“Todos os que Guardam a Lei estão debaixo de Maldição”

“TODOS OS QUE GUARDAM A LEI ESTÃO DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

Esta frase é muito comum no meio evangélico dos nossos dias. Entretanto, ela não reflete a veracidade do texto de Gálatas 3:10, que diz:

“Todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque escrito está: maldito todo aquele que permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para fazê-las”.

Esta expressão, “livro da lei”, cristalinamente identifica que a lei focada por Paulo é a Lei cerimonial, pois que esta foi, de fato, escrita num livro (Deut. 31:24); ao passo que a Lei Moral o foi em pedras. Êxo. 31:18.

Já que a Lei Cerimonial foi abolida na Cruz (Col. 2:14; Dan. 9:27), descarte-mo-nos dela para afirmar: a Lei Moral não é, não contém, não traz maldição. Porém, a sua transgressão, sim, produz maldição sobre o transgressor.

É diferente estar sob a autoridade da lei e sob a maldição da lei. Há um abismo enorme entre ambas.

Assim sendo, se observarmos a Lei Moral, estaremos sob sua autoridade. Mas, se a transgredimos (ainda que só um mandamento) estaremos sob maldição (morte eterna). Efetivamente, quem obedece em parte, está transgredindo.

Extraído do Livro Assim Diz o Senhor de autoria de Lourenço Gonzales.

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em A Lei de Deus e Temas Relacionados, Assim Diz o Senhor, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para “Todos os que Guardam a Lei estão debaixo de Maldição”

  1. jrmao2010 disse:

    Deus seja louvado, ótima explicação. Além de tudo que foi mostrado, vale lembrar que Paulo disse:

    “Por conseguinte a lei é SANTA e o mandamento santo, justo e bom” Rom 7:12

    Não teria o menor cabimento, Paulo dizer aos romanos que a lei é santa e aos Gálatas que é maldita…Seria uma tremenda contradição. Uma leitura superficial do texto de gálatas (como muitos fazem) é que gera essa confusão de achar que a lei é maldita… Mas felizmente temos a compreensão de saber que a lei é o espelho que mostra a mancha do pecado (Rom 3:20 e 7:7) e nos lavamos no sangue de Cristo…Deus nos abençoe!

    A graça é o caminho que nos leva a vida eterna
    Os 10 mandamentos são as placas que nos orientam a não desviar do caminho

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s