A Queda de Lúcifer

-Você pode ler a história completa de Lúcifer em Isaías 14 ; Ezequiel 28:13-19; e Apocalipse 12:4-12.

Por que Lúcifer se rebelou tornando-se o diabo? Ele cria que poderia se tornar Deus, assentar-se em Seu trono, a despeito do fato de que foi Cristo que o criou (ver João 1:3) e deu-lhe tudo, incluindo a liberdade de escolha e a posição de querubim chefe junto ao trono (Ezeq. 28:14 e 15) e, portanto, possuía grande autoridade.

Lúcifer era o ser criado mais exaltado no Universo. Ele deveria sentir gratidão e saber que Aquele que o criou era o Criador e não o ser criado. A criatura nunca poderá se tornar o criador. No entanto, foi isso o que Satanás buscou ser. O orgulho é cego. Assim, o pecado, que é rebelião contra Deus, teve suas raízes na exaltação pessoal e dependência de si mesmo. Lúcifer sabia que dependia de Cristo para sua vida (ver Sal. 36:9), no entanto sempre enfatizava o “eu”, em atitude de independência (a idéia aparece cinco vezes em Isa. 14:13 e 14).

A rebelião de Lúcifer não foi pública de início. Começou em sua mente. É aí onde iniciam todos os pecados. O pecado não é apenas o ato exterior, é o pensamento interior. Lúcifer se tornou Satanás na mente. Ele ponderou a respeito da posição ocupada por Cristo e passou a invejá-Lo. Queria tomar o trono dAquele que recebera o trono e passou a odiá-Lo. O ódio contra alguém é assassinato (ver I João 3:15), e é por isso que Deus o chamou de assassino e mentiroso desde o início (ver João 8:44). A inveja e o ódio de Satanás por Cristo levaram-no a lançar uma campanha de desinformação contra Ele entre os anjos (ver Apoc. 12:10).

As Escrituras dizem a respeito de Satanás: “Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você” (Ezeq. 28:15 e 16). A palavra hebraica para “maldade” é rekullah, que significa “comércio” ou “negócio”. Como salientou Richard Davidson: “comércio propagado” referindo-se a bens ou à maledicência. Aqui Satanás propagou a maledicência entre os anjos a respeito de Deus. A controvérsia cósmica se propagou com a maledicência, caluniando como injusto o caráter de Deus.

Satanás, de forma silenciosa e sediciosa, invadiu a paz e a alegria do Céu com o egoísmo. “Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Satanás reivindicou ser a melhor opção para governar o Céu. Sua influência permeou o paraíso como o câncer. Um terço dos anjos sucumbiram a seus enganos e lançaram sua sorte com ele (ver Apoc. 12:4).
Tristemente são proferidas as palavras: “Como você caiu dos Céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à Terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: Subirei aos Céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo” (Isa. 14:12-14). Satanás queria assumir o lugar de Cristo. Desejava ser igual a Ele na posição, não no caráter. Seu desejo de poder era movido por motivos egoístas. Queria ser Deus. Não surpreende que tenha instado Cristo, no deserto, a prostar-Se e adorá-lo! (Ver Mat. 4:8 e 9).

Satanás, o príncipe deste mundo

Depois que foi expulso do Céu, Satanás colocou seu foco no planeta Terra com o fim de levar a raça humana a se rebelar contra Deus (ver Gên. 3:1-5). Satanás sabia que Deus havia dado a todas as criaturas, angelicais e humanas, a liberdade de escolha.

Foi o mau uso dessa liberdade que levou Lúcifer e seus anjos a se rebelarem e agora ele empregaria a mesma técnica com nossos primeiros pais. Adão e Eva, feitos à imagem de Deus (ver Gên. 1:26 e 27), eram seres livres. Podiam conversar com Deus, e Deus esperava que servissem e obedecessem voluntariamente e por amor. Novamente o mau uso da liberdade por parte de Adão e Eva levou-os e a toda a humanidade a serem escravos do pecado e de Satanás. Deus sabia que a liberdade era um risco, mas valia a pena correr esse terrível risco visto que no fim da história todos os seres criados escolherão livremente seguir a Cristo para sempre.

Deus advertiu Adão e Eva de que podiam morrer caso comessem do fruto proibido (ver Gên. 2:16 e 17). Mas Satanás, na forma de uma serpente, disse a Eva: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal” (Gên. 3:4 e 5). Eva duvidou da palavra de seu Criador e aceitou a palavra do tentador.

Desta forma, por meio de Adão e Eva o pecado entrou no mundo, e toda a humanidade caiu presa dele e de seus efeitos (ver Rom. 5:12). Por conseguinte, Satanás pretendia ser o senhor da Terra (ver Jó 1:7).

Jesus chamou-o de “príncipe deste mundo” (João 12:31), e Paulo rotulou-o como “O deus desta era” (II Cor. 4:4). Como príncipe e deus deste mundo, Satanás reivindicou a raça humana como lhe pertencendo. Mas Cristo veio a este mundo para reconquistar o mundo perdido.

O livro de Jó apresenta-nos as “Nações Unidas” cósmicas onde Adãos de diferentes mundos vêm para o concílio cósmico. Esses representantes vêm como líderes de um mundo. Cristo criou cada um desses mundos e cada Adão (ver João 1:1-3), também chamados de “filhos de Deus” (Jó 1:6). Cada um domina sobre seu mundo, assim como foi dado a Adão e a Eva o domínio deste mundo (ver Gên. 1:26). Mas Adão e Eva perderam sua posição que, devido ao pecado, foi usurpada por Satanás. Portanto, ele compareceu ao concílio. “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles” (Jó 1:6, ERAB).

No Concílio Cósmico, Cristo perguntou a Satanás: “Observaste a Meu servo Jó? Por que ninguém há na Terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1:8, ERAB). Esta é uma prova daquele que livremente seguia a Cristo, na controvérsia cósmica. O livro de Jó revela o drama dessas perguntas, e pode-se imaginar que os anjos e habitantes de todos os mundos observavam para ver se Jó permaneceria fiel a Cristo.

Cristo permitiu que Satanás matasse e destruísse sua família e seus bens (ver Jó 1:6-20). Em vez de blasfemar contra Deus, Jó “levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se rosto em terra, em adoração, e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma” (Jó 1:20-22).

Em outra reunião do concílio (ver Jó 2:1 e 2), Cristo perguntou novamente a Satanás a respeito de Jó. “Pele por pele!, respondeu Satanás. Um homem dará tudo o que tem por sua vida. Estende a Tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele Te amaldiçoará na Tua face” (Jó 2:4 e 5). Novamente Cristo permitiu que Satanás provasse Jó. “Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça” (Jó 2:7). Em meio a tudo isso Jó permaneceu fiel a Cristo e foi por Ele felicitado (ver Jó 42:7), sendo-lhe devolvida duas vezes mais a prosperidade que tinha antes (ver Jó 42:10).

Jó é um tipo de todos os que serão salvos. Cada um testemunha ao Universo a respeito da justiça de Deus. Paulo tinha uma compreensão clara a esse respeito. O propósito de Deus era que “mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o Seu eterno plano que Ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Efés. 3:10 e 11).

Portanto, a visão mundial bíblica é muito mais do que salvação humana. Ela diz respeito à controvérsia cósmica da qual a salvação dos seres humanos é apenas uma parte. É fácil para os cristãos pensarem que tudo se centraliza na Terra e, em certo sentido, isso é verdade, porque aqui é o teatro no qual a controvérsia está se desenrolando. Mas o interesse no que acontece aqui não está confinado a este mundo e Céu.

A Escritura é clara quanto ao fato de que Cristo criou os mundos (aviw/naj – aionas, plural, Hebreus 1:2, era ou mundos,2 traduzido “mundos” na tradução inglesa King James e “Universo”, na Nova Versão Internacional). Estes e os anjos não caídos vêem, com grande interesse, o andamento do conflito cósmico na Terra.

About these ads

Sobre Blog Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Origem do Mal e Temas Relacionados e marcado . Guardar link permanente.

153 respostas para A Queda de Lúcifer

  1. marciane caldas disse:

    que deus te abençoe

  2. leciane disse:

    que deus te abençoe

  3. Diego disse:

    Esse texto é uma bosta… Mas eu li todo pra poder criticar no final, aliás, todo texto relacionado a religião é bosta (não é querendo ofender ninguém, é só minha opinião) primeiro… O que é pecado? Tudo aquilo que é contrario a deus? então eu sou obrigado a servir só porque ele me “criou”? meio sem sentido isso, deve ser por isso que vivemos em uma sociedade tão desestruturada, onde pessoas não tem capacidade de se auto-sustentar (não sei se alterou com a mudança ortografica) filhos vivem na barra de saia da mãe até os 20, 30, 40 anos, tem medo de encarar o mundo, e é isso que a bíblia ensina… “nunca abandone seu criador” Falando agora dessa tal conciliação de mundos, provavelmente não passa de uma figuração, os mundos podem ser povos, cidades, países, e óbviamente poderiam ser países distantes, com culturas distintas, ah, vou falar o que eu acho da arvore do saber também, em primeiro lugar, é outra figuração, NUNCA que ia existir uma arvore no meio de um jardim com uma fruta pra deixar você inteligente, e se existiu, porque não existe mais? Porque eles comeram uma fruta? aí deus viu que era ruim né? Mas ele não sabe de todas as coisas? Confuso… Enfim, não to querendo mudar a opinião de ninguém, eu não gostei do texto, mas pra quem é religioso vai adorar, tem pesquisas firmes no assunto, mas eu só quis deixar minha opinião aqui…

  4. Maryana disse:

    Diego
    Que pena, alem de não ter entendido, usou inicialmente uma expressão de mau gosto
    Ainda bem que “Deus”, não deus, nos ama e tem misericordia e nos perdoa quando falamos o que não sabemos. Conheça esse verdadeiro DEUS e depois volte e fale novamente tenho a certeza que sua opinião mudará, desde que vc deixe o Espirito Santo trabalhar no seu coração, mas só vc poderá abrir para que Ele entrar.

  5. Vinicius disse:

    acabei de me apaixonar pela Maryana
    concordo plenamente com o que ela escreveu.
    Por algumas coisas que o Diego escreveu, como por exemplo o lance de um homem de 40 anos nao sair da barra da saia da mãe porque ela é sua criadora, percebe-se que ele realmente nao entendeu o que está escrito acima.

  6. Vinicius disse:

    to apaixonado pela Maryana *.*

    concordo com oq ela disse em gênero, número e grau

  7. elisangela disse:

    NOSSA!!!que pena vc nao ter endentido e mais pena ainda outros acreditarem em vc…que DEUS ti de muita sabedoria pr endenter apesar que tem muita coisa aqui que nao sera esclarecida,ficarei muito feliz si vc ou outras pessoa que criticaram ou nao entenderam tenhao a chance de esclarecer com JESUS…mas nunca duvide da palavra de DEUS,SI NAO ENTENDER PERGUNTE,ORE,FALE ,MAS NUNCA DUVIDE…DEUS NAO UM DEUS DE BRINCADEIRAS…

  8. otta disse:

    adore4i os comentarios

  9. Jefferson disse:

    Em primeiro lugar achei o texto muito bom e esclarecedor.
    Em segundo lugar, acho que todos tem direito de acreditar no que querem.
    E entendo até o comentario acima (é uma bost4)
    Porque algumas coisas nos ensinamentos dos evangelhos são dificeis de entender
    pois não tem sentido nenhum se não se souber o porque e certo fazer isso e não aquilo.
    Deixando bem claro tudo isso, vou tentar passar alguma coisa do que eu acredito.
    1- Deus não gosta de mistérios e sim de verdade e clareza
    2- Deus é amigo da ordem, da lógica, da exatidão,de trabalho, da pureza, da justiça e misericórdia.
    3- Deus é nosso criador e pai celestial. tudo devemos a ele.
    Pensando nisso, eu desde criança tenho tido muito tempo para pensar em algumas
    coisas ilógicas que nos ensinam em algumas doutrinas de homens.
    A familia de meus avós paternos e maternos eram de religiões diferentes e aprendi varias
    doutrinas durante minha juventude achando alguma delas muito incensatas.
    por exemplo:
    Quando formos para o céu iremos ficar adorando a deus por toda a eternidade.
    Ridiculo achar que deus iria querer milhares ou milhões de filhos parados falando
    ave , ave , aleluia , aleluia por toda a eternidade.
    Apronto e peco quanto eu quiser, por que é só rezar umas preces e serei perdoado.
    Ridiculo. Por mais que deus seja misericordioso ele não cometeria a injustiça de deixar
    uma pessoa boa e um assassino ou extrupador juntos com a mesma recompensa no paraiso.
    E por ai vai muitas outras coisas ridiculas que nos ensinam e querem que acreditemos.
    Agora as perguntas faceis de responder mas dificeis de acreditar nas respostas
    por serem muito simples.
    1- Quem somos?
    Somos filhos do Deus altissimo criados a sua imagem e semelhança.
    2- O que Deus o nosso Pai e Criador espera ou quer de nós?
    Ele não precisa de nós para nada assim como um pai bem sucedido não precisa de seus filhos para nada
    mas ele nos ama e espera que o obedeçamos de todo o coração para que um dia possamos ser iguais a ele.
    Isso é o que um pai espera de seus filhos. Eu vejo lógica e verdade nisso e deve acontecer
    de acordo com a vontade de nosso pai e não de maneira errada como Lucifer queria.
    3- Por que estamos na Terra.
    Para ganhar o nosso mais precioso dom, O “livre arbitrio” com ele Deus verá
    se somos corretos nos nossos atos ou não.

  10. Henrique disse:

    O texto é matafórico e não podemos colocar e associar Satanás com Lúcifer. Nem mesmo a bíblia sabe da *Origem de Satanás e as traduções judaicas foram acrescentando e associando a queda de um suposto Rei Babilônico e metafóricamente com uma rebelião no céu. Lucifer é *postador da luz, planeta vênus. Já Satanás é algo que não podemos descreve-lo perfeitamente. Referir estes equívocos em textos religiosos é perda de tempo. É melhor deixar com que o próprio tempo justifique seus atos para com a humanidade em sí.

  11. ABIMAEL ASSIS disse:

    ESSE TESTO MOSTRA A REALIDADE DE QUE
    QUE PASSAMOS E VIEMOS A´PASSAR
    SÃO PROVAS O PRATO BOTADO PELO INIMIGO
    DA NOSSAS ALMAS QUE SATANAS ,ELE SABE QUE VAI MORRER E NÃO QUE I SO QUE LEVAR
    QUEM PODER,,DEVEMOS FICAR VIGILHANTES E
    VENCER COM JESUS PARA TERMOS VITORIA EM NOME DE JESUS.AMEN…

  12. Lidia disse:

    Em relação aos comentarios acima, se vcs acham que o q esta na biblia é contraditorio, n serve, q tudo o q é relatado n presta é uma “bosta”. Entao vcs devem ter algo superior à biblia n é?
    Se a propria historia da humanidade é baseada na biblia, o k vcs tem a apresentar melhor k ela, em?
    O tempo cronologico da humanidade é contado de acordo c o nascimento de Cristo Jesus. E ai qual é o de vcs? Q mundo vcs vivem? Bando de ignorantes.
    Onde esta a verdade de vcs? Me mostram as suas que eu tenho base suficiente p lhes mostrar onde se encontra a verdade.
    No ceu existe um Deus e n é qualquer Deus. Todo poder foi dado a Ele nos ceus e na Terra. e mais Ele tem o controle de tudo. Agora o que faz o homem cair na desgraça são suas proprias decisões, porque acham que determinados caminhos que escolhem é o melhor mas na verdade nao levam a nenhum lugar, por isso que a maioria vivem frustrados e depois colocam a culpa em Deus.

  13. marceloprime disse:

    E eu acho um absurdo se falar oque nao conhece para as pessoas que chamaram o comentario de bosta vao ler a bliblia ,a opiniao tem que se respeitada
    mais nao sempre aceita para criticar algo que nao conhece precisamos estudar e compreender, é ignorancia comentar sem saber, que Deus tenha misericordia de vcs

  14. gilson disse:

    primeiro respite a Deus pois ele é santo e sua palavra tbm e ñ compare a biblia q é palavra do senhor com algo q vc mariana e seus admiradores tem a dizer de vcs mesmo.e vcs são como tumulos ornamentado por fora e nojento por dentro.deem graças a esse Deus q apesar de o ensultar ele os ama muito.

  15. djtaum disse:

    concordo com diego, o primeiro comentario. e acho ridiculo (minha opinião) alguem flar para ler a biblia, ela foi selecionada dentre varias por um pagão… qual credibilidade ela tem..??? e essa de satanás e blá blá blá… pow, DEUS é taum bondoso q soltou o seu pior cachorro pra vir fazer festa na terra??? para… essa de ele se rebelar pq queria ser igual a Deus tbm num cola mais naum.. so falta dizer q ele tem chifre…. essa obediência, essa escravidão, todos somos escravos da bondade, se vc faz algo errado, tem q pedir perdão… pq se naum vai pro inferno… isso é historia q tem contam na igreja pra se alienar com e temer o Deus q eles te metem goela a baixo… dae vem o Gilson ae com ele os ama muito… Deus (na minha opinião) é uma criança com uma fazenda de formigas e um palito na mão… vejo crianças morrendo e ele num faz nada… estupros, pedofilia contra suas crianças, assassinatos… naum me venham com “satanas”… isso é da raça humana, agora, se Deus é taum bom, pq ele naum salva pelo menos as crianças???

    como disse… é minha opinião… so comentei pq acho interessante o assunto religião, naum para desavenças, mas para externar opiniões… espero q quem for me criticar, leia isso q escrevi… pq acho interessante quando alguem religioso me fala a opinião dele…

  16. rafael disse:

    Uma duvida.
    Alguem disse que estamos na Terra , para Deus ver se somos corretos. Então pq Deus ñ nos fez anjos, isso tiraria a duvidas de muita gente, inclusive minhas, sobre se tem Deus ou ñ, e se ñ formos corretos ELE nos poderia punir.

    Só uma duvida eu quero crer mas tenho muitas duvidas, só respondam essa, se for possivel
    OBRIGADO

  17. roberto disse:

    mesmo o cara lendo que rebelião é não conhecer a misericordia de Deus anda chama a palavra de Deus de bosta

  18. Paulo Afonso de lima casanova disse:

    Vejo no arcanjo Lúcifer, um primeiro anjo criado por Deus. Se
    ele é o “Diabo”(o maligno segundo os cristão), será que Javé
    já não o perdoou. Vejo o Bem e o Mal como personificações
    de escolha. O livre arbítrio que DEUS deu aos homens. Sou
    cristão, catolico. Mas tenho essa percepção sobre “o anjo
    caído”.

  19. wriellen disse:

    amei esse texto e espero que DEUS continui usando vc’s cada vez mais tirei muitas dúvidas com relação a lucifer e para esse diego que criticou o texto quero dizer que DEUS te ama mesmo vc dizendo que a palavra dele é uma bosta..e que ele sem vc é DEUS e vc sem não é nada.!! e espero que vc pense duas vezes antes de blasfemar contra o seu criador..!
    que DEUS derrame bençãos sem medidas sobre este sit.!

  20. Basker disse:

    Concordo com o Diego… De nada vale viver, se o principio de deus e a obediencia.
    Como podemos ser escravos d um deus q talvez nem exista.
    E como seremos livres se n tivermos liberdade.
    Lucifer apenas deixou de ser uma marionete controlada… assim como são esses religiosos q n tem opinião solbre nada.
    Lucifer foi autentico n orgulhoso, preferiu morrer em pé, do que viver ajoelhado.

  21. Douglas Oliveira disse:

    Boa tarde pessoal!!!

    A paz do Senhor Jesus esteja com todos….

    Sou católico e procuro agradar o Senhor Jesus com minha vida.Gostaria de dizer como existam pessoas que tem a “CORAGEM” de dizer que Lúcifer foi um “HEROI” ao se revoltar contra o Altissimo…Lúcifer é a pior praga que existe na face da Terra..

    Que Deus seja louvado e o inimigo seja acorrentado em nome de Jesus!!!

    Mais sei a misericórdia de Deus é maior que qualquer ensulto.

    Bendito sejas Tu Senhor!!!!!1

  22. ana paula disse:

    A maior arma do diabo é um público cético!

    A maioria diz que não acredita em Deus porque não o vêem. Eu não vejo o vento também, mas eu o sinto. Eu não vejo o ar, mas eu respiro! Eu não vejo a Deus com os olhos humanos, mas o sinto verdadeiramente em meu coração.

    As pessoas procuram fatos ou evidências científicas para provar as coisas. Quando essa ciência até alguns séculos atrás, achou que a terra era plana. Prefiro acreditar nas escrituras milenares da Bíblia que nunca tiveram nenhuma mudança!

    Alguém se referiu o ato da bondade e da justiça como escravidão. Então, ser livre é ser mal? É machucar, assassinar, roubar as outras pessoas?
    Então, prefiro viver nessa “escravidão”!
    Prefiro servir a Deus e não ao meu ego ou orgulho besta.

    Algumas outras pessoas ainda tiveram à audácia de falar que Deus não protege as crianças. E por que se importam com isso? Afinal, a preocupação com o próximo é um ato de bondade e a bondade é “escravidão” e vocês se consideram livres, não é?

    Os que mais questionam o amor, os princípios, a autoridade e integridade de Deus são os que mais se contradizem.

    Muitos aqui estão honrando a Satanás, aquele que só acabar com a sua vida e de quebra te levar para o inferno.

    O inferno é um lugar ” tão bom” que nem os próprios demônios querem ficar lá. (Mt. 8:31)

    AME E RESPEITE À DEUS ACIMA DE TUDO E TODAS AS COISAS.

  23. ana lucia disse:

    Caramba, Ana Paula! Concordo plenamente com vc!

  24. dam disse:

    Rafael,
    assim como Deus nos criou com livre arbitrio, Deus também criou os anjos com livre arbítrio, os Anjos permanecem com Deus porque o conhecem e o amam. Lúcifer quis ser maior que Deus, mas nunca poderia, pois Deus é o Todo Poderoso, infelizmente ele acabou levando outros anjos com ele, e os que não foram, como eu disse acima é por que amavam a Deus acima de todas as coisas!
    Deus nos ama, quer o melhor para nós. Como o diabo odeia a Deus mas não pode ferí-lo, ele faz de tudo para ferir a criação de Deus, ou seja, a nós. Todo vez que penso nas coisas que Deus nos pede para não fazer, entendo o por que, pois se pensarmos bem, se desobecemos, sempre acabamos nos frustrando depois. Por exemplo, Deus nos pede para não fazer sexo antes do casamento, e veja quantas pessoas desobecem e quando acabam o relacionamento, se machucam tanto, daí começam outro relacionamento, e quando vc para pra pensar, já passou pela mão de vários, e já deixou um pedacinho de si com cada uma destas pessoas com a qual se relacionaou. Deus diz, não roube, não mate, pense, qual é o futuro de quem rouba e mata, será a cadeia, ou uma boa surra?! Tudo tem consequencias, e Deus quer nos proteger destas consequencias horríveis.
    Deus é um Pai amoroso, que nos quer ao seu lado, para que sejamos felizes!!!!
    Deus sempre quer o melhor para seus filhos, não nos quer como escravos, mais sim como filhos, que o amam pelo que Ele (Deus) é!!! Pelo que Ele fez, e faz por todos nós.
    E sim, as coisas ruins que acontecem no mundo, acontecem pela falta de Deus em suas vidas.

    Eu amo a Deus, por que ele é real, por que sinto a sua presença e ja tive várias experiência com Deus!!!
    Ele é real, no momento em que abrimos nosso coraçao para Ele, Ele pode mudar as nossas vidas, mas lembrando, temos que permitir Ele agir nas nossas vidas!!!!!!

  25. Max disse:

    ELE NUMCA CHEGARÁ PERTO DE DEUS POIS DEUS SO AH ELE AH ONRA E A GLORIA! amém!

  26. jero disse:

    esse Diego tá totalmente desorientado do assunto, acho que no fundo ele esta com medo.
    pra que ele entenda realmente o que o texto diz, basta estudar um pouco de teologia e tentar interpletar o que a BIBLIA nos diz.

  27. Rogério Braga disse:

    Se Lucifer era anjo antes de ser demônio, e depois que se rebelou foi jogado do céu e veio cair logo na terra!
    Com tantos planetas no nosso sistema solar, tinha a Via Láctea toda, outras galáxias e veio cair logo aqui. Quem jogou o lixo fora deveria ter prestado mais atenção no quintal dos outros.

  28. Michael disse:

    É bem interessante isso, cada um lê a bíblia e entende o que quer. P uns Lúcifer é Jesus, p outros é só um nome alegorico que foi usado p falar do rei da babilônia. mas deixemos de lado toda essa confusão e encaremos os fatos: dane-se se o diabo existe ou não, mas hoje está comprovado que nós podemos sair do corpo físico, em espírito, e ir onde desejarmos, até se manifestar através de médiuns, a própria metafísica prova isso. Eu mesmo passei a estudar isso e as algumas vezes consegui sair do corpo e comprovar fatos que presenciei estando fora do corpo. Então está provado, que é possível espíritos de vivos ou mortos se manifestarem. isso exclui o fato de ser o diabo enganando-nos.
    E o mais legal é que qualquer um pode sair do corpo com consciência, ir onde desejar e ver coisas que possam comprovar depois. basta procurar no google sobre técnicas p vigaem astral, e o mais interessante é q as técnicas é muito simples e funcionam.

  29. decio belo disse:

    ”DEUS nao e vetusto! o grande rei do universo;o senhor DEUS todo poderoso;ele e´infinito,imutavel e antecede o tempo;tuda acaba desaparece,envelhece;toda via DEUS nao pode ser deteriorado pelo tempo; Ele e´ existente por si mesmo, nunca foi criado,mas sim,e o criador de tudo e de todos”, talves por esse motivo lucifer teve inveja de DEUS.

  30. vander disse:

    Jesus é senhor………….

  31. JOSUE disse:

    O TEXTO É ÓTIMO E DE BOAS REFERÊNCIAS. PARABENS. PENA Q PESSOAS Q Ñ TEM UM PINGO DE CONHECIMENTO BÍBLICO, ÉTICO E SOCIAL Ñ SAIBAM ENTENDER E COMENTAR ASSIM COMO O NOSSO AMIGO DIEGO, MAS ELE TERÁ UM DIA UMA EXPERIENCIA CM DEUS E SE RETRATARÁ. PARA BENS AO AUTOR E Q DEUS TE SABENÇOE E CONTINUE TE USANDO CONFORME SEUS PLANOS.

  32. jesreel disse:

    olha não tenho muito o q dizer apenas acredito na existencia de Deus, e tambem na de lucifer , agora quanto a respeito dos comentarios: é como diz em deuteronomio 29-29 AS COISASOCULTA SÃO PADA DEUS E AS REVELADAS PARA OS HOMENS E SEUS FILHOS ” pois Deus esconde aos sabios e entendidos e revela aos pequeninos
    a coisas que não podem ser esclarecidas pq é problema de Deus ele quem resolve vamos prourar fazer o q é bom e esperar para ver o q nos espera apos a morte… q Deus abençoe a todos….

  33. valter disse:

    DEUS queria algo especial por isso que ele criou a humanidade,foi o direito de escolha que nos fez torna o que somos hoje .DEUS destriu a terra uma vez para que nós tivessemos outra chance mas parece que não adiantou tanto muitas pessoas ainda precisam de acorda ainda bem q ele tem misericordia de nós vamos fazer a vontade de DEUS não de satanas.

  34. Sam disse:

    Se Deus sabia que Lucifer era tão ruim, porque deixou ele vivo?

  35. William disse:

    “louco hoje pediram a sua alma o que tem para dar em troca?” Quando sua morte chegar veremos se suas palavras poderão salvalo…uma coisa é certa todo ser vivente sabe queum dia tera que prestar contas.

  36. cicero disse:

    Olá!A paz de CRISTO esteja com todos.Seres robóticos não podem fazer parte do reino de DEUS,portanto,é utopia pensar que possa haver uma fórmula ou palavra chave que possa mudar os corações.não se trata de magia,mas sim de conhecimento,e é esse que liberta ou escraviza.lucifer deixou-se escravizar por um tipo de idéia, quer julgou (conhecimento).mas esse, foi inventado por ele,visto que era falso e creu que poderia tomar um trono que de fato era inacessivel para ele.tentamos entender os pensadores anti cristãos,pois baseiam suas idéias em informações implantadas por pessoas e mesmo pelos próprios anjos caidos que lhes sussurram ao ouvido informações que lhes pareçam interessantes,formando assim verdadeiros adoradores do anti cristo e são esses (fantoches do diabo) num surto de desespero, lançam criticas de baixo calão sobre assuntos sagrados… estão pedindo pois ajuda,mas não sabem se expressar… paciência com eles,por favor.

  37. Apple disse:

    O texto bíblico é pura história e filosofia, com muitas figuras de linguagem, mas nem por isso deixa de ser verdadeiro.
    Não importa a religião que você é, ou se é ateu, não adianta se prender a detalhes.
    O ser humano é na realidade o único animal racional e com livre arbítrio, o fato de a sabedoria estar representada em uma fruta, não faz dessa observação falsa.
    O jogo de raciocínio é bem interessante.

  38. Marinalva Cavalcanti disse:

    Amados (as) que ainda ñ conhece o Verdadeiro Deus.

    nos quais o deus deste século cegou os entendimento dos incrédulos, para que ñ lhes resplandeça luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
    2 coríntios 4:4

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê ñ pereça, mas tenha a Vida eterna.
    João 3:16

    Deus ñ é egoista por isso lhe deu o livre árbitrio, para vc escolher o caminho a seguir, para a vida eterna, pois ñ sei se vc sabe, a duas vida eterna, uma com Deus e a outra sem Ele.
    Pastor ñ leva a Deus
    Padre ñ leva a Deus
    Médiuns ñ leva a Deus
    Disse -lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se ñ por mim.

    VC É MUITO IMPORTANTE E ÚNICO(A) PARA DEUS!!!!!!!!!

  39. Richard disse:

    Olha gnt, eu gostaria de entender pq tantas pessoas cirticam a DEUS e duvidam de sua existencia … sei que nao é certo o que eu sinto mas eu vou falar: as vezes eu fiko com pena de Deus (perdoem-me se isso eh errado) ele nos criou e sempre nos amou, a gnt pode errar todos os dias e todos os dias ele nos ama, isso é inexplicavel, e em troca, as pessoas duvidam dele, chamam a palavra dele de BOSTA. Deus é misericordioso e seu coraçao está preenchido com o amor por todos nós. Só q Deus tbm é justiça! Ele será justo com qm o ama e o serve, e com quem duvida de suas palavras. Eu fico com tanta raiva qnd essas pessoas desinformadas vem falar “será q Deus existe msm?” “se” ele eh tao bom e misericordioso pq nao salva a menos as crianças”? Não é que ele nao salve elas, ele tem plano pra elas, ele nao deicharia uma pessoas morrer se nao fosse sua hr. Deixem de ser assim, por favor, acordem, vejam q Deus está presente na sua vida, tudo que voce consegue de bom, toda sua felicidade e amor eh graças a ele. Parem de duvidar que ele exista, acreditem … vcs estao duvidando pq o coraçao de voces está repleto de maldade, pecado e muitas outras coisas. As pessoas deixaram Deus em ultimo lugar, mas qnd elas estao sobre o chão e nao há mais soluçao , a quem vcs axam q elas recorrem? a ELE! E msm assim, ele nunca deixou de nos ajudar, msm a gnt tendo posto ele em ultimo lugar . Entaum aí vai a questao: vcs preferem seguir o caminho largo , aparentemente “confortavel” sem temor a Deus pra sofrerem eternamente depois? ou vcs preferem seguir o caminho estreito, dificil, porém, viver ao lado do Altíssimo para todo o sempre e desfrutar de tudo que há de bom q ele criou?

    Pensem bem nisso, pois Jesus vem buscar o seu povo a mando dele, e eu quero estar em meio a esse povo, pois eu sou temente a Deus e meu maior sonho é viver ao lado dele para sempre!
    Os tempos estao chegando ao fim … acordem…
    Sao as ultimas guerras…ultimas quedas na economia… ultimas doenças graves…

    Que a Graça de Deus estejam com todos vocês. Amém!

  40. Eude disse:

    meu irmão não se deixe chatear pelas pessoas que criticam, veja quantos estou felizes pelo seu trabalho , eu sou mais um que li e agradeço ! Deus te abençoe fique na paz !

  41. Matheus Demarchi disse:

    SEI Q POUCOS VAO LER MEU COMENTARIO

    acredito SIM em Deus, porem nao acredito na religião
    Deus é perfeito, mais a religiao criada pelos homens, é simplismente um cabresto que comandou o mundo por 2000 anos.

    No meu ponto de vista nao existe meia crença, ja fui catolico praticante e quanto mais perto eu chegava da igreja, mais vazio, controlado e forçado a acreditar em coisas que para mim e para qualquer pessoa que tem um minimo de senso critico vai contestar.

    Apos ter parado de frequentar a igreja, por mais absurdo que pareça, me aproximei mais de Deus, apartir do momento q deixei o Deus castigador, preconceituoso, genocida e acima de tudo ditador dos catolicos e pessoas que se dizem cristaos, me aproximei de um Deus bondozo que prioriza os bons feitos acima de qualquer crença.

    Algumas pessoa dizem que sou egoista por nao aceitar o que a biblia e suposta palavra de Deus me ensina, mas se o que ela me ensina nao me faz bem, pra que engolir aquilo guela abaixo, se posso fazer o bem sem esperar qualquer recompensa sobre aquele ato.

    Tenho ctz q muitos dos cristãos que condenaram o Diego por expor o que ele pensa, vai na missa ou no culto, achando tudo aquilo uma BOSTA, mais engolindo tudo aquilo para investir em sua vida espiritual, nao quero generalizar, mais queira ou nao, os cristaos vao a igreja atras de uma recompença, ja eu, procuro fazer o bem, simplismente para ajudar outro semelhante.

    afinal
    o proprio Jesus cristo disse uma frase que pra mim poderia resumir a biblia inteira
    “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a tí mesmo”

    Seria tão simples aceitarmos o amor. Amor para com o pai e o próximo, só que a maioria, egoisticamente, deseja um Deus somente para sí e para aqueles que congrega com seus pensamentos.

    Uma pena!

  42. NAO AOS FANATICOS disse:

    Concordo plenamente com o MATHEUS DEMARCHI

    pessoas julgam e condenam uma pessoa so pq pensa diferente delas
    nao merecem salvaçao como estao procurando

    seguir um livro de 2000 mil anos, pra mim é besteira
    pq qm sabe o que as pessoas de 2000 mil anos a frente do nosso tempo
    vao pensar nas revistinhas da Marvel

    eles podem achar q akilo realmente aconteceu
    e eu particularmente nao acredito que um homem foi engolido por um peixe (Jepetao da biblia)
    ou em uma arvore em chamas q fala (otima ideia pra um pokemon)

    E afinal
    nao é na propria biblia q vcs seguem q diz pra nao julgar
    entao cada um no seu quadrado pow

    Deus nao vai condenar uma pessoa ao sofrimento eterno
    so pq essa pessoa nao seguiu uma doutrina ou um livro

    Deus ama a todos nos e ama as coisas boas q fazemos e nao vai amar menos um medico que salva vidas mais é ateu, a uma pessoa totalmente hipocrita e podre por dentro, mais que vai a igreja por simples temor

    pq eu nao sou ”TEMENTE” a Deus como alguns acima disseram
    eu sou um eterno admirador do seu perfeito trabalho
    e tenho ctz q sou muito mais complexo doq um monte de lama como se diz na biblia

  43. Lafayete disse:

    Diego, Vc não enxerga um milímetro à frente do seu nariz. Vc está com sua mente cauterizada pelo diabo , o deus desse século que cega a mente e o entendimento das pessoas . Vc tem que ir atrás da verdade . Jesus Cristo disse em sua palavra em S. João cap. 14:6 – Eu (Jesus) sou o caminho, a verdade, e a vida . Ninguém vem ao pai senão por mim. E em outra passagem diz Jesus: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Vc Diego precisa ser livre desse pensamento diabólico que te impede de ver e enxergar a verdade que liberta . Jesus Cristo o filho de Deus é a verdade que liberta. Tudo que está escrito na Bíblia é a mais pura verdade de Deus revelado aos homens. Procure saber a verdade e ela vai te libertar.

  44. Lafayete disse:

    Não aos fanáticos , não diga coisas que vc não sabe . Quem condena a pessoa é ela mesma. Deus deu livre arbítrio para a pessoa fazer o que quiser . vc não é obrigado a servir a Deus . vc serve se quiser . O próprio Deus deixa a pessoa livre pra seguir o caminho que quiser. Mas saiba que tudo o que vc fizer Deus te trará a juízo . Não fique indo contra a palavra de Deus . A Bíblia é o livro que traz toda a verdade e é a revelação de Deus aos homens através de seu filho Jesus Cristo. Não diga coisas que não sabe pra depois não se arrepender. Fica com Deus .

  45. Lafayete disse:

    Quem chama a palavra de Deus de bosta : coitado do tal homem se não se arrepender, vai engolir mesmo é muita bosta junto com suas baboseiras e o seu senhor satanás que os usa a fim de insultar o Deus vivo e poderoso, criador de todas as coisas . A Bíblia é verdadeiramente a palavra de Deus , carta magna de Deus enviada aos homens para salvação de todo aquele que crê. É pela fé meu amigo que vc será salvo se crêr no filho de Deus (Jesus Cristo ) e na sua palavra. Do contrário estará perdido para sempre. Que o Senhor te abençoe e que abra a sua mente antes que seja tarde, pois o tempo já está se findando. A porta da graça vai se fechar em breve. Cuidado vc que zomba da palavra de Deus e a desconsidera.

  46. Lafayete disse:

    Pra vcs tolos que não acreditam na palavra de Deus (A Bíblia) vai um texto da palavra verdadeira : Há caminhos que para o homem parece perfeito e que levará ao bem , mas o seu fim é tristeza e decepção ( morte) e morte espiritual que é a pior das mortes .

  47. Vinicius disse:

    Bom eu sempre ACREDITEI em DEUS , E sempre vou CRER “Senhor seja meu PASTOR.
    Aqueles que não creiam no senhor se derramara nos praços do SATANAS , e queimara nas profundas e ardentes chamas do INFERNO.”

    DEUS recitou,

    “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.”

  48. Rogerio Braga disse:

    Se Lúcifer se revoltou contra o criador, problema dele. Se ele estava ou está errado problema dele. Eu só queria entender por qual motivo ele foi jogado aqui na Terra? Com outros Planetas no nosso sistema solar, com outros sistemas na Via-Lactea, com outras Galáxias no Universo. Tinha de ser jogado logo aqui…

  49. Anderson Guimarães disse:

    Eu sirvo ao meu Pai por amor e não forçado ou por medo de punições, Deus não puni seus filhos, nós apenas pagamos o preço pelos nossos próprios atos e ao contrário do que muitos pensam, Deus não nos obriga a nada, por isso nos deu o livre arbítrio. Adoro meu Pai, converso com ele todos os dias, peco mas peço perdão pelos meus pecados e ele como todo bom Pai, me ensina, mas não me condena por isso e como eu disse no começo do comentário: Sirvo ao meu Pai por amor, quem quiser servir o diabo e seu mundo fique a vontade, Deus TODO PODEROSO te dá essa liberdade!! :)

  50. Cristóvão disse:

    o Diego falou de quem ele ñ conhece..então se eu andar um dia na casa de vcs e seu me disser pra mim ñ fazer algo dificilmente eu irei obedecer aos conselhos dele ,porq eu ñ o conheço.Assim é Deus quem ñ conhece ñ obedece,e muitos filhos hoj ñ obedecem nem aos pais terreneos por que se conhecem + ñ o amaman,porq se amassem obedeciam….então temos q orar muito p/ q Deus nos der sabedoria ,mansidão e comprienção de muito diegos que exitem no mundo,e orar-mos por eles ,p/ q conheçam o amor de Deus….assim eles iram entender e consequentimente obedecer…

  51. Jéssica Fonseca Lopes disse:

    entrar em discusões a respeito de religião é sempre o mesmo que declarar guerra! Mas meto minha cara a tapa em defesa do Deus que eu sirvo! E começo o meu texto comentando sobre o a publicação de outra pessoa, partindo da ideia que o Diego já não queira mesmo enxergar esse mesmo Deus que falamos, e dando enfoque a seguinte frase publicada: “De nada vale viver, se o principio de deus e a obediencia.
    Como podemos ser escravos d um deus q talvez nem exista.”.
    Meus queridos e irmãos em Cristo, essa simples frase define a falta de fé, e a certeza de que eles já viram e leram aqui o bastante para “mudarem de vida”, sem mudanças se tornarão piores ainda.
    Mas afinal o que é ter fé??
    - Ter fé é crer que algo supremo existe (Deus), algo em que posso depositar toda a minha confiança e descansar.
    - Ter fé é crer que os planos de Deus serão concretizados, e ter a plenitude de que será para o meu bem, pois tudo que Ele faz é perfeito, agradável e bom.
    - Ter fé é saber que Deus está sempre ao meu lado, me ensinando o caminho, me ajudando a não desviar, me dando a coragem de prosseguir e me alegrando.
    Em Hebreus diz: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus. É preciso crer que Deus existe. E é preciso crer que Deus é abençoador dos que o buscam”. Hb 11:6
    Isso me fez recordar de uma parábola lindissima da bíblia, a respeito do tamanho da fé: “a fé como um grão de mostarda” em Mateus 17:20
    Meus amados, somos movidos pela fé em tudo que fazemos:
    - é a fé que nos dá certeza das consquistas e superações;
    - A fé nos torna capazes;
    - A fé nos dá a capacidade de aprendizado. Torna-nos mais receptivos a palavra do Deus vivo;
    - A fé nos torna a cada dia mais fortes para suportar as provações;
    - A fé nos molda, nos cura. Nos faz enxergar erros corriqueiros e nos dá ânimo para corrigi-los;
    - A fé nos dá amor e nos ensina a ter amor. Principalmente quando temos o propósito e visão de vida que Jesus nos ensinou;
    - A fé nos dá um coração humilde e arrependido;
    - A FÉ NOS FAZ CRER NO IMPOSSIVEL!
    Porém, Deus nos deu uma “medida de fé”, e considerando-a (metaforicamente) como uma semente, ela só vingará se a plantarmos em solo fertil.

    Deus os abençõem

  52. Cloves Ferreira disse:

    Para as pessoa q ñ entenderam o texto “1 comentario” :Deus sabe de tudo porem ele nos deu livre arbitrio para termos nossas decisões por isso q ele não inpediu Eva (mulher no Hebraico e não aramaico) de pegar o fruto do bem e do mau.
    2- satan e um adjetivo e n’ao um nome que vem do Hebraico inimigo adversario por isso n pode ser ” um ser”. agora em relacao a outros Adaos isso e pura MENTIRA filho de Deus como lucifer e Adao(vermelho por causa da terra da qual ele foi feito) os outros anjos tambem eram O MAIS BON BASTICO QUE EU POSSO VOS DIZER E O LIVRO DE JO NAO CONTEM NADA VERDADEIRO E A ESTORIA FOI MUDADA DIVERSAS VEZES NADA LA EXISTIU UMA PROVA Q JO E INCONPLETO E OS AMIGOS DE JO REPRESENTAVA AS NACOES DEMESMA ORIGEM Q ISRAEL ATRAVES DE SEU PAI ABRAAO SEGUNDO JO NAO POSSUI ASCENDECIA NEMDESCENDECIA POISISSO NAO E RELATADO DE FORMA CLAR POIS DISSE Q DEUS LHE RESTITUIU TUDO POIS NAO DIZ NADO DO Q FORAO OS SEUS FILHOS O COMQUEM SE JUNTARAO NA VERDADE O LIVRO DE JO TEM DUAS FUNCAO PARA O CRISTIANISMO PRIMEIRO ATRIBUIR MAIS UM NOME AO SER ANTAGONISTA DE DEUS SATANAS Q EU MAIS UMA VEZ AFIRMOE UM ADJETIVO E NAO UM NOME SEGUNDO ELE REPRESENTA O SOFRIMENTO DE ISRSAEL AS DOZES TRIBOS NESTE CASO FILHAS(OS) DE GERACOES PECADORAS SEGUNDO SE JO FOSSE UM LIVRO COMPLETO NOS ESTARIAMOS EM MAUS LENCOIS POIS DEUS NEM SE QUER RESPONDE A PERGUNTA DE JO POR CAUSA DE TANTO SOFRIMENT A E JO RESOLVE ENFRENTAR DEUS SIM E A POIS ESSE ENFRENTAMENTO E Q DEUS RESOLVE DEVOLVER TUDO O QUE ELE TINHA .
    3-JO FOI ESCRITO DEPOIS DO CATIVERO DA BABILONIA E ESTA ESTORIA CONTASE EM UM PERIODO PRE ABRAONICO
    4-OU SEJA NO LUGAR IRMAOS DE VC PEDIREM A NOSSO BONDOSO PARA Q AS PESSOAS SE CONVERTAM SO POR Q ELAS DAO COMENTARIOS INBECIS COMO DESTE JOVEN LEIAM MAIS A BIBLIA E OS ENFRETEOS SEGAO O EXENPLO DE PAULO EU ME FIZ DE FRACO ARA GANHAR OS FRACOS E ME FIZ DE FORTE PARA GANHAR OS FOTES ENTAO MEUS IRMAOS SE FIGAO DE PSEUDOS -BABACAS(ME PERDOEM SE A PONTUACAO ESTA FALHA E Q O TECLADO DEU DEFEITO) ATEUS Q NEM PARA ISSO PRESTA E MUITO MENOS PARA FAZER UMA PORCARIA DE INTERPETACAO DE TEXTO PARA CONQUISTAR ELESNEM SENPRE O ARGUMENTO DO AMOR E PACIENCIA E NECESSARIO PRECIZA TAMBEM DE FUNDAMENTO TEOLOGICOE

  53. ronny disse:

    Nossa que maravilhoso! Obrigado por me ajudar a compreender.

  54. José Ruela disse:

    Tinha tantos mundos e planetas para o dito cujo cair e caiu justo aqui na Terra, onde aqui no Brasil ja temos os politicos safados.

  55. Gildivan disse:

    Irmãos Deus é tudo de bom…
    acedite nele pq um dia ele vem. muitas pessoas falam que o inferno não existe nem tão pouco o céu, por isso fica aí servindo o mundo…..amigos a biblía é muito clara quem quer servir a Deus não fica lendo ele pra se justificar não, ler pelo simples fato de adiquirir conhecimento sobre o assunto. Deus existe e creio nele……minha vida mudou quando eu deixei de servir ao mundo, isso posso contar pois sou testemunho disso…Deus é FIEL…..Gildivan…

  56. Tiago disse:

    Queridos, não vamos perder tempo discutindo com as pessoas que não acreditamm em Deus. Assim como nós cristãos um dia acreditamos e aceitamos a Jesus, devemos orar por estas pessoas, para que assim como nós elas possam entender o plano de salvação. Bem sabemos que muitas dúvidas só tiraremos no céu, quando encontrarmos frente a frente com Cristo. Naquele dia, essas pessoas que dizem que Cristo não existiu, que não existe um Deus, ou que até duvidam da existencia do diabo, vão ver e entender que realmente o diabo existe e que por consequência de sua incredibilidade terão que passar e eternidade sofrendo com ele.
    Mas de contrapartida, sabemos que muitas coisas aprendemos através da fé. Não devemos julgar quem não crê em Deus, mas como disse acima, devemos orar para que Deus de alguma forma se manifeste a eles e eles passem a crer neste maravilhoso Senhor que nós cremos.
    Precisamos ter muita sabedoria para lidar com assuntos difíceis como este, às vezes um comentário mal interpretado pode afastar totalmente uma pessoa de Deus.

    Que Deus abençoe a todos.

    tiagocirinorj@gmail.com (vocal da Banda Sacerdócio Real)

  57. William disse:

    Eu sou radical, se eu tivesse criado este post não permitiria esses comentários com insultos à Deus. Eu excluiria-os imediatamente ou colocaria em moderação e não permitiria sua inclusão no site, pois uma coisa é você não acreditar no que diz no texto, e outra completamente diferente é você blasfemar e xingar as coisas de Deus.

  58. Cleber disse:

    Uma coisa e certa!lucifer era perfeito,chefes dos anjos,sua moradia era no lugar mais belo do universo,tinha toda a gloria de estar perto do Senhor.E mesmo assim n o adorou!Eu sou pecador,imperfeito,miseravel,n sei a diferenca da mao esquerda da direita,sou fraco e ignorante!Mas jamais deixarei de me cuvar, para aquele que me fez , e que me ama!Meu Deus Todo Poderoso!!!!!

  59. Vander disse:

    Deus deveria ter aniquilado Lucifer no céu quando o mesmo se rebelou contra ele. Assim Deus evitaria que o pecado entrasse no mundo. Afinal de contas, quem tentaria a Eva no Jardim do Edem. Então ai que entra o livre arbitrio.Homens e anjos foram criados com o livre arbitrio. Talvez se Deus estivesse aniquilado lucifer ficaria a duvida no céu. Será que lucifer não estava certo? Hoje todos os seres criados por Deus sabem que lucifer estava errado. Todos sabem que Deus ama a sua criação. Lucifer era a sinete da perfeição, hoje ele é uma criatura horrivel. Exemplo: Uma pessoa bela e saudavel começa a beber e usar drogas. Sua aparencia fisica será destruida pelo uso da bebida e drogas. Assim aconteceu com lucifer e seu anjos. Detalhe. Quando o homem caiu Deus poderia ter começado tudo de novo. Mas Deus quis dar uma segunda chance para o homem, atraves de cristo Jesus. Amem

  60. adson oliveira disse:

    -Graça e paz amados ! li alguns comentarios e não poderia deixar de dar minha opinião.Sei que não é obrigado acreditar e nem servir ao Senhor Jesus,acredita e servi quem quer .Mas lembre-se ..tudo o que fazemos ou deixamos de fazer terá consequencias.Está escrito: todo pecado lhes será perdoado…mas aquele cometido contra o Espirito Santo de Deus nunca será perdoado.Por isso amado tenha cuidado com o que fala pois nossa boca tem poder de bençãos e maldição! Lembrem-se disso! jesus nos ama muito!

  61. Dejailson disse:

    Pessoal Sou evangélico graças a nosso senhor e salvado Jesus..

    Quero deixar aqui apenas um comentário para o DIEGO e todos aqueles q apoiam suas palavras.
    quando somos pequenos aprendemos na escola que o “homem” veio do macaco, e que o volume das águas e a origem do mundo surgiu de uma explosão no espaço e se criou o mundo.
    Isso é a ciência que diz .
    Agora contemplem bem a criação, o sol ,a terra ,o céu e o mar. Gente Singela beleza tem a natura todo essa armônia do criador. Vc pode até tentar explicar quem traçou os limites para as ondas do mar se quebrarem ,a nuvens no céu se formarem, e até a chuva em seu tempo cair.
    Agora pergunto será que o volume das águas surgiu de uma grande explosão? olha a noite o infinito céu estrelado de dia um infinito todo azul .será que a origem do “homem” de fato é uma evolução ? Não creio assim ,respeito seu modo de ver ,mais saiba que foi Jesus cristo quem criou vc !!…

    DIEGO , se vc e seus “seguidores” lerem a palavra de Deus vão entender o por que de tanta violência ,estupro ,pedofilia ,assassinatos ,terremotos,maremotos ,furacões e tantas outras coisas acontecem…
    leiam pelo menos o livro de apocalipse e entendera o por que ..la esta revelado tudo ..

    Jesus ama vcs procurem pelo mesmos saber quem foi ele …e peçam perdão pelas palavras ditas pelas suas bocas, porque como disse nosso amigo acima Está escrito: todo pecado lhes será perdoado…mas aquele cometido contra o Espirito Santo de Deus nunca será perdoado.
    a palavra de Deus fala que o que amaldiçoa o “homem” não é o entra em sua boca mas o que sai dela ,por que o que sai de sua boca vem do coração e isso amaldiçoa o homem …Deus tenha misericórdia de vcs amem!

  62. bruno disse:

    A realidade é que a pessoa tem que querer ter uma experiência com Deus. É deixar ser movido pelo espírito santo… “Sou Católico Apostólico Romano” E posso disser a todos vcs que a melhor coisa é querer servir a Deus. Pois ele é digno de honra e glória. Ele que é o único e verdadeiro Deus… Devemos pedir a ele a cada dia a sabedoria necessária para entender o que ele nos fala nas Sagradas Escrituras!!!! Deus abençoe aqueles que não creem nele… Tenha compaixão de cada um de nós.

  63. Viviane t. siqueira disse:

    Ainda bem que na Biblia diz que DEUS perdoa os dias de ignorância. Assim como essa pessoa chamada Diego, tem muitas outras que precisam conhecer a Deus para depois dar sua opinião. Que Deus tenha mesericórdia de todas estas pessoas que são ignorantes.

  64. Leandro Lopes disse:

    Uma Boa tarde a todos,
    A bíblia nos relata em João 8:32 “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, Acho que não devemos falar de assuntos quando não conhecemos. Ex. Sou auditor sei mexer com contabilidade, não vou entrar em assuntos de engenharia ou medicina.
    Devemos conhecer as escrituras, a bíblia também nos relata que toda a escritura é inspirada por Deus.
    Sou muito grato a Deus por tudo o que ele fez em minha vida e tem por fazer.
    Infelizmente muitas pessoas criticam sem ao menos conhecer a verdade, porém a nossa função como cristãos é orarmos por estas pessoas, pois o intuíto de uma igreja (nós) é acolhermos toda e qualquer tipo de pessoas.
    Que Deus abençoe a todos.
    A Paz de Cristo.

  65. ARIANE SOPHIA disse:

    Ñ é so diego ñ tem um monte de idiota ai….
    Deus é maravilhoso….
    Esse idiotas quando o amado dele vier buscar ele, ñ pessa ajuda a Deus pq vcs são todos sujos nojentos ai q raiva desses babacas..

    EU AMO MUUUUUITOI MEU DEUS E VOU AMAR ATE O INFINITO…
    JESUS EU TE AMO TE ADORO

  66. djota disse:

    ariane… se pecamos e depois pedimos ajuda a deus, ele não nos ajudará????
    rancoroso ele eim!!! ele num é benevolente??? as pessoas acreditam em algo, precisam de acreditar, pq são fracas, precisam colocar a culpa em algo, se não, nem sairiam da cama logo cedo. Agora, pq temos q ser escravos da bondade?? se não formos bons, deus castiga, se naum formos justos, deus castiga. Isso pra mim é pura escravidão. Ele nos deu o livre arbítrio e ele sabia das consequencias.. não estou certo??? Então pq vamos ter q pagar pelos erros que as criaturas dele criaram????

  67. irmão leitor disse:

    Lendo o artigo, e também os comentários, percebe-se claramente que Lúcifer colocou Deus em xeque.

    O pecado é uma coisa tão absurdamente contrária ao governo de Deus que cria na mente humana uma dúvida sobre a natureza e o caráter do Criador. E daí esse mundaréu de conclusões. Satanás colocou Deus em juízo, e muitos humanos O estão sentenciando. Alguns se colocam como juiz de Deus!

    Queridos leitores e comentaristas, em vez de se indignarem com aqueles que expressam opiniões diferentes, entendam que isso é reflexo da rebelião começada no Céu.

    (Eu disse “que Lúcifer colocou Deus em xeque”, e não em “xeque-mate”).

  68. junior Luccélliy disse:

    Esse texto está perfeito
    esclareceu bastante algumas de minhas duvidas
    e eu li alguns comentarios acima
    e percebi q tem alguns de mal gosto
    isso concerteza foi feito por alguem q naum se enteressa pela obra de Deus
    entaum naum liguem o texto esta otimo
    se alguem puder me informar onde posso encontrar mais textos do tipo
    me fale por favor
    que Deus abençoe a todos

  69. eduardo disse:

    eu vou orar por todos aqueles que em seus comentários blasfemaram contra a palavra e contra Deus! Que Deus tenha misericordia de voces! ” O meu povo perece por falta de conhecimento!”… Que Deus abencoe todos aqueles que acreditam na sua palavra!

  70. Veronica disse:

    AOS CÉTICOS QUE NÃO ACREDITAM EM DEUS……

    TODA CIÊNCIA É BASEADA EM ALGUM LIVRO CERTO, SE VCS TEM TANTA RAZÃO NO QUE DIZEM É POR QUE JA LERAM MUITA COISA, AGORA PERGUNTO ALGUMA VEZ VCS JA LERAM A BIBLIA? ACHO QUE NÃO ?
    PARA DEBATER QUALQUER COISA SOBRE QUALQUER ASSUNTO É BOM SER PERITO NO ASSUNTO CONVIDO VCS LER A BIBLIA E APOS DISCUTIREM.
    UM DIA TB FUI COMO VCS…… EXPERIMENTE !!!

  71. jrmao2010 disse:

    Olá amados. Observei uma série de comentários. Alguns entendendo a questão do GRande conflito entre o bem e o mal (Deus e Satanas), Outros não aceitando tal coisa…enfim. Mas alguns comentários me chamaram a atenção. Alguns irmãos perguntaram por que Deus não destuiu Satanás, já que sabia que ele iria fazer toda essa confusão e trazer tanta dor a raça humana

    Amados, a resposta é simples:

    1- Se Deus simplesmente exterminasse os rebeldes isso poderia causar medo nos outros seres celestiais, pois poderiam achar que aqueles que foram mortos poderiam está com a razão e iria pairar no ar uma eterna desconfiança sobre o caráter de Deus

    2- Certamente os outros anjos e seres celestiais iriam servir a Deus por medo e não por amor.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço a todos

  72. jrmao2010 disse:

    Notei um comentário agressivo de um usuario, cujo objetivo era apenas blasfemar a Deus e desrespeitar a crença Cristã. Notei que após esse comentário agressivo (feito em 2009) o usuário sumiu. Ou seja, quis apenas trazer confusão…Amigo, se vc não gosta ou não acredita em Deus, respeite aqueles que acreditam. Até a lei dos homens ( Nossa constituição) no seu artigo 5º inciso VII e VIII nos garante liberdade de culto.

    Se vc desejar aprender sobre Deus e quiser mudar de vida, aqui estamos…Caso contrário, aqui não é seu lugar

    Abraços

  73. irmão leitor disse:

    (jrmao2010 disse: 21/10/2011 às 13:28).
    Querido irmão, há uma resposta mais simples ainda: Deus é Criador, e não destruidor. É contra Sua natureza e caráter a destruição, a morte. Dizer que Ele pode tudo não significa que fará as coisas que são pertinentes ao pecado.
    E mais: se Deus eliminasse o inimigo, então, não estaria respeitando o livre arbítrio. A criatura ou é livre ou é livre – não há outra opção.

  74. Joabner vargas disse:

    sim, apenas digo-vos, a Bíblia foi nada mais e nada menos do que inspirada pelo espirito santo; Mas não importa o que pensam a respeito de Jesus, mas de tudo de mais certo que existe ou existira será a vinda de Jesus, e quem não o aceitar como único e suficiente salvador sera lançado ao inferno . mas que Deus te ilumine e abra os teus olhos espirituais … Jesus breve vem ….e quem duvidar Deus estendera a sua grande e poderosa mão de poder , pois quem não vem por amor vem infelizmente pela dor. que Deus cuide de vocÊ .

  75. Juliana Delatorr disse:

    Deus e tão perfeito que nós o amamos sem ao menos o ver, e sim o sentir a sua presença. Pois a mistérios de Deus que nunca vão ser revelados, pois o seu amor por Deus, é o tamanho da sua fé.
    Sou católica e tenho muita fé em Deus e nosso senhor Jesus Cristo.
    Você escolhe o caminho que quer seguir ele te dará a escolha, e é você que decide o que quer seguir.
    Alem disso você pode observar que hoje a mulher tem muita dor na menstruação por quê? Por que não tem neném para ser gerado ai vem à menstruação, mas ai ta, o castigo de Eva é, dor no parto ao nascer seu filho, e de adão é, com o seu suor a cada trabalho e com isso alimentar com o pão sua mulher e seus filhos, e assim será o líder de sua família.
    Os acontecimentos das nossas vidas de hoje é exatamente como esta na bíblia.
    Se você tem alguma duvida da existência de Deus, de tudo que ele criou ou qual quer duvida a bíblia lhe dará uma resposta.
    Leia 1º corintios, ou ate mesmo apocalipse, a resposta esta em um simples livro que os Discípulos deixarão junto de Jesus. Uma testemunha perfeita que é a bíblia.
    Ali conta um pedacinho de cada um dos discípulos, que teve a sua vida vivida com Jesus cristo.
    NÃO IMPORTA A SUA RELIGIÃO ACREDITA EM DEUS, E EM NOSSO JESUS CRISTO E TUDO ELE FARÁ.
    AMÉM

    JULIANA DELATORRE
    VILA VELHA-ES

  76. artur santos disse:

    Caríssimo(a)s – aceitem os meus respeitosos cumprimentos:

    Não me levem a mal… Mas, parece-me que nessa história de lucífer, existe um tremendíssimo mal entendido, que necessita desesperadamente de ser esclarecido.

    Se conforme o livro em que se baseiam – a “Bíblia” – para justificar a existência de tão maléfico e mitológico ser – “Deus”, é o SER absoluto – sendo portanto Omnisciente, omnipresente e omnisciente, além de possuidor doutros fantásticos e omni-atributos, a existência de satanás, como candidato ao trono de Cristo e inimigo da Humanidade, é uma contradicção espantosa!

    Se Cristo, é omnisciente e teve um momento, em que estava na mais absoluta solidão, antes de se decidir a criar, então sabia que estava para gerar o mais espantoso e inacreditável bandemónio, que se possa imaginar e do qual futuramente, se haveria de arrepender amargamente.

    Ora, se ele criou o “MAL”, como a mais pura expressão do seu omnipotente livre arbítrio, porque toda essa tramada punição sobre “Adão & Eva”, com todas as consequências para as gerações futuras, quando de facto, foi ele mesmo que desencadeou todo o processo maligno, quando pura e simplesmente, teve toda a eternidade para abster-se de criar o que mais tarde haveria de causar-lhe os mais graves dilemas de consciência…

    Não lhes parece, que essa história de um lucifer satânico, é uma incrível petição de princípio, absolutamente incompatível, com os fantásticos atributos divinos, em que a liberdade mais soberana, é o máximo de virtude que pode existir?

    Especulativamente – artur

  77. irmão leitor disse:

    (artur santos disse: 27/10/2011 às 17:53)

    Artur, interessante sua maneira de comentar. Admiro quando um pessoa manifesta sua opinião, mesmo que diferente, e consegue ficar no campo das ideias, sem ataques pessoais.
    Valeu!

    Nós, adventistas, cremos na Bíblia. Cremos também no Espírito de Profecia. Esse é um dom que entendemos ter sido manifestado na vida e ministério de uma senhora por nome Ellen White (1827-1915).

    O céu está cheio de estrelas. A luneta contribui para melhor apreciarmos tais estrelas. Mas, note que a luneta não faz estrelas. Apenas nos ajuda a enchergá-las melhor.

    Bem, os escritos de Ellen White não são mais importantes que a Bíblia, porém, nós adventistas aceitamos que ela escreveu inspirada por Deus, para um objetivo muito especial: nos ajudar a compreender o amor de Deus, tão mal interpretado durante séculos.

    Artur, tomo a liberdade de sugerir a leitura do livro “O Grande Conflito”. Ele está disponível em

    http://setimodia.wordpress.com/downloads-2/biblioteca-virtual-adventista-3/

    Compreenda como os adventistas pensam a respeito das indagações que você levantou.

    Penso que este blog poderá servir de mesa redonda para conversarmos linha por linha, se assim o desejar.

    Que o amigo seja feliz.

  78. lais disse:

    poxa que historia !!!!!!!

  79. francisco disse:

    Deus é tao bom que nos deixou o direito de escolha e ainda mais o livre direito de conhecer sobre ele e a cristo. o diabo tambem oferece a liberadade cabe a gente decidir qual é a melhor a de Deus ou d Lucifer?
    A de Deus é limitada e te da o livre direito de escolha e do diabo vc se perde e leva teus amigos junto e o futuro é muita doenças, brigas, drogas e assassinatos etc…

    não se esqueças seus pais para te enducar te manteve sobre o seu dominio e os que escaparam do dominios de seus pais estao por ai fazendo tudo que nao é bom para a saciedade e deus te deu o direito de escolha mais pisa no freio para vc nao sai do trilho que para voltar ao trilho sempre precisa de ajuda e se vc tiver carregado a ajuda tem que ser mais forte e eu achei esta ajuda na IGREJA . um forte abraço e vcs conheça a bliblia o mais breve possivel…

  80. Honorato disse:

    o lúcifer é um derrotado Deus jeová tem seu poder infinito não existe deus antes dele e nem existira deus depois dele ele é o unico.Deus eu te amo.

  81. Nayara Fontenele disse:

    Olha Diego, não é obrigado servir a DEUS, na biblia ensina muitas coisa, como o amor, compaixão e varias outras coisa, espero que um dia você aprenda ler melhor, pois você não entendeu nada, Só quero ver quando Jesus Cristo voltar vc vai olha para Ele e dizer que Ele é uma “oposta”, eu duvido vc como outros pecadores vai ser o primeiro a pedir perdão e querer a salvação, me diz uma coisa, tu acha q vc sabe mais das coisas que DEUS? tu num sabe nem o começo que Ele sabe, cara vai procura a tua salvação. DEUS é o criador de todas as coisas e Ele sabe de tudo. Lúcifer ta mais que derrotado ta destroido.

  82. Fábio disse:

    Caros irmãos em Cristo!!!!

    O texto acima é uma fonte de estudo Bíblico, Vamos ser coerentes com todos… Principalmente com aqueles que ainda não descobriu, não conhece e nem tem intimidade com Deus. Vamos ter compaixão e amor para com o próximo assim como Jesus Cristo teve com a Samaritana, ela adorava e cria em um deus que não conheciam, mas nós adoramos e respeitamos um Deus que conhecemos, um Deus que age, cumpre, promove, cura, liberta, sara, dar sabedoria e muitas outras coisas… Vamos atentar mais para as coisas que Deus nos deu por herança e parar de querer algo que desejamos.. Que Deus abençoe todos… Amém

  83. gabriel disse:

    A sã doutrina Deus é maravilhosa para os justos mas e loucura para os que nao creêm

  84. Edcley disse:

    Que Deus te abençoe

  85. clauzir ribeiro disse:

    gostei,desse,estudo.muito bom,elias otimo.

  86. claudiney disse:

    uma hora todos terao que saber a verdade,espero que nao seja terde para algumas pessoas.

  87. moises disse:

    jesus sempre reinara ele reinou reina e reinara pq lucifer queria ser maior do que o criador isso nao poderia acontecer

  88. asherah disse:

    Interessante o texto pena que muitos só sabem ler e não comprender.

  89. Inacio Rodrigues disse:

    Acho que todos nos deveríamos de receber este entendimento de como funciona o mundo espiritual desde cedo , isso é real as nossas mentes podem ser para o bem ou para o mal se olharmos com olhos espirituais teremos um mundo melhor com mais compreençao entre as pessoas.

  90. Sam disse:

    Olá, em todos os sites que eu vou nunca consigo achar os nomes, por favor, você pode me dizer o nome dos 5 consortes de Lúcifer? ( eu sei que tem a Eva e a Lilith etc).

  91. Diogo disse:

    Eu gostei muito do teu texto. Mas não consigo concordar com os contra e a favor da existência D’Ele, Compreendo ambos os lados mas é complicado poder afirmar existir, ou não, Deus quando não podemos comprová-lo com os nossos olhos.
    Eu acredito que possa existir uma força superior a nós que tenha originado todo o Universo.
    Contudo acho que a Bíblia está a ser distorcida pela igreja, estão a usa-la de modo a influenciar as pessoas a que a igreja se torne suprema a todos os outros cargos, inclusive a politica. (é o que me parece)
    As pessoas precisam de acreditar em algo para viver a vida sem medos (ou quase) portanto se isso fizer bem á sociedade não vejo mal nenhum :)
    Mas de qualquer modo gostei muito do teu texto, foi muito intersante :)

  92. Raphael disse:

    Pai perdoai essas pessoas pois nao sabem o que falam. Novamente o pensamento individual humano prevalece. Tenha misericórdia pois o pensamento humano é parcial e incompleto.

  93. Marcelo disse:

    d’us não quer que ninguém suba na vida. luciFER foi querer prosperar e tomou no **. Se d’us queria só a adoração, porque ele não criou um mundo de zumbis sem cerebro?

  94. Rafael Santos disse:

    Muito bom e esclarecedor pra quem tem um nivel de conhecimento privilegiado como eu.
    Obs ; lucifer não passa de um anjo mimado que brigou com o papai por ter inveja de cristo e acabou ferrando todo mundo mas o dele ta guardado a justiçado de Deus não falha !

  95. ARI disse:

    “Satanás sabia que Deus havia dado a todas as criaturas, angelicais e humanas, a liberdade de escolha.” Ou seja DEUS ama o mundo (pessoas) de tal maneira que prefere que nós louvamos e adoramos a ele voluntariamente… A recompensa virá para quem ACREDITA e quem OBEDECE seus ensinamentos…

  96. reginaldo disse:

    na verdade esse Diego NÃO SABE O QUE FALA. ELE ERA PRA SER UM CIENTISTA , ELE É DAQUELES Q ACREDITAM Q O HOMEM VEIO DO MACACO. QUE DEUS ABENÇOE TI DIEGO, TI DÊ LIVRAMENTO PRA VC ENXERGAR Q SO ELE É O REI DOS REIS CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA

  97. Rapaz disse:

    O texto está muito bem elaborado, desde já os meus parabens ao autor.
    Os comentários é que me fazem confusão… Pensem antes de escrever para aqueles que não sabem do que falam. Eu sou um ignorante no que respeita a estes assuntos apesar de saber algumas coisas isso não indica que possa fazer juizos de valor. Deus é Deus, Diabo é o Diabo e nós somos nós. Não justifiquem a nossa ignorancia e estupidez assim com Deus e o Diabo com base no pouco que sabem. Quem muito fala pouco acerta e neste blog ou lá o que chamam a isto, até mesmo os comentários mais positivos são feitos com uma liberdade mal aproveitada. Liberdade essa que nos foi dada por alguma coisa. Aquilo que fazemos com ela é que nos define. Até mesmo o próprio diabo pôde decidir e se nós tambem podemos para que nos queixamos tanto? porque a nossa liberdade nas decisões só passa pela conta bancária. E como nós adoramos dinheiro…. pois mas o dinheiro não foi inventado por Deus nem cobiçado pelo Diabo e o que realmente foi, hoje não nos interessa tanto como se calhar nos interessaria a fortuna de bill gates ou as mulheres do C Ronaldo. Deixem de ser Hipócritas não só de vez em quando, porque é nestes blogs que o “de vez em quando” aparece. Vejo muito escrito e pouco feito.
    Muito obrigado ao autor do texto e parabens à sua imparcialidade e conhecimento.

  98. EDDY disse:

    OLHA JEFFERSON POR MAIS OBEDIENTES E SANTOS QUE CONSEGUIRMOS SER,JAMAIS SEREMOS IGUAIS A DEUS…DEUS É ÚNICO…

  99. Vitória Valentina de Jesus disse:

    Deus é tudo, ele é fiel, misericordioso e justo, portanto que não cometam Blasfêmias contra sua existência,ele ampara e salva o pecador, se o mesmo haver se arrependido de todo coraçao. Mas acreditem! aqueles que o desafiam um dia conheceram sua ira, e aí pode ser tarde de mais para redimir-se, no entanto para os acusadores e ateus , pensem muito antes de abominar o Criador de tudo , e usar palavras que o desagradem. Pois do mesmo jeito que ele é Piedoso e maravilhoso, também e um fogo consumidor para aqueles que o aborrecem!!! E tem mais; Deus não precisa de nós e sim nós é que precisamos dele!!! Desde que nascemos quem precisa mais ? É o Pai ou o Filho? A mãe ou o filho?
    Os Pais amam incondicionalmente seus filhos, mas quando o mesmo vos aborrece demais. Ele os puni!
    Então Deus é superior e é nosso Pai de Amor e de Espiríto e a Biblia traz a palavra , pura santa e verdadeira e é a nossa Mãe espiritual. Todo que crer e for batizado será salvo e quem não crer!!! Se cuida….

  100. Veu disse:

    Os mandamentos que Deus deixou para nós, é para que se tenha harmonia na terra, assim como as leis terrestres. Vc acha certo roubar, matar, desonrar seus pais, cobiçar a mulher do próximo? Pois é, estas leis é para que as pessoas respeitem um ao outro. Se vc acha que isso é pedir demais, então o problema está em vc.
    Eu amo a Deus, porque Ele me amou primeiro. Ele é real, e algo que as pessoas ralam muito para conseguir, eu peço a Deus e quando menos espero, recebo, sem ao menos merecer. Mas não o amo por me dar as coisas, mas por que quando estou com Ele, sinto alegria, paz… respeito o meu próximo, o amor me invade e não sinto mais aquele vazio que consome nassas almas.
    Mas isso só se sabe quando quando vc experimenta, vc não pode chegar todo orgulhoso para conseguir uma amizade, experimente ser humilde com o Senhor e vc não se arrependerá de fazer parte do reino dEle.
    Outra questão, se Deus destruísse Lúcifer, todos iriam servir a Deus por medo de ser destruído tb, então ele foi expulso. Mas Lúcifer almeja ser adorado, ser seguido, e tenta de todo o jeito que nos revoltemos contra Deus.
    Quem acha que Lúcifer fez o certo, já caiu certinho no que ele queria.

    Fiquem espertos, não sejam enganados pelas ilusões deste mundo, fiquem firmes, façam o que é certo e amem a Deus!

  101. juju disse:

    Esse texto me ajudou bastante sobre o que eu sempre tive duvidas, é claro que saiu um pouco do contexto, mas ainda sim foi de grande ajuda,mas as pessoas sempre pensam que o mundo é “normal” do jeito que é, mas não concordo, pois já estou conseguindo ver obras ocultas do inimigo por toda parte, sinto medo mas penso seriamente sobre deus e lúcifer, e fico pensando por que nós temos que carregar o fardo de nascer com o pecado dentro de nós? eu sei que deus me deu uma escolha, mas por que é tao difícil ter a pureza de deus dentro de cada um de nós? as pessoas pouco acreditam sobre a existência de deus, e isso faz com que o sofrimento aumente, por que na bíblia diz que sem deus não somos nada, o inimigo esta nesse mundo pra destruir, matar, roubar, e já consigo ver esses acontecimentos claramente! e intensamente, já acontece coisas inimagináveis nesse mundo, precisamos de deus urgente, não vai adiantar nada se esconder do que deus planejou pra cada um de nós!!!

  102. deyvid souza disse:

    gente sinceramente eu ñ consigo entender como uma pessoa pode não acreditar em DEUS se ele lê-se mais palavra entenderia mais que coisas sobrenaturais existem sim sinto muito pena do Diogo espero que DEUS toque em seu coração diogo e vc possa enteder que nós temos um DEUS maravilhoso um pouco ciumento mais maravilhoso

  103. josenildo disse:

    O texto está extremamente significante ( Quanto a DIEGO do 27/03/2009 às 15:41 vou pedir a Deus que te abra os olhos p/ que vejas.

  104. kennedy disse:

    Deus é tudo, ontem, hoje e eternamente.. esse Diego so pode estar possuido! q incredulo :S q o senhor te perdoe por isso.

  105. Sthefany * disse:

    Gente ACORDA ?! vocês ai que ficam BLASFEMANDO contra Deus .. Se não acreditam em Deus , porque não vê ele . gente Deus é Espirito , nós temos como sentir ele , assim como sentimos o vento mais não vemos ele ! Gente vão buscar a Deus , pedir perdão , por falaremn coisas absurdas sobre o Espirito Santo . antes que sejam tarde de mais !!! VÃO GENTE BUSCAM A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO . PROCUREM A CONHECER A DEUS ..
    MAS NUNCA BLASFEMEM CONTRA O ESPIRITO SANTO .
    QUEM SÃO VOCÊS PARA JULGAREM ALGUEM ? AINDA MAIS PARA FALAR COISAS ABSURDAS DA PALAVRA DE DEUS . ” VIGIEM ” *

    Que Deus abençõe , vocês ! :D

  106. Paulo disse:

    Acredito em Deus e Cristo, mas não percebi uma coisa:
    Se Jesus Cristo criou Lúcifer, como é que Santanás o tentou no deserto?

  107. iracemA disse:

    feliz sabado a todos q estao lendo esta mensagem:bem se deus e criado emtao ele fais o q ele quize vc nao acha nao somos obregado a servi adeus mais tanbem nos nao estamos livre de recebe as cosequeci da quilo que fizemos de errado ou seija pecados cometedos

  108. FELIZ SABADO A TODOS VCS ACHAM SE DEUS, TIVESE DESTRUIDO SATANAS ELE SERIA DITO COMO DEUS TIRANO? OU DEUS OU DEUS DE AMOR? MUITA GENTE FALA OU Q NAO EM TENDI. EU IMAGINO Q TALVES VC NAO COMPREENDA TUDO SOBRE O MODO C/ IMAGENS SAO TRANSMITIDAS TELEVISAO MAIS MESMO ASSIM VC COTINUA APERTANDO AQUELE BOTOES NO COTROLE REMOTO E OLHANDO P/ A TELA. ASSIM E TAMBEM O RADIO A ENGENHARIA ELETRICA O SEU MICRONDA MESMO ASSIM VCS COTINUAM USANDO; DEUS E INFINITO NA SUA SABEDORIA OLHE P/ CEU CONTE AS ESTRLA SE PUDER, E LEIA MAIS BIBLIA OK!

  109. carlos disse:

    PARABÉNS PELO SITE COLEGA E POR TERMOS OPORTUNIDADE DE DISCUTIR ISSO COM OUTRAS PESSOAS DE MENTE DIFERENTE.ISSO QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI DEVE TER ACONTECIDO NO CÉU,ESSA TROCA DE IDÉIAS.MAS EU TO QUERENDO SABER (DEVE SER IMPOSSÍVEL) QUAIS FORAM AS IDÉIAS QUE LÚCIFER LANÇOU PARA CONVENCER 1/3 DOS ANJOS.ORA,OS ANJOS ERAM SERES QUE VIVIAM DIRETAMENTE EM CONTATO COM DEUS , SUPOSTAMENTE A SÉCULOS,VIVIAM NO CÉU COM TODO CONFORTO E FELICIDADE QUE NOS É APRESENTADO E PROMETIDO NA BÍBLIA,ENTÃO ALGUÉM ME RESPONDA,PQ ELES SE REBELARAM?????ELES ACHAVAM QUE FORA DO CÉU A COISA ERA MELHOR???SÃO CERES CELESTIAIS OU BURROS???LÚCIFER SABIA DO DESTINO DELE CASO FOSSE EXPULSO DO CÉU???DEUS SABIA QUE ISSO IA ACONTECER???OUTRA CONFUSÃO EM MINHA MENTE,É QUE JESUS FALOU QUE OS ANJOS NÃO POSSUEM SENTIMENTOS,OQ FOI ISSO QUE LÚCIFER TEVE???A INVEJA NÃO É UM SENTIMENTO?EU ACREDITO EM DEUS,MAS DA FORMA QUE NÓS ENTENDEMOS E CONHECEMOS DEUS ESTÁ TOTALMENTE DISTORCIDA DO QUE REALMENTE É.NÃO SABEMOS NADA

  110. irmão leitor disse:

    (carlos disse: 25/08/2012 às 15:28)
    Prezado Carlos, dentre os atributos da Divindade está o saber tudo e saber antes que aconteça – onisciência e presciência. Porém, saber antes não faz DEle o “causador” do fato. Mesmo que Ele diga antes, isso não faz DEle o “fazedor”. Mais ou menos isso ilustra: se o pai falar para o filho não subir no telhado, porque ele vai cair, não faz do pai o causador da queda. Se o filho cair é porque subiu, e não porque o pai disse.
    Mas lembre-se: nós prevemos com base em probabilidade e estatística. Deus, não. Ele sabe do fim desde o começo. E vamos além: isso não significa que somos predestinados a subir no telhado. Ele apenas sabe as escolhas que faremos, até a subida no telhado, sem contudo ser o “causador” ou o “fazedor” de nossa queda.

    Quanto a origem do mal, é inexplicável. As criaturas eram perfeitas porque haviam saído das mãos de um perfeito Criador. Portanto, não há razão e nem palavras para explicar ou justificar a origem do mal. Porém, não dê margem a pensar que o mal era algo externo para ser escolhido. Não! Lúcifer é quem criou esse poder antagônico. Ele é o mal. Ele é o autor do pecado. E os outros anjos, depois de darem ouvido a lábia do inimigo de Deus, escolheram participar desta rebelião. Entenda que Deus conversou com eles, por longo tempo e por várias vezes. Esclareceu-lhes a respeito do desconhecido caminho que estavam prestes a adentrar. Todas as oportunidades de conciliação foram dadas, até que atingiram o limite. Dali em diante, não mais. No uso do livre arbítrio, preferiram confirmar a rebelião. E houve guerra no Céu.

  111. carlos disse:

    Bom dia amigo,eu entendo a sua resposta e concordo até certo ponto.Mas vamos complicar um pouco.Se você sabe que o seu filho vai subir no telhado e depois se jogar,você vai deixar ele subir?Iria deixar ele se jogar sabendo que no final das contas ele vai ter muita dor e até podendo morrer?Entende a minha indagação?DEUS está no controle de todas as coisas,e tudo só acontece de acordo com a sua permissão,ou seja,ELE permitiu a queda de lúcifer,a queda dos anjos e a nossa queda (adão e eva) e ainda fez com que JESUS fosse sacrificado.No meu ponto de vista,existe algo que nós,simples mortais,não sabemos,pois eu não acredito que as coisas sejam tão simples e cruéis assim.Um ser inteligente nunca iria criar algo sabendo que depois a mesma criação iria o insultar,trair,matar o seu filho e depois ir pra morte eterna.É só você pensar a partir do momento em que DEUS se encontrava só no universo,sem mais nada e ninguém e decidiu criar tudo.Comece a pensar a partir desse ponto,onde tudo começou a ser criado por ELE.Se ELE criuou tudo desde o começo,já existia uma determinação para o que cada ser criado iria fazer,ou seja,era destinado.Caso a criação não tenha seguido o que era destinado a fazer,quer dizer que ela foi feita com defeitos,culpa de quem o criou.Se você,considerar que não somos destinados e fomos criados de forma aleatória,irá ter também achar que DEUS não sabia o que nós iríamos fazer,ou seja,anula a capacidade de DEUS de ver tudo desde o começo.Você falou que nós sabemos das coisas por análise probabilística,eu creio que DEUS também seja assim,só que de uma forma além dos nossos conhecimentos.Se eu jogo uma pedra pra cima,por questões gravitacionais,eu sei que ela virá para baixo,mas isso não me faz um ser celestial e sim um conhecedor e analisador dos fatos.DEUS também deve ser assim,mas como falei,de formar muito mais avançada e ilimitada que nós não podemos entender.Agora uma das respostas que eu queria saber não foi respondida,o que raios o lucifer falou que conseguiu convencer os anjos a trair DEUS??????Mesmo os anjos sabendo te todo o poder de DEUS.Desculpe pelas perguntas,ok?

  112. Enoque A. O. Junior disse:

    Olá irmão Carlos!

    A criação de Deus é perfeita, tudo saiu perfeito das mão de Deus inclusive Lúcifer (Ez. 28:12-18), como em um ser perfeito nasceu o pecado não há como explicar, a própria bíblia chama esse acontecimento de “mistério da iniquidade” (2 Ts. 2:7).
    Qual os pecados que Lúcifer cometeu podemos ter alguma ideia como por exemplo:

    “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)

    Falso testemunho e homicídio (entre outros ; Tg 2:10-12)

    Falso testemunho porque enganou a terça parte dos anjos através da mentira, isso fica mais clarol quando lemos por exemplo Apocalipse 12:3,4 sabendo que a cauda é um símbolo profético de mentira (Is 9:15). E homicida porque ao pecar e tentar outros também a pecar matou a todos, “…porque o salário do pecado é a morte…”( Rm. 6:23).

    Mas agora pode vir a pergunta:
    Se Deus sabia que Satanás ia pecar então porque o criou?
    Resposta é simples, Deus não duela com Seu próprio caráter.
    Imagine a seguinte ilustração, fazendo de conta que sou um professor e um dia chego em minha sala de aula, entrego uma folha em branco para cada um dos meus alunos e digo:
    -Escrevam o que acham de mim e de minhas aulas, podem escrever, irei levar todas as opiniões ao diretor.
    Você poderia pensar que sou um tanto confiante não é? Mas após todos os alunos escreverem , eu escondido de todos rasgo os papéis que contenham opiniões ruins a minha pessoa, e mantenho só os elogios. Poxa vida, o diretor ia pensar que sou um sucesso, mas na verdade não passo de um mentiroso manipulador.
    Querido irmão se Deus nos criou com livre-arbítrio mas só trouxesse a existência seres que não fossem se rebelar contra Ele, Deus seria um grande manipulador, e toda essa história de livre-arbítrio seria uma farsa! Mas ainda poderia vir outra pergunta, “Quem iria saber”? A resposta é Deus! Deus iria saber e isso basta, Ele não duela com Seu caráter.
    Mas Deus tem um grande e maravilhoso dom que é tirar coisas boas do pecado, Ele não queria que o pecado surgisse, mas agora que o mal é uma realidade, Deus pode destruir o pecado (Ml. 4:1; 1 Co. 15:26; Ap. 20:14; 21:4).

    Deus NUNCA é pego de surpresa e embora não tivesse planejado e não quisesse nada disso, o plano da salvação já existia (Ap. 13:8), e por essa Satanás não contava. Amém !?

    Espero ter ajudado, fique com Deus

  113. Samuel Noqueira disse:

    Jefferson, em primeiro lugar acho legal você querer obedecer a Deus e tudo, mas acho (espero que você respeite a minha opinião) que você deveria ler mas a Palavra de Deus que diz assim: Por Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu unico filho para que todo aquele nele creia não pereça mas tenha a vida eterna. Também o proprio cristo disse aos farizeus o que vocês acham mas facil? Dizer ao um homem levanta e anda ou estão perdoados o teus pecados. A!! eu jah ia esquecendo também foi o proprio cristo que disse a um homem, que teve uma vida de crime e esta em uma cruz ao da dele, hoje mesmo estaras comigo no paraiso. Então assim Deus nos ensina a amarmos uns aos outros, eu (se você me permite) te aconselho; vai ler mas Bíblia. Porque só quem nunca sentio a preseça de Deus pra dizer que é impossivel passar a ertinado nessa presença adorando a ele que mereci toda hora e toda gloria.
    e para aqueles que não aceitão a palavra de Deus um dia td joelho se dobrará e toda ligua confeçará que jesus cristo é o senhor.

  114. irmão leitor disse:

    (carlos disse: 30/08/2012 às 10:54)
    Olá Carlos! (e também, olá Enoque!).
    Assunto gostoso, não é mesmo? Pena que pouco foi revelado à humanidade! Pena que nossa limitação dificulta uma melhor expressão tanto das perguntas quanto das respostas.
    O Enoque usa a palavra “livre arbítrio”. Creio que isso responde muito da questão levantada pelo Carlos. Mas sejamos mais sinceros do que temos sido: o quanto entendemos de “livre arbítrio”? Queremos que o filho use tal roupa; coma tal alimento; aprenda tal serviço; faça tal estudo. Queremos, até, que as pessoas se convertam para a nossa igreja! Na igreja, queremos que os irmãos acatem a nossa ideia! Será que entendemos mesmo o que é “livre arbítrio”?
    Acrescentemos, porém, que Deus só ofereceu coisas santas e perfeitas para serem escolhidas. E nisso, o Enoque nos lembrou bem: Pecado é “o mistério da iniquidade”. Mas há uma certeza total, completa e absoluta nisso: Deus nada tem a ver com a origem do mal, mesmo sabendo da possibilidade disso. Lúcifer não foi feito para errar. À ele foi dado todo esclarecimento necessário. E mesmo quando começou a acariciar esse “ato estranho”, o Criador esteve com ele. Explicou-lhe. Mostrou-lhe no que daria, caso insistisse nesse caminho. E até aí não havia sido caracterizado o Pecado.
    Não sei se a juventude de hoje conhece a expressão “caiu a ficha”. Pois bem, depois de muitas conversas, finalmente Cristo disse que Lúcifer deveria tomar a decisão – ou seja, usar de forma clara o santo e perfeito livre arbítrio que à ele havia sido dado – e assim foi feito. Caiu a ficha. Ele escolheu ser o originador do mal. O anjo de luz passou a ser o adversário, o antagonista, o rebelde, Satanás.
    Nós, hoje, nada sabemos sobre ser santo, tanto por dentro quanto por fora. Nós não conhecemos um lugar isento completamente do pecado. Então, não fazemos a mínima ideia do estrago que uma única alfinetada de pecado é capaz de realizar em alguém.
    Adão, se bem que isento de pecado, sabia que o pecado existia. E recebeu a orientação diretamente da boca do Criador para que não se associasse na rebelião originada por Lúcifer. Mesmo Deus sabendo dessa possibilidade, manifestou Seu sagrado desejo de que Adão não desobedecesse. Mas Adão usou seu livre arbítrio, e também cometeu o estranho ato de pecar.
    E mais uma vez o Enoque foi esclarecedor: o Plano da Redenção, desconhecido por qualquer criatura, já estava nos propósitos do Criador. Sabia que seria o Redentor de Adão antes que fosse o Criador de Adão. Sabia que Adão cairia, embora tenha dado condições suficientes para que não caisse. Mas mesmo que caisse, sabia que seria erguido em Cristo Jesus.
    A Bíblia também afirma que o mal não se levantará segunda vez, e isso ocorrerá sem necessidade de tirar o livre arbítrio da multidão dos salvos.
    Deus seja louvado!

  115. Felipe disse:

    BOA TARDE TENHO DUVIDAS MUITAS DUVIDAS PASSEIA AQUI POR UM MOTIVO LI TODOS OS COMENTARIOS E QUERIA DEIXAR UMA COISA BEM CLARA VCS AMÃO A DEUS GOSTÃO DELE BEM EU TBM MAIS NÃO TEM UMA COISA QUE ESTA BEM CLARA ESSE TAL DE DIEGO PODE TER DITO COISAS HORRIVEIS PERANTE A DEUS BEM E AQUELE PAPO DE LIVRE ARBITRIO SER UM SEGUIDOR NÃO TEM A VER METER O PAL NAQUELE INFELIZ QUE FALA O QUE PENSA E NEM SENTIR PENA ELE SEGUE O CAMINHO DELE E NOIS O NOSSO NÃO VAMOS CRUSIFICAR O (COITADO) O INDIVIDUO……….

  116. Leoriber01 disse:

    Bom eu acho que cada um tem direito de expressar sua opinião da forma que bem entender, como o exemplo do nosso amigo Diego,e por um lado ele não está total,mente errado com o que diz…

  117. eduardo disse:

    esse rapaz que fez o primeiro comentario e realmente um leigo ,nao sabe de nada e fica criticando.

  118. Godspell disse:

    A primeira arma do inimigo é fazer negar sua existência prá passar despercebido, a segunda é supervalorizar seu status para ser o alvo das atenções! Não conheço alguem que defenda a doutrina acima exposta que saiba da sua origem! E pouquíssimos tem a coragem de ler o que realmente está escrito em Isaías e Ezequiel para constatar que de fato essa teoria não se sustenta. Se o diabo é o tal ‘lúcifer’ (portador de luz), porque o Senhor Jesus disse sobre ele que o tal é mentiroso (mentira é trevas e não luz), pai da mentira e NUNCA se firmou na verdade, e ainda, que é homicida (assassino) desde o princípio (matar é trevas, não luz). Por favor, leia com atenção e INTELIGÊNCIA (mental e espiritual) o texto de Isaias 14. Se o ‘lucifer’ (tal palavra é latina e não consta no texto original que está em hebraico) ali é satanaz que pecou antes da criação do homem, a que povos ele feria e quais nações dominava? Quais mortos despertaram por ele (ainda não havia homem criado e como haveria mortos?)? Quem eram os tais ‘chefes da terra’ (não havia terra habitada)? A qual monte da congregação ele subiria se Sião/Jerusalém ainda não fora estabelecido como tal? Quais eram os seus cativos? Quais reis das nações? Lê lá, está escrito. E mais, “tu és… como cadáver pisado.” ??? Leia o verso 4: Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia. CONTRA O REI DA BABILÔNIA!!!. O que vale, o que está escrito ou o que alguem supos que fosse? PENSE, reflita, raciocina.

  119. Godspell disse:

    Continuando. Leia agora Ezequiel 28. Ali se lê: dize ao príncipe de Tiro e ainda, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro. REI DE TIRO ou ‘lúcifer’ (latim). Se está se referindo ao diabo (que se rebelou antes da criação do homem, lembra?), por que diz: não passas de homem? e, te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados? No monte santo de Deus (Sião/Jerusalém) estavas? Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência? Com quem ele comercializava? Diante dos reis te pus, quais reis? Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti. Quem são esses povos? . Leia por favor!!!
    Veja, creio que o diabo existe, pois assim Jesus ensinou. A Bíblia fala sobre ela desde o Gênesis ao Apocalipse, Jesus e os apóstolos se refiriram a ele e orientamram a não ignorarmos suas ciladas. Porém, não devemos crer cegamente naquilo que não está escrito, que é fruto do raciocício simples, sem racionalidade bíblica. Por isto, não creio nessa doutrina de ‘lúcifer’, ela não é escriturística, mesmo tentando se usar trechos da Bíblia para sustentá-la. Não reneguem ao seu direito (e dever) sagrado de pensar, conforme as Escrituras!!!

  120. Enoque A. O. Junior disse:

    Irmão Leitor,

    Obrigado por suas considerações, realmente esse é um assunto interessantíssimo e seu texto foi esclarecedor. Indico a leitura do livro “O Grande Conflito” de Ellen White, para aqueles que queiram entender melhor toda essa questão da origem do mal.

    Um grande abraço a todos.

  121. marcos disse:

    ola estou confusso e preciso da ajuda de alguém ,eu sou novo em assunto da bíblia , pois vi um vídeo no youtube em que um teólogo afirma que em Ezequiel 28:2,3 que quem estar sendo citado é tiro e não satanás pois Deus afirma “que tu és mais sábio que daniel , e que não há segredo algum que possa esconder de ti “, o teólogo afirmam que esse texto não fala sobre satanás e sim sobre tiro . pois se fosse sobre satanás ,Deus estaria afirmando que satanás sabe tudo o que nós pensamos e que nada pode ficar escondido dele . alguém poderia ler esse texto Ezequiel 28:1 até 26 , abçs e o linck do vídeo abaixo .

  122. Enoque A. O. Junior disse:

    Godspell,

    Olá irmão, desculpa, mas terei que descordar de sua visão, estudos mais aprofundados revelaram que, até o surgimento da crítica histórica à época do Iluminismo, os cristãos em geral interpretavam Isaías 14 e Ezequiel 28 da mesma maneira que os adventistas interpretam hoje. E, recentemente, foram encontradas evidências exegéticas convincentes de que Isaías e Ezequiel estavam, de fato, se referindo a Satanás nessas passagens.
    Jose Bertoluci escreveu uma dissertação que compromete seriamente a visão crítica de que os dois profetas descrevem apenas inimigos terrenos históricos de Israel. Intitulado “O Filho da Alva e o Querubim Cobridor no contexto do conflito entre o bem e o mal”[1], o artigo de Bertoluci mostra que cada passagem se transfere do domínio local e histórico dos reis terrestres para o âmbito sobrenatural no qual Lúcifer interpretou seu sedicioso papel. Descobri mais evidências que suportam esse deslocamento conceitual em Ezequiel 28 – do “príncipe” terreno (nagid, o rei de Tiro, versos 1-10) para o “rei” cósmico (melek, o soberano sobrenatural de Tiro, o próprio Satanás, versos 11-19). Foi descoberto também que esse julgamento sobre o querubim caído ocorre no clímax do livro inteiro.[2] Desse modo, a evidência bíblica suporta fortemente a exegese tradicional: o mal teve sua origem em Lúcifer, o querubim cobridor.
    Até alguns meses atrás, entretanto, um conceito adventista muito familiar a respeito do advento do Grande Conflito parecia não ter mais do que um suporte bíblico meramente inferencial. Refiro-me às alegações de que, antes de sua queda, Satanás se pôs entre os anjos a difamar o caráter e o governo de Deus. Nos livros Patriarcas e Profetas e O Grande Conflito, em torno de 16 páginas tratam desse assunto, com base em informações a respeito de Satanás tais como o fato de ele ter sido chamado “homicida desde o princípio, [...] um mentiroso” (João 8:44, RSV) e “o acusador de nossos irmãos” (Apocalipse 12:10, RSV). Mas existe alguma base bíblica mais explícita para a acusação de “calúnia celestial”?
    Acredito que sim. Por um feliz acaso, estavam examinando uma afirmação recente de que a maior parte da descrição de Satanás em Ezequiel 28 seria apenas simbólica porque, como foi argumentado, ele é descrito como sendo engajado em uma “abundância de [...] comércio” (verso 16, NKJV) e, obviamente, Lúcifer não é literalmente um mercador celestial. Na etimologia da palavra hebraica para “comércio”, foi encontrada uma surpreendente e empolgante descoberta. O verbo rakal, do qual esse substantivo deriva, literalmente significa “andar por aí, de um para outro (para comércio ou conversa fútil)”.[3] O substantivo derivado rakil – encontrado seis vezes no Antigo Testamento, uma delas em Ezequiel 22:9 – significa “caluniador” ou “mexeriqueiro”. O outro substantivo derivado, rkullah – que é o termo usado para “comércio” em Ezequiel 28:16 – aparece somente nesse livro, e todas as suas quatro ocorrências têm que ver com Tiro (26:12; 28:5; 16, 18).

    A maior parte das versões modernas traduzem rkullah como “tráfico”, “comércio” ou “mercadoria” – o que faz sentido, se aplicado somente à Tiro histórica, uma cidade mercante, como contexto único da palavra. Entretanto, em referência às representações do querubim cobridor em 28:16 e 18, a noção de comércio não parece se aplicar tão bem. O notável crítico exegeta Walther Eichrod comenta: “A descrição da transgressão é um pouco inesperada, já que o comércio aqui é subitamente representado como sendo a origem da iniquidade.”[4]
    Uma resposta que acomoda ambas as interpretações, “comércio” e “calúnia”, pode ser encontrada, creio eu, em um recurso literário conhecido como “paranomasia” – um jogo com o significado da palavra. Já que o substantivo rkullah é derivado do verbo que significa “andar por aí, de um para outro, para fins de comércio ou de conversa fútil/difamação” – parece provável que Ezequiel tenha escolhido esse raro termo hebraico (ao invés do termo mais comum para comércio, sahar) justamente por causa de seu possível duplo significado. A Tiro histórica claramente “andou por aí, de um para outro” para fins de comércio com outras nações. De maneira semelhante, o derradeiro governante de Tiro, Satanás (versos 11-19), no celeste “monte de Deus”, também andou por aí, de um para outro – mas não para negociar, e sim para espalhar calúnia e difamação entre os anjos. Ambos os governantes, o terrestre e o espiritual, praticaram “tráfico”: o primeiro, de mercadorias; o segundo, de calúnias contra Deus.[5]
    O contexto imediato de Ezequiel 28:16 retrata a queda do Querubim Cobridor da perfeição (verso 15) para o orgulho (verso 17). Nesse cenário, os versos 16 e 18 traçam seus subsequentes passos para a perdição. O verso 16 pode ser mais bem traduzido da seguinte maneira: “Na multiplicação da tua difamação [rkullah], se encheu o teu [de Satanás] interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus…” Com hábeis pinceladas, Ezequiel pinta o retrato de Lúcifer difamando a Deus, um primeiro passo em direção à definitiva rebelião aberta e violenta descrita tão bem por João como “guerra no Céu” (Apocalipse 12:7, NIV). Ezequiel 28:18 revela que, após sua expulsão do Céu, o querubim caído continua a sua “iniquidade de difamação [rkullah]” contra Deus. O versículo também registra a sentença divina contra Satanás: destruição pelo fogo por causa da “multidão de suas iniquidades”.
    A sediciosa difamação celestial de Satanás contra Deus nos primeiros momentos do Grande Conflito não é uma adição adventista extrabíblica à história; é, na verdade, uma admirável verdade bíblica!

    Referências:

    1. Jose M. Bertoluci, “The Son of the Morning and the Guardian Cherub in the Context of the Controversy Between Good and Evil”, dissertação de Th.D., Andrews University Seventh-Day Adventist Theological Seminary, 1985 (disponível a partir de University Microfilms, University of Michigan, P.O. Box 1346, Ann Arbor, MI 48106-1346).

    2. Richard M. Davidson, “Revelation/Inspiration in the Old Testament”, Issues in Revelation and Inspiration, Adventist Theological Society Occasional Papers, v. 1, Frank Holbrook e Leo Van Dolson, eds. (Berrien Springs, Mich.: Adventist Theological Society Publications, 1992), p. 118, 119.

    3. Francis Brown, S. R. Driver e Charles A. Briggs, eds., The New Brown, Driver and Briggs Hebrew and English Lexicon of the Old Testament (Grand Rapids, Mich.; Baker Book House, 1981), p. 940.

    4. Walter Eichrodt, Ezekiel: A Commentary, Old Testament Library (Philadelphia: Westminster Press, 1970), p. 394.

    5. Apocalipse 18 parece capturar esse nuance dúbio utilizado por Ezequiel. Em uma passagem claramente alusória a Ezequiel 28, o anjo fala sobre a “mercadoria” de várias coisas materiais nos versos 12 e 13, mas a listagem termina transferindo-se para o âmbito espiritual: “mercadorias de [...] almas humanas” (KJV).

  123. Charles Simão disse:

    Olha, se algum indivíduo anônimo tencionou sair do anonimato utilizando-se deste Blog cristão, conseguiu! Observem que após o comentário desse suposto “diêgo” (é assim que êle escreveu o Santo Nome de DEUS) só se falou nele; tornou-se o centro das atenções! Aliás, foi exatamente isso que Lúcifer queria, não é mesmo?
    Pelo que me consta, este Blog tem normas claras que deveriam ser respeitadas, sob pena de exclusão sumária dos comentários infratores. “Tudo o que pedimos é que se mantenha uma CULTURA de RESPEITO. Isto significa não fazer ATAQUES PESSOAIS, não usar PALAVRÕES, e por favor, manter o DIÁLOGO sobre o TEMA postado”.
    Apesar de a “EXCLUSÃO SUMÁRIA DOS COMENTÁRIOS INFRATORES” não ter sido apresentada de forma EXPLÍCITA, deveria ser SÁBIA E INTELIGENTEMENTE subentendida ou IMPLÍCITA em seu contexto!
    Pensem nisso!

  124. satan disse:

    respondam entao pq DEUS criou lucifer?que posteriormente viria a se tor satan o opositor. imagine q estamos falando do todo poderoso(onipresente, onisciente, onipotente , “oni oscaralho”),
    respoda-me tb pq todas as chaves dos misterios deste universo deven ser escondidas de todos os seres existentes?( egoismo)
    outra pq ele mandou seu filho para ser assacinado brutalmente pelo povo escolhido -hebreus- para que a humanidade seja salva das garras de satanas?
    q deus ONIPOTENTE ONICIENTE ONIPRESENTE e esse q se entristece com algo , tem raiva de algo…(ex: a espuçao de adao e eva do eden,o assacinato de abel, sodome e gomorra…etc)
    que esta insatisfeito, quando e o unico que deveria saber o resultado de suas proprias açoes…

  125. silvio disse:

    coitado do Diego não conhece nada

  126. doctor disse:

    iaew pessoal oq vcs acham de lucifer é um filho q se rebelou com o seu pai olha só no q deu sua rebeldia todos agora o conhecem como diabo mas aew oq vcs pensam sobre isso ??????????????? taew uma pergunta dificíl de se responder só saberemos quando morrermos até la fika a duvida

  127. PRISCILA disse:

    Engraçado que todos os que não creem leem a mensagem…então na verdade estão confusos sobre si mesmo..façam o seguinte então busque seguir uma igreja e la vc encontrara todas suas respostas…e vc que diz eu li mais não acredito então por que perdeu seu tempo lendo..ao inves de fazer coisas que sempre fazem mundanas? no fundo vc sabe que a algo maior que vc …e esse alguem é Deussssss.

  128. Lorrye disse:

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaah Diego, suas palavras foram pobres! Você fala como um ateu. Você não entende…mas espero que passe a entender logo a verdade. Tenho medo do que poderá te acontecer no futuro, porque você renega a proteção do seu pai, você renegou o seu pai. Este é o maior pecado do mundo! Você não queria saber o que é pecado? É o que você acabou de fazer. Você está sozinho neste mundo, e não reclame se uma desgraça acontecer com você. Renegando Jesus, automaticamente abre as portas para o mal. Não é uma questão de dependêcia e sim de respeito. Você também não respeita os pais que te criaram? Então… pense no caminho que pretende seguir com carinho para não se arrepender depois.

  129. Lorrye disse:

    Charles Simão você também não falou sobre o texto :P então fique quietinho kkkkkkkkkkkkk

  130. Lorrye disse:

    É impressionante…é impressionante como ainda existem dúvidas ridículas. Deus sabe de tudo. Deus também deveria saber que Lúcifer era o traidor, mas ele preferiu deixá-lo como um anjo até que ele mostrasse sua verdadeira cara. Sabem porque? Porque a humanidade, como diz no texto precisa escolher o seu próprio caminho…quando a manifestação do mal começou, Deus quiz mostrar as consequências. Pra que serve o caminho? somente quem escolhe o caminho da salvação é que ama Deus de verdade.

  131. junior disse:

    É muito bom saber que existem pessoas que defendem a palavra de Deus.O meu conselho para o Diego é : busque aprender mais sobre o Deus que te criou e sobre a forma que ele usa para
    usar a criatura contra o Criador. Lembre-se Jesus te ama.

  132. carlos disse:

    A questão toda é entender o motivo pelo qual lúcifer tomou essa decisão de abandonar tudo.Ele queria se tornar maior que DEUS,mas será que ele não sabia que DEUS possuía poder infinito?Será que ele não sabia que DEUS impediria a sua tentativa?Será que ele é burro assim?Pode ser um absurdo oque eu irei falar,mas lúcifer já deve ter sido criado para este propósito,ser o referencial para o mau para que DEUS fosse o referencial para o bem.Pensem bem,se todos no universo fossem completamente bons,qual seria o referencial para a bondade de DEUS?O bem só existe por causa do mau.O caminho certo só existe se você tiver um caminho errado para escolher,tudo no universo possui os dois lados.Se só existisse a bondade plena de DEUS quem iria o seguir por simples vontade se não existisse outra opção?Outra indagação,se judas não tivesse traído Jesus (algo que já estava determinado que ia acontecer) como ELE iria ser crucificado para nos salvar?Judas existiu para esse propósito da mesma forma que lúcifer para o dele.Parece absurdo,mas pense que o universo é governado por DEUS e ELE faz a sua vontadade da forma que mais for ideal para os seus objetivos.

  133. anderson disse:

    lúcifer foi um querubim de grande galardão superior aos outros anjos, por não se sentir satisfeito tramava contra Deus, em ser superior ao seu criador. mas lúcifer, não sabia que Deus tinha o poder de ver os pensamentos no qual isto não foi revelado a ele. lúcifer formou um grupo de anjos revelando-se contra DEUS, tudo se originou não criação do homem. lúcifer caluniou Deus na seguinte forma. DEUS criou um outro ser diferente de nós no qual este ser tem algo a mais que nós, DEUS deu a essa nova criação espirito como nós, também temos.Mas deu também alma lúcifer diz nós fomos diferenciados a essa nova criação. DEUS os ama mas que nós mesmos que somos seres celestiais. com essa blasfêmia e calunia lúcifer conseguiu trazer para o seu lado um terço dos anjos para o seu lado formando um exercito para guerreia contra DEUS. O ARCANJO MIGUEL avisou a DEUS o que estava acontecendo e nisso foi formado um guerra no céu. o ARCANJO MIGUEL, foi quem comandou o exercito de DEUS contra lúcifer. lúcifer e seus seguidores foram expulsos do céu caindo nas profundezas da terra, sendo a sua morada atual até o dia de seu julgamento. DEUS não impede de satanás agir e governar, DEUS o humilha e o mostra que é um fracassado derrotado, um suicida. satanás odeia o homem, a sua intenção e levar muitos com ele. É por esse motivo que quando o homem faz um pacto com ele, em troca ele requer a alma que é de muito valor, é algo que o homem não sabe o quanto ele vale para DEUS o seu criador, o todo poderoso glorificado seja o seu nome, AMÉM…. Espero te ajudado!!!!

  134. Edilson disse:

    Lucifer foi expulso antes da criação do planta terra ou depois?

  135. Sendo Deus perfeito, só criou seres perfeitos. A Bíblia afirma, por exemplo, que fomos criados à Sua imagem e semelhança. Os anjos também foram formados com natureza santa e perfeita.

    Disso, conclui-se que o surgimento do Pecado é um mistério, é inexplicável, é injustificável.

    Nós, adventistas, cremos que “Deus e Cristo sabiam, desde o princípio, da apostasia de Satanás e da queda de Adão” (1). “Deus já conhecia os eventos futuros, mesmo antes da criação do mundo. Ele não teve que ajustar Seus propósitos às circunstâncias, mas permitiu que as questões se desenvolvessem e agiu. Não trabalhou para promover um certo estado de coisas, mas sabia que a condição existiria” (2). Desse modo cremos na onisciência e na presciência divina.

    Mas, entre “saber o futuro” e “predestinar alguém” há uma diferença enorme. Não cremos que saber e dizer o futuro implique em predeterminá-lo, marcá-lo, estabelecê-lo como tendo que ser assim. Por exemplo, nós, finitos e falhos seres humanos, cansamos de falar para a criança não subir na árvore, se não ela vai cair. Ora, se ela cair foi porque eu falei ou porque ela subiu?

    Quanto a Deus, Ele simplesmente sabe porque sabe, e antecipa o relato simplesmente porque assim o desejou! Mas a Bíblia garante que Ele orientou Adão a não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e concedeu-lhe condições internas e externas de perfeição, condições essas que lhe garantiriam vitória, se assim o desejasse.

    Ocorre que, ao citar a expressão “se assim o desejasse”, gostaria de pedir aos leitores que falassem um pouco mais sobre seu entimento a respeito de “livre-arbítrio”, “liberdade de escolha”, o ser humano como um “agente moral livre”. Talvez esteja nisso nossa dificuldade de entendimento, e não na presciência e onisciência de Deus.

    (1) Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág.250.
    (2) Ellen White, Signs of the Times, 25/03/1897.

  136. Edilson
    Foi antes. E nisso devemos realçar a imutabilidade de Deus.

    Mesmo com a apostasia de Seu amado anjo, que passou a pleitear uma pecadora vontade de participar da criação da Terra, e lhe foi negado, mesmo assim, o Criador não alterou Seus planos. Disse que nos criaria, e nos criou.

    Satanás primeiro foi expulso do Céu, quem sabe para um vazio escuro, mas sabendo que pouco tempo lhe restava. Então Deus criou a Terra, e, assim, o rebelde para cá desejou vir e veio. Deus porém o limitou a estar só única e exclusivamente na árvore do conhecimento do bem e do mal. Porém, cercou Adão de todas as informações e condições necessárias para nunca se aproximar de Satanás. Se Adão obedecesse a Palavra de Deus, o inimigo estaria derrotado.

    Note: a prova não era ir até a árvore, discutir com o rebelde e vencê-lo; era não ir!

    Dessa questão é que nós, adventistas, cremos que o ponto central do grande conflito entre o bem e o mal é a obediência ou não à Palavra de Deus.

  137. Adilson Dayvson disse:

    Isso me Ajudou Muito…
    Agradeço ao Criador do Texto por nos ter explicado a historia.
    muinto boa. Parabens
    Que Deus lhe Abençõe Bastante.

  138. lúcifer disse:

    Po essa historia ta meio confusa porque lucifer axou q teria chance contra deus ?? uma pergunta q nunka vai ter resposta e pq ele se rebelou sabendo q deus era mais forte ? axo q e td invenção da igreja

  139. Boa tarde, vi que nesse texto explica muito bem o fato de DEUS ter dado A ESCOLHA PARA TODO SER VIVO QUE ELE CRIOU, temos o livre arbítrio, podemos muito bem saber o que é certo e o que é errado, não acho que Deus quer que a gente siga ele só porque fomos criados por ele, eu acho que ele quer que nós conheçamos o seu maravilhoso AMOR o verdadeiro amor, vi que muitas pessoas duvidam da existência Dele, mais eu creio que tem um Deus vivo nesse lugar, porque o pecado existe sim e com ele vem a destruição, me digam e se realmente então acontecer o apocalipse vocês subiriam ? Vocês iriam para o céu ? Muitos com certeza não, claro que não estou aqui para julgar ninguém, pois todos nós somos pecadores, mais acreditamos a existência de Deus e acreditamos que ele esta em todo lugar nos abençoando e cuidando de nós para que nada de errado ou triste aconteça, viver por ele não é um sacrifício, mais sim a forma de expressar o quão grande é o nosso amor por Ele.
    Esta é a minha opinião sobre este texto, obrigada, Deus abençoe todos vocês !

  140. Jorge disse:

    Na verdade, quer dizer a “minha verdade” é que Lucifer, sendo do “alto escalão” não poderia, com sua inteligencia afrontar Deus. O que ocorreu é que ele criou um novo sistema de evolução, e alguns outros “comandantes de sistemas planetários” aderiram à sua idéia. O principio de Lucifer era colocar seus irmãos sob os principios da dualidade (bem ou mal), bem como sob os principios da casualidade e impos a lei da ação e reação. Depois de dezenas de milhares de anos neste RODA CÁRMICA que estamos, o próprio Lucifer percebeu a “besteira” que ele fez, e com certeza se redimiu. Não houve uma rebelião ao meu ver, houve uma tentativa de buscar a luz de forma mais apressada impondo um sistema que serviu de experiência – fracassada – mas que serviu para um certo adiantamento da humanidade. Agora, logo, teremos a dissolução desse sistema luciferiano. Em breve a luz do senhor (onda galática) virá e dissolverá tudo o que é efemero, só restará o eterno e o amor, a verdade e a liberdade serão restabelecidos. Pronto falei.

  141. hugo disse:

    leia a biblia pra depois comentar, agradeça a Deus sempre porque ele nos ama e nos deu a maior prova de amor,deu seu unico filho pra morrer por mim e por vc, pense nisso…

  142. daniel disse:

    Adorei o texto , ele mostra as pessoas desinformadas o que realmente ouve

  143. Kiane Gabriele disse:

    Gostei do texto,achei muito interessante.é uma pena que muito não creem como diz em Hebreu 11:1 Ora,a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,e a prova das coisas que não se vêem.E mesmo assim pessoas não acreditam,são igual Tomé,só acredita vendo. Eu sempre acreditei pois senti ao Senhor,busquei a sua face,e tive experiências. O diabo é articuloso ele sabe como lidar. ele trabalha com a mente coloca dúvidas,confusão,ou teses que o mundo surgiu pelo famoso big bang. Anjos não tem livre arbítrio como nós seres humanos.E o senhor sabia que iria acontecer todas essas coisas.Você como eu temos o livre arbítrio de querermos escolher o que queremos fazer.O senhor mesmo assim ama, mas ele é justo.E mesmo com todo nosso pecado Ele por amor de todos nós ele enviou seu filho para nos libertar. Temos a chance de conhcer mais do Senhor na nossa vida. Pois quando chegar o momento da nossa morte sera tarde de mais.Antes dele formar tudo ele ja sabia que eu e você estariamos aqui. Sabia o que você faria para contestar ELE. Tive muitas experiencias com Deus e só quem teve e buscou isso sabe que ELE existe sim .Cristo vira voltar para buscar a sua noiva. Ele nao impede você. Você tem o livre arbitrio de acreditar nele ou não.Pois se não,não seria Deus. Muitos estao contestando a existencia dele,devido de tantas coisas que tentam provar que ELe nao exista cada vez mais pessoas iriam ser mais encredulas em não iria e ira acreditar nele. Mas o espirito da verdade que o mundo não pode receber,ele habita em vós e estara com vós pra sempre.

  144. adriano disse:

    todos esses comentarios deixado contradizendo o texto é o mesmo pecado que levou a lucifer a pecar contra Cristo e pensar que poderia enfrentar Deus. aqueles que tambem nao acredita em Deus e critica a nossa crença tudo isso vem do mesmo pecado que gerou o pecado no mundo o (Orgulho)

  145. Robson Júnior (Unificacionista) disse:

    Leiam o Princípio Divino (Rev. Sun Myung Moon, o Senhor do Segundo Advento) E terão todas as respostas que precisam !!! Deus os abençoe !!!

  146. Amanda disse:

    Vc foi usado por Deus, tenho apenas 11 anos e sei que Deus morreu por mim espero que o DIEGO tenha certeza que foi JESUS quem morreu na CRUZ DO CALVÁRIO por TODOS NÓS e outra coisa DEIXA DE SER OTÁRIIIIIIIIO

  147. alisson kohl disse:

    So pra começar, Lucifer não era e nao nenhum querubim, o diabo sempre foi e sempre sera um dos seres primordiais do universo depois de Deus, Lucifer era um ARCANJO, a mais alta hieraquia celestial ( nao e o serafisn ou querubis como dizem por ai e so estudar e vera ) assim como Miguel, Rafael, Gabriel, e Uriel. Um mero anjo nao teria tanto poder assim como descrevem, agora um arcanjo sim sao criaturas de poderes supremos, ai da pra acreditar que Lucifer tenha feito tudo o que ele fez..
    E agora sim o texto, como li em alguns comentarios acima, tambem acho meio ridicula essa ideia de que lucifer, caiu e fez e aconteceu e ele e ruim nao, acho o Diabo ruim, nao sou contra e nem a favor dele. E digo mais ja fui de igreja e frequentei muita religiao diferente so por curiosidade e digo que to bem melhor assim ( ateu ), nao duvido da existencia de Deus tambem nao me curvo mais diante dele. Mas acho que essas historias sao meio confusas para algumas pessoas.

  148. Erik disse:

    Deviam parar de ler tanto a Bíblia e leio um livro de gramática (com o novo acordo), pois os erros que vi nesses comentários são verdadeiros pecados (rindo muito).
    Não concordo em desrespeitar seja qual religião for (coisa que muito evangélico faz).
    Também acho um pouco confuso o conceito de “Livre Arbítrio” que vocês estão apresentando: você é livre, mas senão me seguir eu te mando para o Inferno. Existe uma condição, logo não é liberdade e sim uma troca.
    Muitos disseram “Se Deus é bom porque deixa as crianças morrerem?” ou “Deus é uma criança com uma fazenda de formigas…”
    Uma mãe que ama um filho não pode evitar que ele se machuque e livrá-lo de todos os males.
    O que quero dizer é: Deus nós ama, mas não dá para esperar que ele apareça para salvar uma pessoa de um assassinato ou impeça um avião de cair. Para isso chame o Superman.
    Parem de discutir quem está certo quem está errado e pratiquem o bem independente se lê a Bíblia ou não ou qual religião segue.

  149. Iné Army Cardoso da Silva disse:

    O Senhor e Salvador Jesus Cristo aquele que era que é e que há de vir para julgar vivos e mortos e que no seu sangue nos lavou de nossos pecados o único e verdadeiro Deus que existe e que disse aquele que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante de Deus e aquele que negar diante dos homens eu o negarei diante de Deus. Confesso que para mim Jesus Cristo é o Senhor

  150. Milena disse:

    só acho que só sabe quem é Deus quem já o sentiu, quem já vivenciou coisas que foram fora das leis da natureza. Eu não posso te fazer acreditar ou desacreditar em algo. agora experimenta e acaba com essa ignorância dentro de você. (isso pro primeiro comentarista) Depois você vem aqui em conta como sua vida mudou.

  151. CARLOS disse:

    Deus permiti que nos cristao vivamos neste mundo tenebroso pra crer e pregar o amor dele, Jesus.aquele que crer em mim mesmo que esteja morto ressucitara naquele grande dia LOUVADO SEJA O NOME QUE ESTA ACIMA DE TODOS OS NOMES, JESUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  152. Adriano disse:

    Olha não sou evangélico e nem piro na cultura evangélica. Mas esta explicação foi fantástica, sempre dizia que seria impossível Deus só nos criarmos, com um universo tão vasto. A biblia explica isso e nunca tinha notado, bem como a inveja de Satanás pelo trono do filho.

  153. karolinye prado disse:

    eu outras palavras deus nao é brincadeira….nem um jogo ..ele e o criador e sabe o que faz afinal se ele deixou uma arvore no meio do jardim do edém e disse pra nao comer e por q ele qria saber se iriam obedecer ou nao……nos somos criancas estamos aqui pra aprender …..ate onde sei o diego nao nasceu sabendo de tudo e sim aprendeu cm a vida…Deus li deu o direito da escolha vc pode pensar e falar o que quiser!! o importante e que vc nao critique e respeite por que todos merecem respeito por mais que vc nao entenda…eu tb nao entendo as vezs mais Deus é assim mesmo ele escreve certo por linhas tortas…..e esse negocio de barra da saia da mae isso nao tem nada haver cm o ensinamento do meu grandioso Deus ..isso se chama falta de vergonha e nao ensinamento evangelico afinal Deus nos ensinar tudo o que precisamos saber …e na biblia diz que aquele q n trabalha nao tem direito ao alimento….vc deveria le antes de criticar e falar coisas que vc nao sabe…se vc nao acredit tudo bem ninguem aqui tem nada contra….mais nos q acreditamos merecemos respeito….afinal vc so é mais um..nos somos uma geracao de milhares de adoradores que fariamos e dariamos tudo por Deus msmo quando nos nao tivermos nada e quando o mundo nos der a costa…nos somos milhares de fieis a cristo….!!!

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o diálogo sobre o tema postado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s