Qual foi o “sinal” que Deus colocou em Caim?

A marca de Caim

Por Alberto R. Timm

Algumas pessoas têm sugerido, especulativamente, que o sinal que Deus colocou em Caim foi a cor negra, que acabou dando origem ao povo africano. Essa teoria, porém, é completamente destituída de fundamentação bíblica e de comprovação histórica. Para entendermos melhor o assunto, devemos reconhecer, em primeiro lugar, que esse sinal não foi um sinal de maldição, mas de proteção. Foi somente depois de amaldiçoado pelo assassinato de seu irmão Abel (Gn 4:8-12) que Caim recebeu de Deus sinal, “para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse” (Gn 4:15). Devemos lembrar também que a raça humana pós-diluviana derivou dos três filhos de Noé (Gn 7:13; 10:1-32), que eram descendentes de Sete (ver Gn 5) e não de Caim, o que elimina praticamente a possibilidade da perpetuação de qualquer característica genética de Caim.

Quer esse “sinal” (hebraico ‘oth) tenha sido realmente uma marca visível colocada sobre a pessoa de Caim, como querem alguns, ou apenas um sinal a ele mostrado como garantia de proteção, como sugerem outros, o certo é que não dispomos de informações suficientes para identificá-lo mais precisamente. Isso significa que toda e qualquer tentativa de uma identificação exata desse sinal não passa de mera conjectura artificialmente imposta ao texto bíblico.

About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Perguntas e Respostas Bíblicas e marcado , . Guardar link permanente.

20 respostas para Qual foi o “sinal” que Deus colocou em Caim?

  1. sidnei disse:

    o que jesus quis ensinar quando ele disse aos seus dicipulos que sao o sal da terra e a luz do mundo

  2. Abel B. disse:

    Realmente, o que dissermos será especulação.
    Mas queria dar o meu palpite: o símbolo era um pentagrama.

    Baseio minha resposta no que sobrou da tradição humana (e creio que nossa história realmente passou pelos fatos narrados na Bíblia). Até hoje, algumas pessoas, principalmente os ocultistas, associam o pentagrama a proteção, porém os cristãos o associam a algo maléfico ou demoníaco. Esta contradição depende do ponto de vista: o pentagrama pode ser proteção para a pessoa distante do Deus vivo (e foi dado pelo próprio Deus para Caim) e pode ser um mal sinal para o que não precisa dele, pois já é considerado um filho de Deus pela graça… E entendo que cada símbolo tem uma razão/explicação e relação com a história da humanidade, logo é possível de se conseguir associações com a Bíblia se investigarmos mais. Quem investigar mais me responda.

  3. eu sei que quanto mais o qrente se consagra, mais o céu se abre para ele ,más se ele dar detales do que vil de Deus ,sofrera como josé sofreu .o apostolo Paulo vil cousas maravilhosas ,mas como era sábio só falou o nesessário ele so falava o que Deus mandava . TUDO QUE DEUS NOS MOSTRA É SEGUEDO, É PORISSO QUE MUITOS DEIXOU DE TER REVELAÇÕES QUEM NÃO GUARDA SEGREDO NÃO É CONFIAVÉL

  4. Marcondes disse:

    “Sê fiel até a morte
    e todos os mitérios serão desvendado”
    Isso não impede de alguém continuar pesquisando
    ou mesmo tentando uma revelação de Deus.

  5. Wyllian Franz disse:

    Elucidativo o texto. É importante ser objetivo como o foi Timm. Existem tantos tesouros que podem ser achados nas escrituras, sobretudo no que tange a nossa salvação, e nos detemos sobre uma marca (que foi importante para Caim mas não é para mim) que nem mesmo Deus fez questão de dar detalhes. Ler Deutoronômio 29:29
    Quanto a especulação de “Abel B”… se existe realmente uma associação por que você mesmo não investigou? É tão indigno de sua atenção se debruçar sobre a Bíblia? Nada pessoal. Pesquisar e ouvir a resposta do próprio Deus é maravilhoso.

  6. klovis b. alves disse:

    não sei porque as pessoas ficam se preocupando com coisas que em nada edificam, o que ganhamos sabendo ou não que marca era esta colocada em caim, no que nos edificam espiritualmente, que proveito traz para nossa vida espiritual, tenho certeza que nenhuma, mas de uma coisa eu sei, como disse o apostolo paulo, deixando as coisas que para trás ficam prossigo para o alvo que esta a minha frente, jesus o autor e consumador da nossa fé.

  7. jose cirino, disse:

    eu suponho, que o sinal que deus colocou em caim, foi o de cor amarela e olhos rasgados, pois diz a bíblia, caim foi para o oriente, lá conheceu sua mulher,- conhecer na bíblia, significa; relação sexual, no caso de marido e mulher, existem outros indícios,
    os orietais são craques na agricultura e sabem manipular os vegetais como ninguem,
    fora isso, o nome caim no hebraico, é escrito como se fosse um anagrama, de china,
    caihn.

  8. j. bosco disse:

    penso que se Deus não deixo registrato é por que não existe a importância de nós sabermos de tal coisa…..e acabamos por perdemos tempo tentanrto revelar tais questionamento e deixamos o que é necessário sabermos de lado…. então envez de se preocupar com essas coisas, vamos em procurar conhecer mais a Deus que teremos muito mais a ganhar.

  9. arildes cardoso disse:

    O saber não ocupa espaço. Querer pesquisar que sinal é esse, o de Caim, revela apenas um desejo de saber, de conhecer, e não um legalismo ou uma falta de fé e de edificação. Agora, o não o sabermos não nos vai tirar a salvação, então, conformemo-nos em não o sabermos.

  10. adil duarte muniz disse:

    Acredito que é um daqueles mistérios que deus não deixou revelados aos seres humanos .

  11. elson monteiro disse:

    pastor não tenha medo de falar sobre o sinal entre DEUS e o homen sei que voce conhece bem esse assunto, e posso lhe afirmar que esse sinal tem tudo aver com o carater de DEUS.POSSO AFIRMAR COM PROXIMO DE 10versos biblicos que esse sinal foi posto na mente e no coração de CAIM, E Voce sabe qual e o sinal que Deus qer ainda colocar no homen pecador de hoje.o que Deus quer escrever não em pedras e sim na fronte e no corãçao????? p/ Nilma lima, gostei dos setenta vezes,sete infinitude e perfeição, mas o restante mão tem fundamento.A MESMA PROTEÇÃO SERÁ COLOCADA EM QUEM TIVER ESSE MESMO SINAL .Salmista (dez mil cairão a teu lado e tu não seras atingido, e praga nenhuma chegara a sua temda.nem um laço nem veneno nem fecha…..ESPERO TER AJUDADO

  12. Nós cristãos temos que aprender a dar as respostas de acordo com o que nos é perguntado. Se não sabemos, tudo bem, ninguem é sabedor de tudo, porém o pior é se pronunciar sobre o que não foi perguntado. Quem pergunta quer saber, se mostrar informado. E perguntar não ofende. Este espaço é para isso.

  13. galba disse:

    olha eu não sei, mais e muita especulação sobre isso, eu só sei que os negros sofre muito a seculos, sei que muitos povos sofre, mais como os negros não, e impressionante como eles matam seu próprio povo.

  14. Helcio disse:

    A resposta é : Vá no livro de Deuteronomio capítulo 29 versiculo 29 , lá você encontrará a resposta certa

  15. sera que é verdade que jesus vem a qulquer hora? sem que ninguem espera?

  16. Edilson disse:

    Não ficou claro , a sua definição quando refuta a tese exposta de Caim quanto ao sinal ser de cor,pois a cor negra de maneira alguma seria maldição para alguém,e seria um sinal visível até mesma de longa distancia,por alguém que viesse a persegui-lo,isso é só mera subjeção,não podemos precisar com certeza,mas é bem lógico pensarmos por este caminho

  17. Maurilio Messias disse:

    O pai de caim foi Adao que significa homem vermelho (pois foi feito do pó da terra) quem pode afirmar categoricamente a cor de adao embora o significado diga que ele era vermelho? logo, seus filhos nasceram com tendencia a cor do pai. ou seja, vermelhos tambem. sendo assim, fica facil dizer que o sinal que foi posto em caim era de qualquer outra cor menos a vermelha.

  18. Maurilio Messias disse:

    Nao descarto a possibilidade (pois nao posso afirmar nada assim como ninguem pode) de a cor ter sida negra ou branca ou parda, pois afinal nao vivemos na epoca da criação entao somente o proprio Deus sabe qual foi o sinal e se foi clareamento , escurecimento de peles ou ate mesmo encolhimento de olhos e mudança de formato de olhos. o que quiz colocar foi apenas uma nova linha de penssamentos que pode ser útil para alguem. ok?

  19. irmão leitor disse:

    E se considerarmos que o “temor” de feri-lo e/ou também de por ele ser ferido era o tal sinal? Isso não acontece com alguns animais que enfrentamos? É verdade que alguns deles até se aproximam da civilização, mas, em quase a totalidade, eles “temem” a aproximação.

    Quanto a cor de sua pele, a sugestão é carregada de preconceito, mesmo que não se admita. De qualquer forma, se apenas Noé e seus três filhos, com respectivas esposas, entraram na arca, impossível que um fosse alemão, outro africano e um japonês.

  20. Eliel disse:

    Vc tem certeza que caim era filho de Adão? Leia com atençao o texto.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s