Saúde Espiritual

Estou preocupado com minha saúde espiritual. Nosso pastor está realizando reuniões de reavivamento, mas o fato de ver pessoas confessando pecados e dando testemunhos despertou em mim um sentimento perturbador de desconfiança. Sinto-me culpado por me sentir assim. O que há de errado comigo? Poderiam me dar uma prescrição espiritual? Eu desejo ser um bom cristão.

Sua pergunta parece mostrar que você está se sentindo culpado por não ter um arroubo emocional no processo de reavivamento. Possivelmente você já viu isso antes e pode estar duvidando da sinceridade do reavivamento em sua igreja. Sua personalidade pode ser diferente das demais e precisamos fazer concessões para tais diferenças.

Muitos não conseguem entender que o Espírito Santo não é um “poder líquido” ou um tipo de “vapor” envolvente, mas uma Pessoa – o “Confortador” ou “Consolador”, a “terceira Pessoa da Trindade”. Espiritualidade é um relacionamento com o Espírito Santo, com Jesus e com Deus, o Pai. Crescer espiritualmente é apaixonar-se por Jesus e desfrutar de uma relação rica, madura e contínua.

Todos necessitamos de constante reavivamento, renovação, cura e relacionamentos gratificantes; no entanto, dependendo de nossa personalidade, há diferentes modos de nutrir um relacionamento. Nem todos se encaixam no mesmo molde.

Deus nos fez singulares. Alguns são sóbrios e intensos; outros extrovertidos e extravagantes. Alguns pastores podem se esforçar para ser “reavivalistas”. Podem ter desenvolvido uma “cartilha” sobre o que sentir espiritualmente, ou, se “fizer isso ou aquilo”, você será reavivado. Para muitos, esse processo estruturado dá resultado, mas não para todos.

Pense em como as pessoas se apaixonam. Quando são atraídas por alguém, fazem tudo pelo ser amado. Pensam nessa pessoa o tempo todo e dizem coisas carinhosas. Alguns compram flores, talvez chocolates. Gostam de fazer longas caminhadas pela praia juntos, segurando as mãos à luz da lua. Cada pessoa tem sua própria maneira de se apaixonar, de acordo com sua personalidade.

Deus pode ser todas as coisas para todas as pessoas, e Ele compreende você. Ele não Se preocupa com o processo para Se tornar seu amigo, contanto que você seja amigo dEle. O Espírito Santo procura nos conquistar. Geralmente nos enganamos no processo para alcançar o objetivo.

O estudo da Bíblia e a oração são muito importantes, embora o método possa diferir de pessoa para pessoa. Alguns de nós imaginam-se no meio da multidão, participando da história bíblica. Se lerem uma história bíblica por dez minutos e meditarem nela pelas próximas dez horas, serão capazes de entrar tão intimamente na história que se arrepiarão ao imaginar Lázaro saindo da sepultura. Não queremos menosprezar os que conseguem ler por duas horas inteiras, mas apenas concluímos que as pessoas são diferentes.

Definitivamente, necessitamos de um relacionamento constante com Deus. É vital ler a Palavra, meditar e orar. Meditação e oração deve ser nossa atividade a qualquer hora e toda hora, especialmente quando sentimos Sua presença.

Vários casais, após várias décadas de casados, compreendem tão bem seu cônjuge que podem completar suas frases. Nos bons casamentos, o amor e o respeito de um pelo outro sempre cresce. Esse é o tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco: natural e verdadeiro, honesto e aberto. Concentrar nossa atenção em Deus ajuda a revitalizar o relacionamento, mas deve ser feito de modo natural.

Não se preocupe com o método usado; contente-se em buscar a Deus do modo confortável para você. Um reavivamento realmente piedoso encontra expressão na gentileza, humildade, compaixão e cuidado, antes disposto a sofrer do que ferir a outro. Esses são os frutos da santificação, que é o reavivamento de uma vida toda.

Allan R. Handysides, M.B., Ch.B., FRCPC, FRCSC, FACOG, é diretor do Ministério da Saúde da Associação Geral. Peter N. Landless, M.B., B.Ch., M.Med., F.C.P.(SA), F.A.C.C., é diretor executivo do ICPA e diretor associado do Ministério da Saúde da Associação Geral. Artigo publicado na revista Adventist World de janeiro/2011.

About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Reavivamento e Reforma e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Saúde Espiritual

  1. Fracisco pereira disse:

    gostei da resposta, as vezes nos preocupamos tanto com formas e esquecemos o principal. Creio, quando o cristão aceita cristo como seu salvador, passa por algumas fases, eu diria que neste caso a irmã esta vivendo a fase do medo, ou seja algo de positivo que esta acontecendo com o outro tem que acontecer com ela, quando não acontece a pessoa se decepciona; A outra fase é do conhecimento, ou seja tudo que é pregado a pessoa absoverá isso de forma inteligente, colocando em pratica usando como base a sua personalidade.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s