O que a Bíblia diz sobre o uso de Tatuagens?

Tatuagens

“O que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens?” C. R., ouvinte da rádio Novo Tempo, por e-mail.

Podemos ver na Palavra de Deus pelos menos dois textos objetivos que tratam a respeito (há outros versos que podem ser bem analisados):

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.

Aqui vemos que o ser humano, coroa da criação de Deus, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito e belo do universo. Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o “santuário do Espírito Santo” (o corpo – ver 1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de Deus, desrespeitando-O. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada.

Veja outro versículo a seguir:

“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” Levítico 19:28.

Sobre esse texto, assim se posiciona o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, no vol. 1:

“Provavelmente se refira a tatuagens (assim traduz a versão da Bíblia de Jerusalém – BJ), costume que em si não é imoral, porém certamente indigno do povo de Deus, pois tende a danificar a imagem do Criador”.

A tradução na “Nova Versão Internacional” apoia a opinião do referido comentário:

“Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

Do mesmo modo que o apóstolo Paulo, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17.

Se você tem uma (ou mais) tatuagem, não se atormente: Jesus apaga o seu passado. Ao demonstrar arrependimento (Atos 3:19) e aceitação pelos ensinos da Bíblia (Apocalipse 1:3), Deus lhe perdoa (Salmo 32:5) e o (a) considera como se NUNCA tivesse feito tatuagem alguma! (1 João 1:9). O perdão de Deus é maravilhoso e Ele coloca a sua disposição todos os recursos para melhorar a sua auto-estima (Filipenses 2:13) a fim de que consiga se sentir bem (e feliz) sem “desenhos” pelo corpo.

E, não esqueça: você é o desenho mais lindo que Deus já fez!

Podendo ajudar em mais alguma coisa, estou à disposição.
Com estima,

Fonte: Leandro Soares de Quadros
Jornalista – consultor bíblico

About these ads
Esse post foi publicado em Perguntas e Respostas Bíblicas, Tatuagem e marcado , . Guardar link permanente.

19 respostas para O que a Bíblia diz sobre o uso de Tatuagens?

  1. elquer disse:

    e awe…….. tenho tatoo mais stou arrependido alquem um dia me falou que deus perdoa 70 vezes 70 .. e pele crandiosidada do coração dele com serteza vai me perdoa …
    mais ai achei muito interesanta o que voces estoa fazendo …..tava procurando outro desenho na net
    quando achei o saite de vcs …tenho familiares adventista mais nao conheco .
    tem como eu rastrear ou ter asseso e lista de membros da igreja ou coisa parecida pra mim tentar entrar em contato so sei que sao de recife e o nome dela e gedalva.
    falei de mais ne???????

    hhhhhha sim desistir de faewr outra tatoo…
    orem por mim e se alquem ler isso me mandem resposta!!!!!!!!!!

  2. joao mauro 1 tenor quarteto promessas salto sp igreja adventista 7 dia rondon 1444 disse:

    elquer nao fique preucupado basta se arepender doque voce fez, deus vai perdoar voce .procure uma igreja adventista 7 dia na sua cidade ,esaiba de toda a verdade. nao deixe que ninguen te engane ;estude a biblia profecis do tempo do fim, no livro de daniel o sonho de nabuco denozor a estatua e os 4 reinos ,e seja feliz .deus te a bençoe

  3. elo disse:

    Oi,tudo bem? Olha tudo que vem do nosso coração que é sincero como o arrependimento o Senhor nos perdoa,só devemos ter cuidado para não cairmos de novo no erro,se vc se sentir encomodado em tudo que for fazer,que vc acha que é errado,não faça,O Senhor nos incomoda,devemos dar ouvido!!!! e não se preocupe ,as coisas velhas ja passaram ei que tudo se fez novo!!!Fique Com Deus!!!

  4. Guiomar disse:

    Oi, tudo bem? não sou Adiventista mas curto muito todos os programa acho que eles estão mais do que certos, adoro assistir todos eles depois que descubri não parei mais de assistir, creio que se arrependeu- se, de coracão portanto Deus ja o perdoou.
    fique com JESUS;

  5. luciano maia disse:

    Olá caros irmãos Adventistas!

    Amo muito todos vocês!

    Com relação á tatuagem, respeito as opiniões alheias, mas gostaria de expressar minha opinião, que está aqui no meu blog, neste link:

    http://reverendomaia.blogspot.com/2010/04/tatoo-or-not-tatoo.html

    Abraços!

    Rev. Luciano Maia

  6. Claudio Oliveira disse:

    Li o blog do Reverendo Maia concordei com ele até a anti penultima linha, uma vez pedi ao meu pai para fazer uma tatuagem, e meu pai que sempre considerei um liberal, foi incisivo ao dizer: – Meu filho, seu pai passou 25 anos na Marinha Mercante (Petrobras) viajando pelo mundo todo diversas vezes e não possui nenhuma tatuagem. Ele se referia que era imaculado já que todos os marinheiros tatuados até aquela época eram transgressores de leis e que eram marcados para sempre… um alerta para todos os que o vissem. No meu entendimento era uma alusão pagã e depois foi disseminada como marca a infratores das leis mundiais. E já vi tauagem que vão desde uma estrelinha no pulso (minha filha) a tenebrosos oráculos de Satanás. Tenho 51 anos e a disseminação das tatuagem teve maior enfase “artistica” nos ultimos 20 anos pelo menos no Brasil. Quando a biblia diz “nenhuma marca sobre vós” entendo que a tatuagem não é bem vista pelos olhos de DEUS, porem iriamos eu e minha esposa para a perdição, já que pedi a ela que fizesse uma tatuagem e ela o fez… contudo somos salvos pela graça e não pelas obras. O que DEUS quer é um ” espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (salmo 51:17). Por isso eu O amo, pelo seu amor amplo, geral e irrestrito.

    Claudio Oliveira
    Poços de Caldas – MG

  7. Judete Soares de Andrade disse:

    Se DEUS nos quisesse tatuados, teria nos criado assim, coloridos, cheios de manchas e desenhos esquisitos, ou seja lá o que for. Se você é um tatuado me perdoe a sinceridade e saiba que O SENHOR JESUS te perdoa, se você se arrepender. Mas quando vejo “reverendos” aprovando algo tão abominável como a tatuagem, chego a conclusão de que realmente “nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:21) Aprovar algo que a Bíblia condena é um maneira de justificar o próprio comportamento mundano, não santificado, rebelde à Palavra de DEUS. Não fomos chamados pelo Criador para expor a “beleza” artificial e física que talvez possuamos ou acreditamos ter. Com certeza existimos para honrar e glorificar o SENHOR, através de um proceder exemplar e caráter digno, santo e irrepreensível. A única marca que aceitamos são as marcas de CRISTO. (Ver Gálatas 6:17). Fomos “criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas.” ( Efésios 2:10). Se conhece a árvore por seus frutos. Se a tatuagem é uma boa obra em favor da humanidade, se salva, cura e liberta, dando esperança de salvação e exemplo a ser seguido por todos, então por que até bem pouco tempo atrás (e atualmente também) a grande maioria da sociedade rejeita os tatuados, marginalizando-os?

  8. Queridos e amados irmãos ,(crentes em Jesus e não crentes) quero deixar registrado aqui , tb , que amei de todo o coração este site e faço estudos por ele e com ele . Este artigo acerca de tatuagem , tb é interessante , uma vez que desperta algumas pessoas a discutirem sobre o que a biblia acha dessas marcas , se d´agora ou do passado, mas discutem e falam o que acham conveniente e Glória a DEUS que temos um canal destes pra falar e compartilhar nossas opiniões , ainda que sejam nossas marcas, que não sei , de verdade o que pensa o Senhor mas eu quero dizer que eu as tenho e não me sinto mal diante de DEUS nem mais diante do povo de Deus . Por muito tempo andei errante sem saber o caminho da verdade. Num desses caminhos , qdo as ruas eram mais sombrias e os becos eram mais apertados e as noites eram mais atraentes àqueles que não conhecem o SENHOR . eu respirava ódio e vergonha do ser humano .
    Eu cantava em uma banda , que só o seu nome entristecia o SALVADOR . eu moro na cidade de salvador , hj e conheço o verdadeiro SALVADOR da minha vida . Hj eu sei o que é estar perdido pra entender que é necesásário ser salvo e ter um Salvador.
    A banda chamava-se jesus bastardus e a sua meteórica ascensão no meio musical baiano foi contrastada com uma aterrisagem ainda mais rápida qdo tentei confrontar os homens que diziam ser servos do DEUS vivo , e que sabiam que qdo eu subia no palco deixava as minhas marcas à mostra e nunca chamava o nome do SENHOR pra me guardar e muito menos me perdoar pelas mesmas em meu corpo.
    fiz 16 distruida pelos braços e peito e até no pescoço eu carrego um crânio pegando fogo.
    Fui o 1º Punk da cidade de salvador a colocar um mohicano nos cabelos , qdo nem até mesmo os mais antigos punks da época , tinha o ” topete” de fazê-lo .
    A nossa banda era considerada INDISPENSÁVEL, nos shows que fosse haver mtos seguidores do movimento.
    Logo depois me tornei “Skinhead” ou Carecas do Brasil. Fiz mta besteira , perdi mto meu tempo e neste periodo nunca encontrei a verdadeira paz que só encontro , hj em JESUS .
    Qdo. eu já estava perto de encontrar-me com a morte , e quase agonizando , espiritualmente falando, eu liguei a televisão numa madrugada e , como que do “nada” alguém disse: você que ligou a tv agora , Jesus quer falar contigo ! Durante quase uma hora , eu pensei que estava louco pois comecei a falar com a TV discutindo com aquele apresentador de um programa religioso da época. Eu pensava , ora ele respondia , dizendo que JESUS sabia o que estava acontecendo comigo. Eu, naquela noite desafiei Aquele Deus que aquele homenzinho dizia servir , e lhe disse que se ELE me desse uma solução no meu problema que já fazia 01 ano e um dia que perdurava , e se fosse ELE “DEUS ” de verdade que fizesse isso no dia seguinte , que eu , não só O consideraria Deus , como iria Segui-Lo até o fim da minha vida ………
    Eu me chamo Claudio Sandro, tenho 45 anos e sou servo de Cristo Jesus e sirvo o SENHOR de todo o meu coração e sou membro da igreja adventista do sétimo dia , sou batizado e tenho um chamado por este DEUS e estou aguardando só Suas ordens pra dizer-me VA ! e eu irei aonde quer que ELE mande.
    Não tenham vergonha das coisas que fizeram no passado , pq eu só sei que tenho marcas pelo meu corpo qdo me lembram, e sei , que nem a altura, nem a largura, nem a profundidade que possa ter o comentário maldoso de alguém para me ferir e me afastar do Amor de DEUS , conseguirá fazê-lo e nem voltar atrás nas coisas que se foram nem me fazer lembrar de que estas marcas me deixaram mais dores do que alguém pode querer sentir , como as que meu SENHOR sentiu. estas , sim eu ainda quero vê-las , qdo o SENHOR me chamar nas nuvens e eu puder sentar-se ao seu lado pra conversar e puder tocar nas suas marcas, eu farei com Sua permissão e chorarei por ter feito as minhas sem Sua permissão.
    Fiquem com DEUS e que o Bom Pai lhes possa dar instruções pra não deixar os seus filhos serem marcados como “bois” como eu fui .

  9. magda disse:

    Boa noite, Cláudio Sandro.
    Fiquei bastante comovida com o teu depoimento. Graças a Deus que você encontrou o Senhor a tempo e recebeu a salvação e agora pode falar com propriedade o que Ele fez em tua vida. Louvo a Deus por você que está servindo de exemplo para muitos que se iludem com esta arte malígna e se dispõem a submeter seus corpos para ser usado e abusado por Satanás. Que o Senhor Deus continue na tua vida é a minha oração.

  10. lucas disse:

    desde que as tatuagens não tenham temas satânicos ou perniciosos. Já vi evangélicos com tatuagens de “Jesus”, ou com desenhos de flores, etc. Isso é inócuo. No velho testamento há condenação a marca no corpo. Mas no contexto da época, eram marcas feitas a faca, em consagração a entidades demoníacas.

  11. Não utilizamos muito a marca de Jesus, como camisetas com versículos, ou estampas com seu nome bem grande, dizendo que o amamos. Mas nos acostumamos com as marcas famosas do mundo e estas não temos vergonha de exibir. Porque não fazemos o bem que preferimos, mas o mal que não queremos, este fazemos. Melhor seria que deixássemos logo esta carne pecaminosa ao invés de enfeitá-la. As únicas marcas que Jesus deixou em seu corpo foram as da cruz. Quem poderia fazer em si marcas como aquelas? Ninguém senão Cristo!

  12. Henryque disse:

    Olá boa tarde eu sou um rapaz de 21 anos que desde pequeno fui criado e frequento a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a algum tempo estou afastado da Igreja e a algum tempo eu pensava em fazer uma tatuagem com uma passagem bíblica a qual muito me identifico: Tudo posso Naquele que me fortalece. mais conversando com pessoas que já tem tatuagem e inclusive com meu irmão mais velho que tem algumas tatuagens em seu corpo e me falou que realmente se tatuar é como a pessoa violasse o seu corpo que é o Templo do Espírito Santo assim podendo se dizer que a pessoa violou seu corpo como imagem e semelhança de Deus e também sua alma, meu irmão já havia feito suas tatuagens e depois ele tomou ciência de que isso é algo não correto e pedi pra que ele me falasse sobre o assunto e agora vendo esse texto percebi que mesmo sentindo vontade de fazer uma tatuagem sendo ela uma passagem bíblica não é necessária ela ser feita pois eu sou a imagem e semelhança de meu Criador e Pai Deus que como no próprio texto diz somos o desenho mais lindo que Deus fez, porque somos a imagem e semelhança de nosso Criador.
    Muito Obrigado por este esclarecimento que muito me ajudou sobre o fato de que pensasse em fazer uma tatuagem.
    Grato Henrique Pereira Balog – Igreja Adventista do Sétimo Dia de Jardim Coimbra SP Capital.

  13. Sérgio Gomes Rosa disse:

    Apocalipse 19:16 diz que Jesus tem tem uma tatuagem na coxa escrita: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, acho uma idiotice passar dor e escrever uma coisa no corpo, se vc quer mandar alguma mensagem, compre uma camiseta com uma mensagem, ou digite um post no seu facebook, mesmo porque, amanhã posso mudar de idéia e apagar o post ou jogar a camiseta fora, já com a tatuagem não dá né, mas de toda forma, até Jesus tem tatuagem, se vc gosta, fazer o q?

  14. Márcio disse:

    Sergio, como você pode provar que Jesus tem de fato que a inscrição em Jesus era uma tatuagem?
    O Livro de Apocalipse é um livro simbólico e nem tudo no livro é compreendido de forma literal, porque se não fosse teríamos que admitir que Jesus de fato virá sobre um cavalo, que a Babilônia é a Babilônia literal mesmo do Oriente, que a mulher com as dozes estrelas que tem o sol debaixo de si é uma mulher literalmente falando , etc. Além disso mesmo que o texto se referisse a alguma inscrição na coxa de Jesus, esta inscrição não necessitaria de ser feita com uma tatuagem, mas apenas com uma tinta sobre a pele e não debaixo da pele colocada através de furos, agredindo o Templo do Espírito Santo. E Se Jesus Tem uma tatuagem, ele teria o direito de fazer o que quisesse com o seu corpo, pois, Ele quem cria as coisas, já nós não recebemos qualquer autorização para modificar o nosso corpo, pois não somos o Criador, muito pelo contrario a Bíblia nos adverte que devemos prosseguir para a Glorificação do Nosso corpo pela santidade, levando-o ao que de fato ele era antes do pecado de Adão.
    Mas, uma das táticas do Inimigo é enganar o crente usando a Própria Bíblia, foi assim que nosso Inimigo tentou enganar Jesus durante sua tentação, pegando textos da própria Bíblia para confundir Jesus. E as igrejas pos-modernas ou pós cristãs (Renascer, Bola de Neve, etc), do tipo daquelas que fazem festa rave, baile funk, e shows de rock, etc com gente que se tatua faz muito disso.

  15. Lays Matos disse:

    “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR”
    Eu entendo assim: naquela época, as pessoas costumavam a usar seus corpos como forma de louvor e sacrifício a deuses pagãos. Elas se cortavam, machucavam sua pele(faziam marcas), em adoração a outros deuses. Com o final da frase: “Eu sou o SENHOR”, Ele destaca que pelo fato de Ele ser O Senhor, as pessoas não deviam fazer marcas em seus corpos para louvar os outros deuses – idolatria.
    Acho que cada um deve fazer o que acha ser certo. E outra, querem seguir a bíblia ao pé da letra, terá que seguir tudo. E também estudar e ler a bíblia sem estar traduzida. Quem traduz, poe a palavra que quer, a palavra que fizer sentido, que for de acordo com a frase, com o texto. Portanto, a pessoa colocar “não fareis tatuagem” em alguns textos, pode até ter sido uma opinião pessoal que ela aproveitou e usou no contexto porque encaixava. Estou planejando fazer uma tatuagem, e farei. Se for pensar que não podemos tatuar só pq estamos modificando nosso corpo; mulheres não podem usar brincos, não podem fazer cirurgias estéticas.
    Em exôdos diz: “Vocês são um posso teimoso! Agora tirem as suas jóias, e eu vou resolver o que fazer com vocês. Assim, depois que os israelitas saíram do monte Sinai, não usaram mais jóias.” – Agora, as mulheres que não concordam com a tatuagem por causa do outro versículo, devem parar de usar brincos. Afinal, não deixa de ser uma marca, uma modificação, certo? Qual a diferença entre um furo de piercing e um de brinco?
    Eu não acho que alguém perderá sua salvação por causa de tatuagens.
    Em Apocalipse 19:16 diz: “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” – Estava escrito como? De canetinha? Estava desenhado com giz de cera? Era tatuagem de henna? Tudo bem, no dia.. veremos se era tatuagem ou pintura.

  16. Gabriel disse:

    MARANATA!

    Como um adventista do sétimo dia, que vejo nossos estudos nunca se baseando em uma só passagem, sinto, em meu coração, uma tristeza por esse assunto nós analisarmos em passagens isoladas, coisa essa tão ATÍPICA quando se trata de bíblia para nós… Devemos defender o certo porque é certo, e não porque uma grande quantidade de irmãos acharão estranho ou errado, mas se a bíblia permite, qual problema?

    Não temos uma posição oficial da igreja, até onde eu sei.

    Estou totalmente a favor do Luciano Maia ao analisar que a marca no corpo era ligada, no contexto, à ~idolatria, assim como aparar a barba, cabelo. Da mesma forma como a passagem que proibe brinco e TRANÇA (que muitas irmãs usam) na carta de Paulo a Timótio, deixa claro que Paulo não quer que nos preocupamos com nossa aparência, vaidades, mas nosso espiritual. Nítida a preocupação com o espiritual, e não uma proibição efetiva. Se fosse assim, poderiamos interpretar que quando recebemos o pastor em casa em um almoço de sábado não devemos esquentar o almoço porque Jesus falou para Marta dar valor à Palavra e não se preocupar com a comida.

    Precisamos sair da zona de conforto de seguir o que a maioria fala, e voltar às nossas origens, fazer como os pioneiros, de nunca, nunca acomodar mas sempre buscar a palavra e esgotar o assunto.

    Obs.: Um argumento contra tatuagem que ninguém fala é o do escandalizar os irmaos. Aí eu até penso que pode haver alguma dúvida sobre o assunto.

    O que também não acho suficiente, uma vez que se Deus não proibe, podemos fazer, e pena da ignorância dos irmãos sobre o assunto….

    Estou aberto a opiniões contrárias, posso estar enganado em algum(ns ou todos, rs) meus conceitos.

    Abraço a todos.

  17. Gabriel disse:

    Lays,

    Acho sim que alguem pode se perder em razão de tatuagem. Tatuar algo em relação a mortos, como diz a passagem ou cosias não cristãs: bebidas, drogas, demônios, espíritos, cigarros, ….

    E gostei do argumento de apocalipse, onde Jesus virá com Rei dos Reis Senhor dos Senhores na coxa. Apesar de boa parte ser simbolismo………. Deus poderia usar um simbolismo errado sim (como pedir para o discípulo comer alimentos impuros) mas não era para consumir, o significado vem na continuação da passagem e pregar o evangelio para os povos pagãos ao redor.

    Mas há possibilidades sim de ser real, e eu, PARTICULARMENTE, creio que estará escrito.

    Sò que se vc pensar em MARCA… diz que Jesus apenas terá as marcas da cruz. Fica a dúvida dessa passagem específica.

  18. Leandro Henrique disse:

    Boa Tarde, Meu nome é Leandro i eu tenho uma duvida, não sei se por aqui eu vou ser atendido.
    Eu fiz uma tatuagem com um Hexagrama e em baixo escrevi Yeshua, Procurei saber sobre o hexagrama, algumas fontes disseram que tem dois ” Sentidos ” Como oque vale é a intenção da tatuagem, Eu fiz a tatuagem logo que terminei eu deitei orei pra Deus e pedi a Benção e disse que foi uma homenagem pra Deus, depois dealguns dias algumas pessoas vieram me dizer que minha tatuagem era do inimigo, eu frustrado pesquisei mais, Onde eu li disseram que e muito usado em seitas satânicas mais por outro lado servia de forma para espantar demônios, Sendo que li também que no escudo dos Guerreiros do Exercito de Davi eles usavam o Hexagrama no centro do escuto!
    Gostaria de Saber mais a respeito disso, se realmente tem algum problema, e qual orientação vocês me dariam!

    A paz do senhor!

  19. Bianca Valencio disse:

    Que ridículo, eu sou adventista acredito na palavra de Deus, no sábado, no espirito de profecia e tenho 21 tatuagens que fiz depois de ter me batizado e nada mudou no meu coração.
    Palhaçada ficar condicionando o comportamento das pessoas, sou adventista mas tenho o livre arbítrio e faço do meu corpo o que eu bem quiser, pois Deus não vai me amar mais ou menos por isso e ter tatuagem não é condição para entrar no céu ou não.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s