Não deixe para Depois. Hoje é o dia da Salvação!

A Bíblia diz, em Eclesiastes 3:1 a 7, que tudo tem o seu tempo determinado. “Há tempo de nascer, de morrer, de plantar, de arrancar o que se plantou… de derribar, de construir… tempo de chorar e de ri… tempo de guardar e tempo de jogar fora… tempo de ficar calado e tempo de falar…”

Se todas as coisas têm o seu tempo próprio, qual é o tempo para o mais importante da vida: o acerto de contas com Deus, a preparação para o céu? A resposta está nas palavras de Jesus: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça.” (Mateus 6:33). Sim, querido amigo, o reino de Deus vem primeiro. Deve estar sempre em primeiro lugar.

Mas, infelizmente, não é isso que normalmente vemos por aí. A maioria dos jovens diz que só buscará a Deus quando adulto. Já o adulto diz que quando ficar velho vai pensar nas coisas de Deus. Primeiro vem a educação, o preparo para a vida. Então vem o ganhar a vida, a aquisição de riquezas. Muitos também colocam em primeiro lugar a família. Todas essas coisas são importantes, têm o seu lugar. Mas no plano de Deus elas são secundárias. Vêm depois. Deus deve vir primeiro. O restante deve vir como conseqüência de buscarmos a Deus primeiramente.

Jesus ensinou esse princípio por algumas razões. A primeira delas é a incerteza da vida. Pessoa alguma, jovem ou adulto, pode ter certeza de estar vivo amanhã. Quantos são repentinamente arrebatados pela morte, mesmo quando estão gozando de plena saúde. A Bíblia até adverte: “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.” (Provérbios 27:1). Somos inclinados a fazer planos para o futuro sem levar a Deus em conta. O apóstolo Tiago descreveu isto com as seguintes palavras: “Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que acontecerá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como a neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15).

Em segundo lugar, Jesus ensinou o princípio de buscarmos a Deus primeiro porque quanto mais tempo vivemos com o pecado no coração, mais difícil fica abandoná-lo. O pecado é como uma doença grave que se torna mais difícil ser curada com o passar do tempo. A Bíblia diz que as iniqüidades prendem o perverso “e com as cordas do seu pecado será detido” (Provérbios 5:22).

A terceira razão é que devemos viver da maneira como Deus se agrada. Se o que Ele pede de nós é justo e próprio, por que demorar? Por que viver fora do caminho eterno quando podemos andar nele? Se Deus merece que O amemos e sirvamos, por que dar a Ele só o restinho dos últimos dias de vida?

E a quarta razão porque Jesus ensinou que devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar: é no caminho do Senhor que possuímos felicidade – a felicidade verdadeira. Por que não a buscaríamos em primeiro lugar? É fato que os prazeres do mundo apelam à natureza propensa ao pecado que trazemos do berço – natureza que a Bíblia chama de “pecaminosa” (Romanos 8:3). Mas esses prazeres nos corrompem e nos degradam. Eles são passageiros, levam ao sofrimento e por fim à morte, à perdição.

A Bíblia apresenta muitos exemplos de homens que agiram prontamente quando ouviram o chamado divino. Quando Jesus chamou Pedro e André eles, “no mesmo instante, deixaram o barco de seu pai” e seguiram o Mestre (Mateus 4:18 a 22). Perceba: imediatamente O seguiram, no mesmo instante O seguiram.

Representando a numerosa classe dos que deixaram para depois a maior decisão da vida, temos o exemplo de Félix, governador da Judéia e Samaria. Num encontro que teve com o apóstolo Paulo, Félix ouviu “acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro.” Assustado com tudo que ouvira, desconsiderou o convite de Deus. Pediu que Paulo se retirasse e, quando tivesse tempo, o chamaria novamente (Atos 24:25). Félix deixou para depois a decisão de abandonar o mal. E, quanto se saiba, não teve outra oportunidade. “O caminho do mais tarde”, como diz um ditado espanhol, “leva a cidade do nunca.”

Deixar para mais tarde o reino de Deus é arma eficaz nas mãos do diabo. Por isso, dos passos da vida, o mais importante e o mais urgente é o da entrega a Deus.

O próprio Cristo perguntou: “Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mateus 16:26). Por isso, o conselho do Senhor: “… buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça.” Já o apóstolo Paulo argumenta: “… eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação.” (II Coríntios 6:2). Agora é o tempo próprio. Hoje é o dia.

Amigo querido, por longo tempo talvez, você tem ouvido a voz de Deus a te chamar, mas ainda não decidiu receber a Cristo no coração. Seja longo ou curto esse tempo, hoje, mais uma vez Ele fala: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele Comigo.” (Apocalipse 3:20).

Decida agora, de uma vez por todas, abrir a porta do coração. Dar a Jesus o primeiro e mais importante dos lugares de tua vida. Só assim você estará seguro.

Pr. Montano de Barros
About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Pr. Montano de Barros, Salvação e Temas Relacionados, Sermões e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Não deixe para Depois. Hoje é o dia da Salvação!

  1. romila disse:

    Lindo lindo lindo

  2. Antonio Wesley Ferreira disse:

    muito inspirador!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s