Se Deus Criou Tudo, Quem Criou Deus?

Quem criou Deus? É uma velha questão que tem atormentado a todos aqueles que gostam de pensar sobre grandes questões. Tendo crescido como um agnóstico não-cristão, isto me proveu com uma razão potencial do porque não pode haver qualquer deus. Várias religiões tendem a resolver o problema de maneiras diferentes. A Igreja SUD (Mormonismo) diz que o Deus (Elohim) a quem devemos prestar contas teve um deus pai, então cresceu em um planeta como um homem, e evoluiu para se tornar ele mesmo um deus. Muitas outras religiões têm alegado que os deuses geram outros deuses. Claro que o problema com esta idéia é: como é que o primeiro deus chegou aqui? Este problema de regressão infinita invalida tais religiões. O cristianismo afirma que Deus sempre existiu. É essa idéia mesmo possível? Será que a ciência aborda estas questões?

A Resposta do Cristianismo

O cristianismo responde à pergunta de quem criou Deus no primeiro versículo do primeiro livro, Gênesis:

“No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)

Este versículo nos diz que Deus estava agindo antes do tempo quando Ele criou o universo. Muitos outros versículos do Novo Testamento nos dizem que Deus estava agindo antes do tempo começar, e assim, Ele criou o tempo, junto com as outras dimensões do nosso universo:

 “Não, falamos a sabedoria de Deus oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” (1 Coríntios 2:7)

“Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos.” (2 Timóteo 1:9)

“na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.” (Tito 1:2)

“Ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 1:25)

A idéia de que Deus criou o tempo, juntamente com o universo físico, não é apenas uma moderna interpretação cristã da Bíblia. Justino Mártir, um apologista cristão do segundo século, em seu discurso exortativo aos gregos, disse que Platão tinha a idéia de que o tempo fora criado junto com o universo de Moisés:

“E de que fonte Platão teria retirado a informação de que o tempo foi criado junto com os céus? Pois ele assim escreveu: ‘O tempo, portanto, foi criado junto com os céus, a fim de que, surgindo juntos, eles também pudessem ser dissolvidos em conjunto, se alguma vez a sua dissolução ocorrer.’ Não teria ele aprendido isso a partir da história divina de Moisés?” (Justin Martyr. Hortatory Address to the Greeks, Chapter 33. Quoted from Plato’s Timaeus Part 1).

Deus existe na eternidade atemporal

Como Deus atuando antes da criação do tempo contorna o problema da criação de Deus? Existem duas possíveis interpretações destes versos. Uma delas é que Deus existe fora do tempo. Uma vez que vivemos em um universo de causa e efeito, nós naturalmente assumimos que esta é a única maneira em que qualquer tipo de existência pode funcionar. No entanto, a premissa é falsa. Sem a dimensão do tempo, não há causa e efeito, e todas as coisas que poderiam existir em tal esfera não teriam necessariamente de serem causadas, mas sempre existiram. Portanto, Deus não tem necessidade de ser criado, mas, na verdade, criou a dimensão de tempo do nosso universo, especificamente por uma razão – para que a causa e o efeito existissem para nós. No entanto, desde que Deus criou o tempo, causa e efeito nunca se aplicam a Sua existência.

Deus existe em múltiplas dimensões de tempo

A segunda interpretação é que Deus existe em mais de uma dimensão de tempo. Coisas que existem em uma dimensão de tempo são restritas a seta do tempo e estão confinadas a causa e efeito. No entanto, duas dimensões de tempo formam um plano de tempo, que não tem começo nem fim e não se restringe a qualquer direção específica. Um ser que existe em pelo menos duas dimensões do tempo pode viajar para qualquer lugar no tempo e nunca teve um começo, já que um plano de tempo não tem nenhum ponto de partida. Uma ou outra interpretação nos leva à conclusão de que Deus não tem necessidade de ter sido criado.

Por que o universo não pode ser eterno?

A idéia de que Deus pode ser eterno nos leva à idéia de que talvez o universo seja eterno, e, portanto, Deus não precisa existir. Na verdade, essa era a crença predominante de ateus antes dos dados observacionais do século 20 refutarem fortemente a idéia de que o universo era eterno. Este fato apresenta um grande dilema para os ateus, uma vez que um universo não-eterno implica que ele deve ter sido causado. Talvez Gênesis 1:1 esteja correto! Não consternados pelos fatos, os ateus tem inventado um pouco de “ciência” metafísica que tenta justificar a existência de Deus. Assim, a maioria dos cosmólogos ateus acredita que nós vemos apenas a parte visível “de um multiverso” muito maior, que aleatoriamente cospe universos com diferentes parâmetros físicos.1 Como não há provas que sustentam esta idéia (nem pode haver, de acordo com as leis do universo), isto é realmente apenas um “deus” substituto para os ateus. E, uma vez que este “deus” não é inteligente, por definição, requer uma hipótese complexa, que seria descartada, se usarmos a navalha de Occam, que diz que se deve usar a mais simples explicação lógica para qualquer fenômeno. Design inteligente proposital do universo faz muito mais sentido, especialmente com base no que sabemos sobre o design do universo.

O que a ciência diz sobre o tempo?

Quando Stephen Hawking, George Ellis, e Roger Penrose ampliaram as equações da relatividade geral para incluir o espaço e o tempo, os resultados mostraram que o tempo tem um começo – no momento da criação (ou seja, o Big Bang) .2 Na verdade, se você examinar websites de universidades, você vai descobrir que muitos professores fazem tal afirmação – que o universo teve um começo e que este início marcou o início do tempo. Tais afirmações apoiam a alegação bíblica de que o tempo começou na criação do universo.

Conclusão

Deus não precisa ter sido criado, já que Ele existe tanto fora do tempo (onde causa e efeito não funcionam) ou dentro de múltiplas dimensões de tempo (de forma que não há nenhum princípio do plano de tempo de Deus). Portanto, Deus é eterno, sem nunca ter sido criado. Embora seja possível que o próprio universo seja eterno, eliminando a necessidade de sua criação, a evidência observacional contradiz esta hipótese, já que o universo começou a existir a finitos 13,7 bilhões de anos. A única saída possível para o ateu é a invenção de uma espécie de super universo, que nunca pode ser confirmado experimentalmente (por isso é metafísico na natureza, e não científico).

Referências

1. “Desconfortável com a idéia de que os parâmetros físicos como lambda [constante cosmológica] são acidentes simplesmente afortunados, alguns cosmólogos, incluindo Hawking, sugeriram que tenha havido um número infinito de big bangs, saindo em um grande’multiverso’, cada um com valores diferentes para esses parâmetros. Apenas os valores que são compatíveis com a vida podiam ser observado por seres como nós ” (Glanz, J. 1999. AMERICAN PHYSICAL SOCIETY MEETING: Hawking Blesses the Accelerating Universe. Science 284: 34-35).

2. “A conclusão desta palestra é que o universo não tem existido sempre. Pelo contrário, o universo, e o próprio tempo, tiveram um começo no Big Bang, cerca de 15 bilhões de anos atrás.” Stephen Hawking The Beginning of Time.

Penrose, R. 1966. Uma análise da estrutura do espaço-tempo. Adams Essay Prize,Cambridge University.

Hawking, S.W. 1966. Singularidades ea geometria do espaço-tempo. Adams Essay Prize, Cambridge University.

Hawking, S.W. e G.F.R. Ellis. 1968. A radiação de corpo negrocósmica e a existência de singularidades em nosso universo. Astrophysical Journal 152: 25-36.

Hawking, S.W. e R. Penrose. 1970. As singularidades de colapso gravitacional e cosmologia. Proceedings of the Royal Society of London. Série A: 529-548.

Artigo extraído do site God And Science. Crédito da Tradução: Blog Sétimo dia

About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Criacionismo, Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , . Guardar link permanente.

20 respostas para Se Deus Criou Tudo, Quem Criou Deus?

  1. thais disse:

    sim
    creio que Deus é eterno infinito

    mais que isso, creio q nossa limitação mental não nos dá o direito
    de questiona_lo, a questão é: a duvida nos encomoda
    mas o fascinante é aprender msm sem entender sobre deus

  2. Carle Le Bon disse:

    Ficamos então no eterno dilema. Há de se pensar no seguinte: Se os ateus não crêem em Deus, bom, então não acreditam na existência deles mesmos pois temos que analisar o fato de que se tudo surgiu espontaneamente, sem a mão, o toque de um ente superior, então como é que tudo surgiu? Quando começou? E porque começou? O espaço apareceu do quê?

    Acho que isso dá no mesmo de querer saber se foi um Deus que criou tudo.

    Eu prefiro acreditar que foi mesmo um Deus quem criou tudo, afinal, não acredito que o espontâneo tenha inteligência matemática para criar ou conceber alguma coisa.

    Com certeza, Deus sempre existiu. Não existe o começo, nem o meio, muito menos o fim.

    Antes de criar este Universo, ele já criou muitos e muitos outros Universos, com leis físicas totalmente diferentes e inimagináveis que a nossa.
    Existem milhares de Universos paralelos. E deve ter criado outros depois deste, com novas leis. Cada Universo segue sua linha de vida.
    A nossa será aqui, até que cresçamos espiritualmente e possamos alcançar novas magnitudes, até que possamos nos aproximar dele, mais e mais, o que deverá demorar bilhões de milênios, considerando nosso tempo conhecido.
    Aí, então, seremos uma entidade só, com pensamento próprio mas com toda dimensão das maravilhas eternas.

  3. sandra disse:

    Deus é verdade, e se sua palavra diz que Ele é nosso Deus, basta apenas acreditar e confiar.Eu creio que ele é o nosso Deus todo poderoso e isso ja me basta, não preciso saber quem o criou.

  4. Millenaa disse:

    mais se deus criou o ceú e a terra quem criou Deus ? da onde ele veio ? desde quando ele existe ? como ele surgio como criador dos ceús e a da terra ? ele é humano ? ele nasceu de uma mãe e de um pai ? se não existia humano naquela epoca , e a unica forma de termos filho e do pecado , como ele nasceu ?

  5. Robson disse:

    Millena, no caso escreve-se “mas” e não “mais”.
    Deus não foi criado, ele sempre existiu. Como sabemos disso? Sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez já houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu é o que chamamos Deus.
    “Para demonstrar que Deus não existe, seria necessário que aquilo a que vocês chamam ciência descobrisse um elemento primordial desprovido de causa, que existisse por si mesmo, cuja presença explicasse todo o resto e abolisse todas as dúvidas, e é justamente a esse elemento que nós chamamos Deus”. André Frossard, sucessor de René de Castries na Academia Francesa.

  6. Claudio disse:

    Tmb tenho essas mesmas perguntas. Quem é, quem o criou e de onde veio? Essa é e sempre será uma resposta que ninguem conseguira responder. Acho que deve ser uma pergunta sem resposta. No meu sentimento, no meu entender Deus é uma energia muito mas muito positiva que cada um de nós tem. Entao todos nós somos Deus. Pena que nem todos pensao assim. O bem e o mal sempre existiu. Cada um de nós tem um pouco dos dois. Por isso se cada um de nós ser mais posito do que negativo, o mundo seria muito mais melhor. Entao vamos ser mais Deus dentro de nós a cada dia de nossas vidas certo? Só assim poderemos dar um mundo melhor para nosssos filhos…….

  7. luiz disse:

    Deus é o príncipeu e o fim, antes da fundação do universo ele já era presente. Por tanto nem um ser fez deus.

  8. Marcos disse:

    O mais importante é que, sejam ateus ou agnósticos, os cientistas continuem buscando a verdade e as repostas para as nossas dúvidas, para que não fiquemos num atraso mental similar a este tipo: “Deus é verdade, e se sua palavra diz que Ele é nosso Deus, basta apenas acreditar e confiar.Eu creio que ele é o nosso Deus todo poderoso e isso ja me basta, não preciso saber quem o criou.”

    Isso (acreditar cegamente em algo) não mata a minha sede por respostas. Isso pra mim é conformismo, preguiça.
    Creiam em Deus, mas tentem usar mais a razão.

  9. eletrico disse:

    Se deus existe desde sempre, porque não poderia eu também existir desde sempre?

  10. gil disse:

    Uma coisa eu sei aquele q tentar entender DEUS ,ele ficara louco(a). Agradeço a Ele pela minha existencia.

  11. Ivan disse:

    Se deus existe desde sempre, porque não poderia eu também existir desde sempre?

    Elétrico, é irracional pensar que algo surgiu do nada, ou seja, como o Robson disse, algo deve ter sempre existido, mas certamente não é possível provar que Deus existe desde sempre, também como não é possível provar que o universo, ou que você existe desde sempre.

    Elétrico, é possível que você exista desde sempre, é logicamente possível, porém é racionalmente ridículo acreditar que todo o universo está dentro de sua mente. A própria razão é uma questão de fé, então não existe como provar a Deus, mas vou dizer no que acredito, eu acredito que Deus exista porque a humanidade sem Deus não faz sentido, que razão teríamos razão para continuar vivendo se Deus não existisse? A inexistência de Deus leva ao egoísmo, leva ao fatalismo. Todos aprendemos quando criança que o bem sempre vence, se o mal vencesse, é sensato pensar que a humanidade não teria chegado tão longe.

    Uma pergunta que muito intriga a todos é, se Deus existe, por que ele não aparece na minha frente agora?
    Tenho certeza que esta pergunta abala a fé de muita gente, eu tenho minhas dúvidas a respeito disso, mas entendo que esse não é o caminho para acreditar em Deus. Para acreditar em Deus, basta saber que fazer o bem é a única coisa que faz sentido, e isso é evidente até para uma criança.

    Mas existe uma hipótese para essa pergunta, que me parece muito sensata, talvez Deus não se evidencie porque quer que nós cheguemos a Ele por esforço próprio, talvez seja um requisito necessário para O conhecermos um dia, uma preparação, poderia ser mais difícil chegarmos à santidade caso presenciássemos um milagre, sem antes submetermos essa dúvida ao nosso infantil sentido de que o bem vale a pena.

    Imagine que um homem está se afogando num lago, é arriscado você o salvar, se Deus não existe, de onde viria aquele peso na consciência que todos nós sentimos ao pensar em não ajudar o homem ?

    Alguns cientistas dizem que esse peso na consciência é fruto de uma evolução natural da nossa espécie, e que Deus não faria parte disso. Mas eu estudei a teoria da evolução e seus ramos, e cheguei a conclusão que baseia-se em tamanha especulação, que é preciso uma fé quase insana para acreditar em seus ditames. A ciência está longe de provar que o sentimento místico, como o amor de uma mãe pelo filho, é um sentimento de origem puramente animal.

    Assim, a explicação para a origem da vida e do universo não temos como saber com certeza, só podemos estudar os argumentos que encontramos nos livros, analisar e considerar a resposta mais provável. Mas ao meu ver o caminho mais curto é se arriscar na filosofia que você quer testar, se quer por em cheque os ensinamentos de Cristo, tente segui-los.

    A fé não é uma certeza, ela deve ser alimentada, Deus valoriza aquele que se esforça para crer, não precisamos conhece-Lo pessoalmente para nos aproximarmos Dele, só precisamos de bons motivos.

    A mente sã acredita em uma resposta, mas não desconsidera as outras, é comum um homem que acredita em Deus, em algum momento na vida perder a fé. Neste caso vem a calhar Chesterton quando disse: “O homem sadio sabe que nele há um vestígio da fera, um vestígio do demônio, um vestígio do santo, um vestígio do cidadão, um vestígio do louco.” Apesar da dúvida, temos que escolher um ideal de perfeição a seguir, como diz o antigo testamento, com razão, “quando não há ideal, o povo perece.”

    Caso pergunte-se por que citei Chesterton em uma página adventista, sou católico, mas é um assunto que pode ser tratado também nessa doutrina.

  12. Antonio Hélio da Silva disse:

    O questionamento sobre a existência de Deus é complexo, porém sério e profundo. As Religiões e as Ciências nunca chegarão a um concenso sobre a sua existência. Não é necessariamente preciso Deus existir para se justificar tudo que no mundo há. A natureza por si só, já é motivo para a origem de tudo, e suas evoluções.

  13. José Homem disse:

    Cada religião crê no seu Deus, cada ser humano pensa do jeito que quiser, só não pode continuar a ter guerras por causa das religiões. Seja feliz acreditando ou não que Deus existe, tanto faz ser cristão, budista, ateísta, ateu, agnóstico, evangélico etc. etc e tal, até o fim dos tempos, ninguém vai conseguir explicar se foi o Big Bang ou o criacionismo que o mundo existe. Respeitar uns aos outros é o principio de tudo. Sejam felizes.

  14. Renegilda covre disse:

    DEUS EXISTE ,,DEUS É A VIDA DE TODO O MUNDO…

  15. Irineu Oliveira disse:

    Raciocinem comigo: todos buscamos uma explicação pra tudo isso é fato…. os Ateus buscam explicar DEUS pra provar que DEUS não existe. outros buscam provar que DEUS EXISTE, nestas buscas surge sim a pergunta quem criou DEUS?
    A minha resposta gera outra pergunta:
    DE QUE ADIANTA A CRIATURA QUERER SABER QUEM CRIOU O SEU CRIADOR, SE ELA NÃO CONHECE AQUELE QUEM O CRIOU?
    vou reformular pra simplificar mais:
    DE QUE ADIANTA DESCOBRIR E CONHECER QUEM CRIOU DEUS, SE AINDA NÃO CONHECEMOS VERDADEIRAMENTE O NOSSO DEUS?
    seria como um aluno do primário querer aprender raiz quadrada….
    Tudo tem o seu tempo determinado, (Eclesiastes 3:1)
    Logo alguém determinou um tempo pra tudo, com certeza não fomos nós…. Hoje devemos buscar conhecer o que está em nossos limites, e a medida que vamos conhecendo novos horizontes e novas respostas vão aparecendo….
    Eu particularmente pretendo fazer essa pergunta ao próprio DEUS, se ele me permitir… por enquanto quero descobrir como chegar até ele.

    Parabéns por esta postagem nos leva apensar e conhecer como somos limitado….

  16. Laura disse:

    Na minha opiniao nada do que voces ou os cientistas disserem vai comprovar qualquer coisa… Eu sei que Deus criou tudo!!! Eu creio,mas quem criou Deus???? Se ele ja existia… Como isso aconteceu????? Eu tenho fé em Deus, mas se Ele fez o mundo e todas as coisas…. Quem criou Ele???? E se existe um criador de Deus, quem o criou tambem??? Ta ai uma coisa que nao tem explicaçao!!! :-\

  17. Mateus disse:

    Olha deus sempre existiu uma prova disso é que quando jesus ressucitou ele foi visto pelos seus disciplos subindo as alturas.hoje vc vai nos tumulo de maomé esta escrito aqui a resto mortais de maomé no de buda aqui a restos motais de buda e vc vai no de jesus não tem ressucitou só ele venceu a morte então eu creio q si alguem criou deus .esse q criou deus é que é deus então eu prefiro acreditar no q diz (jo_1:1-3)

  18. THIAGO disse:

    DEUS É O ALFA E O OMEGA!!!

  19. Gilcelino disse:

    o que penso eh o seguinte. quem criou D-us? não há como saber, mas então pergunto. quem criou o universo? são duas perguntas que se analisarem bem nós não existimos, kkkk parece piada, mas eh verdade, nó estamos aqui e sabemos disso, então como o universo foi criado se não havia nada?! do mesmo geito que o universo a partir do nada foi criado, então D-us do nada poderia ser criado.

  20. Flávia disse:

    Interessante é pensar que Deus já possuiria uma razão, mas igualmente a nossa? de fato tudo é preciso, mas ao mesmo tempo muito torto pra ter sito criado por um Deus perfeito, embora não tenhamos argumentos para dizer que essa perfeição vai refletir numa razão lógica. A questão do tempo ter sido criado por ele é bastante interessante, e torna constrangedor a ideia de ateísmo, mas nada é absolutamente completo, até sobre o próprio Deus há contradições, a ideia que ele tem de perfeição é diferente da nossa, além mais, de valores, verdades? mas isso seria racionamente e humanamente falando um erro. Tudo é muito complexo se for refletir.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s