas reuniões serão altamente benéficas. Estou plenamente convicta de que inocentes substitutos podem ser providos para muitas reuniões que desmoralizam”. Review and Herald, 9 de dezembro de 1884.

O meu desejo, querido irmão, é que, neste Natal, sua igreja possa ser uma benção cristã para a sociedade.

Boas festas!

Valdeci Junior

Leia Também:

O Natal como Dia de Festa
É Certo Comemorar o Natal?
Cristianismo de Natal

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Natal e marcado , . Guardar link permanente.

14 respostas para Seria Errado ter uma árvore de Natal na Igreja?

  1. xicao disse:

    cade os textos bíblicos que confirmam essa argumentação de colocar árvore dentro da igreja? Nenhum-zinho? Deve ter algum lá em Levitico ou Deuteronomio…. ou então em Apocalipse….

    Cadê os textos bíblicos que confirmem o uso de simbolos pagãos dentro de igrejas????

    Vcs e essa profetiza falsa são adoradores de Satanás, só ainda não se aperceberam disso….

    http://www.apsatanismo.org/

  2. Marco Roberto Marques disse:

    veja o que a palavra de Deus fala:

    As falsas religiões sempre utilizaram a madeira, bem como as árvores, com fins de idolatria:
    “Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.” (Os 4:13)
    “Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti.” (Deut 16:21)
    Essas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro – símbolo natalino – possui a mesma conotação.

  3. XuXa Rafael disse:

    fico com a resposta de Marco Roberto Marques.
    Deveriamos ter nossas alegrias nao apenas no natal, ajudar os necessitados nao apenas no natal.
    Orarmos nao apenas no natal
    Todo dia é dia de ajudar, e alegar-se!.
    Não precisamos de um simbolismo mundial como o Natal, e a Arvore etc..
    PARA agradar a Deus e louvar a ele.

  4. Bruna Pereira de Rezende Albernaz disse:

    Boa Tarde,

    Ok,poderíamos ter a Árvore se fosse como oferta,porém é sabido que a ávore de natal seria usada como oferta para Tamus( deus sol) onde as bolinhas de Natal que hoje nós penduramos em nossas árvores na ocasião em questão eram cabeças de bebês sacrificadas em ofertasa esse deus.Como fica essa questão!

  5. Seventh Day disse:

    O ideal seria que as igrejas não tivessem árvores decoradas para não escandalizar os escandalizáveis.

  6. Carla Nunes disse:

    E como fica a questão das bolinhas na arvore de Natal? isso nao seria errado?

  7. Carla Nunes disse:

    E a questão do papai noel? hoje existe igrejas ADVENTISTAS que ainda usam a figura do papai noel e ainda fazem a entrada dele na igreja!!

    Como ficaria esta questão?

  8. Adson de Assis disse:

    Creio no primeiro mandamento da palavra de Deus que é: Amai a Deus sobre todas as coisas nos adultos que temos entendimento podemos até não adorar à arvore de natal mas, nossos filhos pequenos que não tem entendimento vão crescer acreditando naquilo que estão vendo então acho melhor não alimentar o entendimento deles com isso porque eles vão crer que existe papai noel acredito que não precisamos esperar até o fim do ano para fazermos boas ações disseram para Jesus que a mãe dele e o irmãos estavam chamando por ele e ele disse: minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de meu pai que estas no céu.
    Que o senhor bom Deus pai do nosso senhor e salvador Jesus Cristo possa continuar nos abençoando, nos dando entendimento, sabedoria da sua palavra para possamos crescer a cada dia mais e ajudar, a ensinar, pregar, curar, povoar o céu e saquear o inferno em nome do senhor Jesus. Amém

  9. Rosivaldo da Silva Braga disse:

    Realmente quando chega no mês de dezembro, as igrejas começam a se preparar para o dia de natal, ou seja, o dia pagã, nós como cristãos deveriamos deixar essas coisas de lado e procurar da mais ouvido a palavra de Deus, só que alguns irmãos ainda querem viver com um pé no mundo e outro na igreja, quando a palavra de Deus diz: não terás outros deuses diante de mim, não farás para ti imagem de escultura, Não adorarás, nem lhes darás culto, Ex. 20:2-5, em outras palavras Deus está dizendo, não faça algo que eu não te ordenei, ainda com o texto mal interpretado de ELLEN WHITE, diga-se de passagem que em hipótese alguma ela manda colocar árvore de natal dentro da Igreja, na realidade quem gosta dessas coisas dentro da igreja sempre terá uma tese para defender, isso é legislar em causa própria, que não tem nada haver, se não tem nada haver tira essa coisa da igreja e pronto meu irmão. Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do Senhor, teu Deus,…a qual o Senhor teu Deus, odeia. Deut. 16:21-22, inda que Ellen White, tivesse mandado colocar Árvore de Natal, a Palavra do Senhor diz: Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do Céu vos pregue evangelho que vá além do que vos tenho pregado seja anátema. GL. 1:8, se a Bíblia, silenciou é porque Deus não queria que fosse festejado, por isso finalizo pedindo desculpas por algumas coisas mas ao mesmo tempo informando que a única regra de Fé do Cristão e toda Teologia é a BÍBLIA, que Deus o Ilumine.

  10. galhardo disse:

    Minha, Tua, Nossa obrigação
    Uma árvore, um detalhe! Existem muitas pessoas e irmão nas igrejas preocupado se deve ou não colocar uma árvore de natal na igreja, embora não se ver comentando que o que realmente deve ser feito a pergunta: Como se deve no natal fazer para melhorar a vida de alguém? Isso ninguém pergunta! Pq será? Ficam preocupados, criticam, acusam e muitas vezes saem até comentando: “Nossa vc viu, Colocaram uma árvore de natal na Igreja??” O que é mais relevante à árvore em si ou a ajuda ao próximo?? Nesse texto q li Ellen G. White deixou claro o que devemos fazer e como proceder com as árvores de natal. É mais que claro a advertência. Abraço a todos! Galhardo

  11. fernando@ disse:

    bom é que a igreja do Senhor atenhace em proceguir nos fundamentos biblicos. pois levantar um madeiro para postar prezentes no mesmo isso eu vejo como adoração profana e satanica;porque no natal secular em primeiro lugar esta o papai noel em segundo a arvore de natal.por isso uma coisa leva a outra.CUIDADO!

  12. Pablo Juan disse:

    A bíblia condena tal ato, isso é o que o inimigo de nossas almas quer, que possamos nos torna igual a ele, desobediente. Deus diz que devemos fugir da aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5: 22. Não podemos compactuar com tais coisas; somos livres e libertos. ” Eis quem esta em cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, e eis que tudo se fizeram novas”. 2 Corintios 5: 17. Essa é a nossa geração, temos que marca-la com a marca de conhecimento da palavra de Jesus, não podemos deixar o inimigo entrar em nossas casas e nem na igreja. A arvore junto com seus enfeites é maligno.

  13. Gilson Alves disse:

    “Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti.” (Deut 16:21)

    Salientando que estes escritos que a irmã Ellen White cita, foram antes de 1888 onde após esta dada , ela recebeu maior luz sobre as vontades de Deus, e sendo instruída pelo Espírito Santo ao verdadeiro sentido da obra que nós como povo devemos exercer.
    Hoje em dia além das árvores, o povo também esta aderindo as festas onde se trajam de caipiras ( juninos ) , estas tradições foram criadas pela bestas, e aquele que tiver algo da besta, semelhante a ela é, a qual o fogo da destruição eterno esta preparado.
    – Pense nisto!

  14. Bem aventurados os que não viram e creram , o nosso Deus é poderoso.ele é onisciente, onipresente,onipotente.o que nós queremos mais sendo que a nossas salvação é individual..(joão cap 4 vers42 ) Jesus é o salvador do mundo.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.