O uso de véu

Gostaria de obter uma explicação sobre o uso do véu, mencionado em I Coríntios 11:2-16.

Em I Coríntios 11:2-16, Paulo afirma que “todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça” (verso 4), ao passo que “toda mulher … Que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça” (verso 5). Endossando o uso do véu pelas mulheres que oram ou profetizam, Paulo estava em conformidade com o costume oriental (judaico e árabe) da época. Mas ao afirmar que os homens não deveriam cobrir a cabeça em tais circunstâncias, ele estava rompendo diretamente com a tradição judaica, que ainda hoje continua ordenando o oposto.

Para compreendermos essa distinção entre o homem e a mulher, quanto a cobrir ou não a cabeça, devemos ter em mente, em primeiro lugar, que Paulo está se referindo aqui ao véu como um “sinal de estar sob a autoridade de outrem” (Leon Morris). Essa distinção baseava-se no princípio de que Cristo é “o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher” (verso 3). Por conseguinte, se a mulher deixasse de usar o véu, ela estaria assumindo uma atitude de desonrosa insubordinação para com o seu marido. Por outro lado, se o homem passasse a cobrir a cabeça, ele estaria negando “ser ele imagem e glória de Deus” (verso 7), reconhecendo o senhorio de outra autoridade em sua vida.

Mas essa subordinação funcional da mulher à autoridade do homem não pode ser isolada da declaração paulina de igualdade essencial entre ambos os sexos. Nos versos 11 e 12, Paulo é claro em asseverar: “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus”. Esse mesmo conceito de igualdade essencial é enunciado também em Gálatas 3:28: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.

As referências em I Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso 2) e aos “costume[s]” (verso 16) parecem corroborar a noção de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Como cristãos, devemos romper apenas com os elementos de nossa cultura que estejam em direta oposição aos princípios universais da palavra de Deus. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.

Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista Sinais dos Tempos, março de 1999, p. 27.

About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Perguntas e Respostas Bíblicas, Véu e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para O uso de véu

  1. RICARDO disse:

    A Palavra fala bem claro que a doutrina e destinada a todas as igrejas, depois ainda fala: nao temos tal costume nem as Igrejas de Deus, o tal tal costume que nao tinha com certeza e que nao tinha costume que as mulheres orassem descoberta, no começo da leitura fala assim, eu vos louvo por que em tudo vos lembrais de mim E RETENDES AS TRADIÇOES COMO VO LAS ENTREGUEI. ou seja paulo elogiou por que estavam retendo ou seja guardando essa doutrina

  2. Thiago disse:

    Para concluir o que o Ricardo disse a própria mulher ela tem sua glória, que significa o cabelo, e o cabelo significa o véu. Mas o próprio homem também tem sua glória que é sua mulher, sendo assim se Deus não divide sua glória com ninguém, como que a mulher mostraria sua glória junto com a glória de Deus? Então a mulher com uma forma de humilhação ela usa o véu para cobrir sua glória e somente aparecer à glória de Deus, sendo assim os anjos cada culto eles ficam maravilhados vendo a própria mulher com sua glória se humilhando diante de Deus e deixando assim a glória de Deus somente.

  3. RICARDO disse:

    A Palavra Ensina que o homem e o cabeça da mulher, entao a mulher dever ser submissa, veja bem isso nao e um racismo contra mulher como muitos que criticam essa doutrina afirmam por ai, pelo contrario essa doutrina demonstra o respeito e a submissao da mulher ao homem que e o cabeça da mulher por ter sido criado por Deus primeiro, na Obra De Deus existe um hierarquia espiritual, Deus,Cristo,homem, mulher, para isso ela usa o veu como sinal de submissao, o homem nao precisa cobrir por ser a gloria de Deus mas a mulher e a gloria do homem, pois ela foi criada dele como esta escrito na Palavra, A Palavra Ensina que a natureza do homem e ter cabelo curto e a da mulher crescido,um ter um porte que diferencie um do outro por isso tambem a mulher nao pode usar roupa de homem e homem de mulher por que cada um tem que ter um porte diferente do outro, o cabelo que foi dado a mulher no lugar do veu para que ela usasse pra ter porte diferente do homem, mas na hora de orar e profetizar e diferente, pois o veu que a mulher usa ao orar e profetizar aquilo que Deus da, e um sinal de submissao, primeiramente se falou do veu que ela usa como sinal de submissao ao orar ou profetizar e depois falou do que ela usa para ter porte diferente do homem que agora e o cabelo crescido que ela usa para diferenciar sua natureza com a do homem, espero ter ajudado

  4. russo disse:

    Está escrito em I Coríntios 11: O véu é um sinal de poderio por causa dos anjos. É também mandamento de doutrina. Os assembleianos erram ao relacionar o versículo 15 como sendo o véu o cabelo, esquecem que no oriente as mulheres usam por costume e aqui basta ter o cabelo crescido que representa o véu. Mas e durante o culto, cadê o véu como mandou Paulo reter no 1º versículo. Estão enganados, pois além de ser tecido transparente o véu deve ser utilizado nas ocasiões especiais como o serviço de culto, ou em lugares em que a irmã sente de usar.

  5. RICARDO disse:

    boa sua resposta russo, o cabelo e dado a mulher quando ela esta fora do culto, quando ela esta na rua ela ou fora do culto o cabelo esta em lugar de veu, mas quando ela esta no Culto ou na Presença de Deus em oraçao deve sim ele usar o veu e so ler com entendimento que muitos vira pelos olhos do Espirito que diante da Presença de Deus a mulher deve cobrir a cabeça com veu como sinal de submissao,
    russo e tiago, voces tambem sao Da Congregaçao Crista No brasil como eu

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s